O salário depende muito doq vc vai fazer, eu acredito muito que o salário vai conforme oferta e procura, a maioria do pessoal só trabalha com java pra web não espere um salário bom com tanta gente concorrendo com vc, se vc fizer algo q o mercado precisa e q tem pouca gente a consequencia é um bom salario.
Bom, como disse sou novo…e ainda não tenho muitas manhas do mercado ai fora…
quais as vantagens e desvantages de ser PJ?..oq eu preciso fazer pra trabalhar como PJ?..realmente é CORRUPÇÂO como algumas pessoas falaram?
fico meio q boiando a respeito…
OBS: antes q alguem mande eu ir pesquisar e me virar com o google…rsrsrs…sei q posso achar uma infinidade de textos com relação a isso…porem uma visão de profissionais que ja exercem tal função pode ser mais esclarecedora… 8)
flw
[quote=srpantano]Eu tenho vários anos de desenvolvimento, faço o que gosto, mas nunca me frustei profissionalmente com uma linguagem como o Java. As vagas que existem são todas PJ, que na minha opinião é totalmente ilegal, e pagam super mal.
Estudei, tirei certificação, ralei para ter experiência e quando acho que estou em um nível de desfrutar disso tudo vejo os anúncios e as ligações de microscópicas consultorias e me decepciono cada vez mais. Uma linguagem/tecnologia que eu gosto tanto mas que esta envolvida por um mercado contaminado.
É um realmente uma pena![/quote]
Bom amigo, o que é ilegal ? Terceirização ? Não vejo como um mal, já que pode beneficiar muitos onde a carreira CLT onera demais os empregadores e até mesmo os funcionários. Façamos as contas, quantos anos você tem ? Faixa dos 24 anos ? Imagine que ganhe 5 mil CLT o que é um valor bastante razoável, vai custar em torno de 11 mil para empresa e vai embolsar somente 3500 reais, o resto vai para a cambada de políticos.
Prefiro ficar com a diferença Esse é o trato PJ que você deve procurar, um valor que chegue liquido à ti no mínimo o dobro - 7 mil reais mês, o que fica na casa dos 40 reais hora, nenhum absurdo de conseguir no mercado atual com java.
Então não encare a terceirização como um mal, senão vai fazer mal à ti e o mercado não vai mudar. Procure cobrar pelo que acha que vale, subindo seu valor hora, procurando se especializar, como SOA, BPM e por aí vai … Java é commodity, precisa aprofundar o seu conhecimento em alguma coisa para aumentar seu poder de empregabilidade e valor.
luistiagos,
O que tem demais em trabalhar com Brainfuck? Você leu direito? Você acha que eles realmente pediriam alguma coisa em Brainfuck? Em Assembly? Leia direito e atentamente que você vai entender.
Outra coisa (@todos): o culpado de não achar vaga é só o profissional. Se fosse assim eu culparia a faculdade onde estudo, a cidade onde moro, os amigos, a cerveja, a televisão, a Internet, o computador, o meu cachorro, meus pais, minha irmã, meus professores… e por aí vai.
[quote=Kenobi][quote=srpantano]Eu tenho vários anos de desenvolvimento, faço o que gosto, mas nunca me frustei profissionalmente com uma linguagem como o Java. As vagas que existem são todas PJ, que na minha opinião é totalmente ilegal, e pagam super mal.
Estudei, tirei certificação, ralei para ter experiência e quando acho que estou em um nível de desfrutar disso tudo vejo os anúncios e as ligações de microscópicas consultorias e me decepciono cada vez mais. Uma linguagem/tecnologia que eu gosto tanto mas que esta envolvida por um mercado contaminado.
É um realmente uma pena![/quote]
Bom amigo, o que é ilegal ? Terceirização ? Não vejo como um mal, já que pode beneficiar muitos onde a carreira CLT onera demais os empregadores e até mesmo os funcionários. Façamos as contas, quantos anos você tem ? Faixa dos 24 anos ? Imagine que ganhe 5 mil CLT o que é um valor bastante razoável, vai custar em torno de 11 mil para empresa e vai embolsar somente 3500 reais, o resto vai para a cambada de políticos.
Prefiro ficar com a diferença Esse é o trato PJ que você deve procurar, um valor que chegue liquido à ti no mínimo o dobro - 7 mil reais mês, o que fica na casa dos 40 reais hora, nenhum absurdo de conseguir no mercado atual com java.
Então não encare a terceirização como um mal, senão vai fazer mal à ti e o mercado não vai mudar. Procure cobrar pelo que acha que vale, subindo seu valor hora, procurando se especializar, como SOA, BPM e por aí vai … Java é commodity, precisa aprofundar o seu conhecimento em alguma coisa para aumentar seu poder de empregabilidade e valor. [/quote]
É exatamente isto que fode com o mercado… se esta cambada de vagabundos cobrassem menos impostos dos trabalhadores CLT este pais não seria o lixo que é…
De nada adianta o pessoal cobrar um imposto menor e a roubalheira e corrupção continuar
Algumas pessoas que não me levem a mal… mas eu acho que muitos desses que reclamam não tem QI para tal…
Muito do que usamos é software livre/free, está recheado de artigos na net, explicacoes detalhadas, softwares e frameworks para efetuar download… tem muito cara que nem terminou segundo grau e faz telas bonitinhas… e tem logica o suficiente para criar componentes de negocio decentes…
Tem pessoas até que postaram aqui mesmo nesse topico que veem nossa área como uma mistura de hobby/trabalho… pessoas que passam seu tempo livre codificando projetos pessoais, fuçando em tecnologias, lendo conceitos, lendo e melhorando codigos do kernel ou de softwares livres (eu mesmo leio e ajudo no código do iReport), e não veem isso como estudo ou trabalho, é apenas o que os caras gostam de fazer…
Agora aparecem uns caras que custam render 8 hrs por dia, estudam, tiram diploma, certificação, fazem cursos por fora… mas nao tem aquela habilidade esperada, talvez resultando em uma remuneração não muito alta … e reclamam… mas analise… aquele curso de Spring que foi feito pelo fulano por exemplo…o que o mesmo fez render daquilo para o mercado? A nossa área por mais que nao pareça, é muito competitiva e exigente… não basta conhecer e falar…
O cara que reclama de empregos para Java em São Paulo tem dois problemas, ou não sabe procurar emprego ou é um profissional ruim!
Perguntem pras pessoas de outras profissões se eles conseguem sair de um emprego de 5k e pular pra outro de 6k na mesma semana, alias, perguntem quantas pessoas ganham 5k com empregos formais?
E olha que 5k qualquer pleno medíocre sem certificação (não que isso tenha valor) nem nada ganha.
Se não está bom, tem ai mais umas 50 profissões para todo mundo escolher!
Na boa, existem vagas para Java e vagas para desenvolvimento.
Desenvolvimento pode envolver java como podem envolver programar em Perl Orientado a Objetos com Vim, pode envolver programar em Action Script 3, pode envolver bolar uma solução de disponibilidade com maquinas, balanceadores de carga e switches, pode envolver vc ser um bom testador e saber utilizar JUnit, ou pode envolver vc ter uma boa receptividade por uma tecnologia nova (como Erlang, pq não). Desenvolvimento é muito amplo e vc deve conhecer muitas coisas, de algortimos, linguagens, redes, sistemas operacionais, comunicação…
Quem reclama do mercado lê quantos livros por ano? Lê quantos artigos por ano?
Existem muitas vagas que nunca chegarão a ser preenchidas pq sempre falta alguma coisa: ou o cara não é bom tecnicamente (o que é diferente de certificação), ou ele não fala inglês, ou ele é maluco e não sabe trabalhar em grupo, ou é arrogante e não aprende com os erros (nem gosta de testar)…
E, sinceramente, não fico com pena. Eu falo a muito tempo isso, tinha uma época que eu vivia insistindo para alguns amigos aceitarem algumas vagas no meu antigo emprego. Recebi poucos curriculos, a maioria não se interessou quando tinha potencial.
Algumas empresas procuram mão de obra barata, outras buscam profissionais com potencial, basta saber onde procurar: as vezes é bem perto da gente.
Quando trabalhava na HP haviam algumas vagas e a galera era reprovada no teste de inglês. Um cara q eu conversei num evento de software livre levou uma semana pra tomar coragem e me mandar um email, muito humilde, perguntando pelas vagas que tinham abertas e tal. Encaminhei ele pro meu chefe que o entrevistou e gostou muito do cara (mais uma vez o tal do potencial), que acabou contratado. Um outro ex-colega de faculdade também seguiu o mesmo caminho mas SURTOU na entrevista pois não conseguiu acertar o $$$ – o que me causou um grande problema… Sinceramente acho que algumas pessoas não sabem procurar ou não sabem se apresentar e TEM potencial, outras tem algo que atrapalha, seja comportamental ou técnico. Quem não se ajuda… paciência.
[quote=Kenobi]
Então não encare a terceirização como um mal, senão vai fazer mal à ti e o mercado não vai mudar. Procure cobrar pelo que acha que vale, subindo seu valor hora, procurando se especializar, como SOA, BPM e por aí vai … Java é commodity, precisa aprofundar o seu conhecimento em alguma coisa para aumentar seu poder de empregabilidade e valor. [/quote]
A relação de trabalho é regida pela CLT, se a empresa não segue as regras da CLT a empresa está sendo ilegal sim. E terceirizar o objetivo principal da empresa tambem é ilegal.
Se vale a pena ou não, são outros quinhentos…
[quote=luistiagos]
É exatamente isto que fode com o mercado… se esta cambada de vagabundos cobrassem menos impostos dos trabalhadores CLT este pais não seria o lixo que é…[/quote]
Esse é só um dos problemas desse pais. Quem dera se fosse o único problema…
Em relação ao tópico, acho que o pessoal já deu respostas mais que o suficiente, mas eu quero principalmente destacar o que o Louds disse, não adianta querer ficar onde você está (apesar que acredito que a sua região é boa para TI) e o emprego dos sonhos bater na sua porta, você que tem que correr atrás dele!! (seja para mudar de casa, cidade, estado, pais). Eu, como muitos do GUJ, já passaram por isso e eu não me arrependo.
Na verdade, ajuda. Quanto menos dinheiro for pro governo, mais sobra pra cadeia produtiva.
[quote=eric_jf][quote=Kenobi]
A relação de trabalho é regida pela CLT, se a empresa não segue as regras da CLT a empresa está sendo ilegal sim. E terceirizar o objetivo principal da empresa tambem é ilegal.
Se vale a pena ou não, são outros quinhentos…[/quote]
Sinceramente prefiro ser PJ.Já tive oportunidade de ser CLT e simplesmente não chega nem perto do que costumo tirar como PJ. Então, o negócio é se preparar muitíssimo bem e cobrar CARO !!
[quote=Kenobi]
Sinceramente prefiro ser PJ.Já tive oportunidade de ser CLT e simplesmente não chega nem perto do que costumo tirar como PJ. Então, o negócio é se preparar muitíssimo bem e cobrar CARO !! [/quote]
Tambem prefiro ser PJ, mas tem que ficar claro que é uma relação de emprego. E que as empresas estão burlando a lei.
É importante nos asseguramos dos direitos que temos, mesmo como PJ, como direito a ficar doente.
Meu… se o pessoal parasse de ficar se importando com a opinião dos outros, acho que essas discussões seriam de certa forma evitadas… se tu acha que o mercado ta uma bosta então sai… vai fazer astronomia, culinaria, sei la… chorar aqui não vai fazer tu arrumar um emprego, ou tu acha que vai vir um monte de gente aqui te oferecer trampo? Não entendo esses tópicos, pois esse título aí não passa de uma opinião SUA e deve ter gente que pense igual a ti, ou não, mas isso não interessa… nem a mim nem a ninguem (ou pelo menos não deveria)… não leve a mal cara, mas quanto mais tu ficar choramingando, menos o pessoal vai te dar importancia. Dar uma passada no fórum de Java Basico pra ajudar o pessoal que ta precisando ninguem vai…
se tu viesse pedindo alguma dica de como se colocar melhor no mercado, beleza… mas reclamar pra gente que o mercado ta uma bosta não vai adiantar nada… o mercado ta uma bosta pra tu, porque pra mim ta de boa… e deve estar de boa pra um monte de gente… e deve estar uma bosta pra um outro monte de gente… cara da uma passada na obra e ve o cara que aos 12 anos ja tava trabalhando pra ajudar em casa e não teve oportunidade de estudar, agora ta ganhando uma miseria pra mexer massa… e tu ai reclamando porque ganha menos de 5k ???
choramingar vai te levar bem longe… bem longe do sucesso…
[quote=louds]
Além disso, conheço quase uma dúzia de empresas em São Paulo que são muito boas de se trabalhar e todas elas estão com muitas vagas abertas. Como eu falei antes, você não está sabendo procurar emprego. Sites de vagas servem apenas para empregos ruins, todos os bons só se consegue via networking.
[/quote]
louds,
Acho que o mesmo vale para quem faz seleção: os profissionais bons não estão disponíveis no mercado.
para os teimosos,
estou trabalhando há 9 anos com TI, e a melhor dica que posso deixar é para lerem as mensagens do louds até decorar… pelo menos nesse tópico
No dia em que os programadores do Brasil puderem fazer greve ai sim vou me sentir um trabalhador.
Por enquanto sou apenas um nerd
Pois é Cadu, mas isso é um baita porém. Nunca tive vontade de tirar certificações pra me provar qualificado. Inclusive, bato boca com muitos colegas de faculdade, dizendo que certificação não é aquela coisa que eles pensam (que faz um indivíduo ganhar 4500 por mês). Infelizmente, em todas eu saio perdendo, porque ninguém acredita em mim.
No final das contas, eu espero conhecer muita gente daqui do GUJ e, até o final do ano que vem, desenvolver alguma coisa, ler muitos livros sobre o que está sendo utilizado. Isso pra que alguém aqui do GUJ, trabalhando em uma empresa boa, me reconheça e possa me colocar lá dentro.
Infelizmente, vou acabar indo no rumo das certificações. Pelo menos para conseguir o primeiro emprego.
Abraço.
Haha, não. PJ não é terceirização. PJ é “jeitinho brasileiro” para driblar impostos. Pede-se uma empresa “Ltda.”, o que já é um absurdo pois é necessário envolver um terceiro, e procuram “empresas” em sites de emprego, o que é outro absurdo.
Acho que é até você ser empreendedor e abrir a sua própria empresa. Mas o que acontece é que a maioria dessas empresas são apenas fachada para disfarçar vínculos empregatícios e driblar leis trabalhistas.
Tem contador que abre a empresa em uma cidade nada a ver, só para pagar menos imposto. É corrução sim!
E o pior é que não há muita opção para quem está procurando emprego, porque a maioria das vagas é para PJ. Com a exceção de algumas grandes empresas que contratam CLT, o resto é PJ. Ou seja, ou vira-se corrupto ou morre de fome.
Existe coisa mais corrupta que PJ? Sim. CLT Flex! hahahahahahahaha!
Sim, trouxa. Falta trouxa para saber tudo o que pedem e para ganhar o pouco que oferecem.