Se os impostos sobre o trabalhador fossem mais levs, haveria bem mais CLT do que PJ, com certeza.
E há PJs e PJs por aí. Nem todo PJ é explorado ou faz isso porque é bobo. Assim como nem todo CLT está em uma situação boa ou faz isso porque é esperto.
Enfim, basicamente quando você vai ser contratado recebe uma proposta, seja ela PJ, CLT, free-lancer, estágio, escravo, ou o que quer que seja. Você analisa a proposta (não só sob o ponto de vista financeiro). Se a proposta for vantajosa, você aceita, se não for recusa. Simples assim!
Acho que não é bem assim não… É claro que a coisa pode variar de cidade para cidade, porém sou prova viva de que “há esperança para trabalhar como CLT” (apesar de eu gostar de trabalhar como PXota)
Então proure as “macro-consultorias” ! Eu duvido que aqui no Rio você passe por esse perrengue todo! (nem vi se és Carioca…)
Se você gosta tanto assim, o dinheiro deveria estar em segundo plano, não?!
Quanto ao mercado, ele não está “contaminado” não: agora, ele é seletivo pacas! Ou você sabe (e pega as vagas!) ou você não sabe, então, está fora…
Se importa de dizer o que sabe fazer, que ferramentas/frameworks conhece etc?
Rídiculo (sic) é você me dizer que está ganhando mal/trabalhando mal em pleno São Paulo !!! :shock:
Gente, desculpe, não resisti. Como carioca, sempre tive de “engolir” paulistanos ganhando mais que cariocas, muitas vezes para fazer a mesma coisa… Hoje esse fantasma não me assola mais, porém ele já foi real…
Eu já disse, falta é mais trouxa no mercado. Eles querem pessoas que sejam “bons profissionais” com salários “medíocres” e forçados a serem corruptos para sobreviver, o que é algo impossível.
Pessoal, vocês são da área de exatas! Vamos somar dois mais dois e entender melhor a situação. Se a demanda por “bons profissionais” fosse tão alta assim que as empresas não conseguem preencher as vagas porque os candidatos “não atendem as expectativas”, o salário não deveria ir lá para cima? Não existe a lei da oferta e da procura em TI? Não deveria o bom profissional estar mais valorizado por essa dita “escassez”? Por que os salários não aumentam proporcionalmente a choradeira dessas empresas?
Eles exploram jovens inexperientes e pessoas desesperadas porque já estão desempregadas a um tempo e tem contas para pagar. Foi como eu disse anteriormente, falta é mais trouxa no mercado.
[quote=Thiagosc]Pessoal, vocês são da área de exatas! Vamos somar dois mais dois e entender melhor a situação. Se a demanda por “bons profissionais” fosse tão alta assim que as empresas não conseguem preencher as vagas porque os candidatos “não atendem as expectativas”, o salário não deveria ir lá para cima? Não existe a lei da oferta e da procura em TI? Não deveria o bom profissional estar mais valorizado por essa dita “escassez”? Por que os salários não aumentam proporcionalmente a choradeira dessas empresas?
Eles exploram jovens inexperientes e pessoas desesperadas porque já estão desempregadas a um tempo e tem contas para pagar. Foi como eu disse anteriormente, falta é mais trouxa no mercado.[/quote]
Existem empresas que chegam a pagar 10mil CLT para desenvolvedor. Eu mesmo trabalhei em uma que chegava a desembolsar bem mais que isso. Porém quantos você conhece que realmente se qualificam para ganhar esse salário? Eu conheço menos pessoas que vagas nessa categoria.
[quote=louds]Existem empresas que chegam a pagar 10mil CLT para desenvolvedor. Eu mesmo trabalhei em uma que chegava a desembolsar bem mais que isso. Porém quantos você conhece que realmente se qualificam para ganhar esse salário? Eu conheço menos pessoas que vagas nessa categoria.
[/quote]
Não importa o que você pensa, o que importa é a lei da oferta e da procura. Ou será que isso só funciona com petróleo? A reclamação das empresas de TI não condiz com o que elas oferecem.
Não importa oque eu penso? Existem várias vagas que pagam 10mil CLT, só que simplesmente não existe pessoal devidamente qualificado para isso. Quantas pessoas você conhece que conseguem trabalhar com pesquisa aplicada para software de base ou infraestrutura? Brasileiros, eu sei de uns pouco 2-3 que já estão adequadamente empregados.
Agora maluco que sabe dez mil frameworks java e sabe bem, desses o céu e o inferno também estão cheios.
[quote=Thiagosc][quote=louds]Existem empresas que chegam a pagar 10mil CLT para desenvolvedor. Eu mesmo trabalhei em uma que chegava a desembolsar bem mais que isso. Porém quantos você conhece que realmente se qualificam para ganhar esse salário? Eu conheço menos pessoas que vagas nessa categoria.
[/quote]
Não importa o que você pensa, o que importa é a lei da oferta e da procura. Ou será que isso só funciona com petróleo? A reclamação das empresas de TI não condiz com o que elas oferecem.[/quote]
Quando começaram a fabricar carros em larga escala, os artesões foram substituidos por processos industriais que alocavam pessoas sem nenhuma experiência rapidamente, já que cada tarefa era pré-definida. Portanto, as empresas que trabalham com linha de montagem e não entendem nada de software, como você mesmo disse, não precisam de pessoas qualificadas.
Esses “titanics do software” ganham por hora e assim são escravos da burocracia; não entendem nada de qualidade e estão fadados a afundar com todo mundo dentro.
salvem suas vidas
Galera é fato que os indianos estão competindo fortemente no mercado de TI! Nós brasileiros dificilmente conseguimos competir com o famoso CODING FOR FOOD deles. :lol:
[quote=Sparcx86]Galera é fato que os indianos estão competindo fortemente no mercado de TI! Nós brasileiros dificilmente conseguimos competir com o famoso CODING FOR FOOD deles. :lol: [/quote]
[quote=bobmoe]Esses “titanics do software” ganham por hora e assim são escravos da burocracia; não entendem nada de qualidade e estão fadados a afundar com todo mundo dentro.
salvem suas vidas :D[/quote]
Cara, se essas empresas afundassem eu ficaria satisfeito. Mas o fato é que elas continuam ano após ano com a mesma exploração e corrupção enquanto choramingam “falta de mão de obra qualificada”. Ou seja, alguma coisa está dando certo para os seus donos.
Já disse que o que eles querem não é mão de obra qualificada, e sim mais trouxa para explorar.
[quote=Thiagosc][quote=bobmoe]Esses “titanics do software” ganham por hora e assim são escravos da burocracia; não entendem nada de qualidade e estão fadados a afundar com todo mundo dentro.
Cara, se essas empresas afundassem eu ficaria satisfeito. Mas o fato é que elas continuam ano após ano com a mesma exploração e corrupção enquanto choramingam “falta de mão de obra qualificada”. Ou seja, alguma coisa está dando certo para os seus donos.
Já disse que o que eles querem não é mão de obra qualificada, e sim mais trouxa para explorar.[/quote]
Concordo plenamente, o que estraga o mercado são os babacas que fazem o serviço perder valor, já que algumas empresas preferem pagar menos a ter um profissional mais qualificado. Acaba degradando o mercado. Conheço muitos programadores assim meia boca que faz um trabalhinho cachorro e a empresa acha que ta no lucro. ?até a hora da manutenção?
[quote=Thiagosc][quote=bobmoe]Esses “titanics do software” ganham por hora e assim são escravos da burocracia; não entendem nada de qualidade e estão fadados a afundar com todo mundo dentro.
Já disse que o que eles querem não é mão de obra qualificada, e sim mais trouxa para explorar.[/quote]
então vc não entendeu o que eu disse: essas empresas não precisam de mão de obra qualificada, então não tem com pagar bem.
para essas aí um programador competente ou equipe eficiente não é lucrativo pois essas empresas ganham por hora.
Falta qualificação no mercado de TI, por vários motivos. Desnecessário citar os problemas da educação e gente preguiçosa que não quer estudar. Mas eu vejo uma parcela de culpa nas próprias empresas. Há empresas que colocam obstáculos para evitar que seus funcionários adquiram melhor capacitação. Isso sim é ruim.
Exemplos desses obstáculos são não permitir que os funcionários frequentem as aulas da faculdade por exemplo, ou só permitir quando o cronograma está em dia (e ele nunca está). Também acontece que muitas vezes, as aulas são de manhã e a tarde, o que complica bastante a situação para quem quer estudar, e pior, acaba abrindo as salas de aula para incompetentes que estão desempregados por não se adequarem a trabalhar em lugar algum.
As causas para estes comportamentos de algumas empresas, são na minha visão três:
Medo de que os funcionários consigam mais qualificação e exijam melhores salários ou possam ir trabalhar em empresas com salário maior.
A empresa considera-se dona do funcionário, acha que a única função de sua existência é trabalhar para ela e não acha necessário que ele estude alguma coisa que ela não tem interesse imediato.
Medo de que ao se dedicar a estudos, o funcionário se dedique menos a empresa (principalmente se a empresa faz o funcionário trabalhar 16 horas por dia).
[quote=victorwss]Quanto a qualificação tenho algo a expôr:
Falta qualificação no mercado de TI, por vários motivos. Desnecessário citar os problemas da educação e gente preguiçosa que não quer estudar. Mas eu vejo uma parcela de culpa nas próprias empresas. Há empresas que colocam obstáculos para evitar que seus funcionários adquiram melhor capacitação. Isso sim é ruim.
Exemplos desses obstáculos são não permitir que os funcionários frequentem as aulas da faculdade por exemplo, ou só permitir quando o cronograma está em dia (e ele nunca está). Também acontece que muitas vezes, as aulas são de manhã e a tarde, o que complica bastante a situação para quem quer estudar, e pior, acaba abrindo as salas de aula para incompetentes que estão desempregados por não se adequarem a trabalhar em lugar algum.
As causas para estes comportamentos de algumas empresas, são na minha visão três:
Medo de que os funcionários consigam mais qualificação e exijam melhores salários ou possam ir trabalhar em empresas com salário maior.
A empresa considera-se dona do funcionário, acha que a única função de sua existência é trabalhar para ela e não acha necessário que ele estude alguma coisa que ela não tem interesse imediato.
Medo de que ao se dedicar a estudos, o funcionário se dedique menos a empresa (principalmente se a empresa faz o funcionário trabalhar 16 horas por dia).[/quote]
Perfeito, parece um caso de referência cíclica.
A empresa não investe em treinamentos para os funcionários com medo dos mesmos saírem e usarem o conhecimento adquirido no mercado. Por outro lado, quando precisa de mão de obra qualificada, contrata um profissional de fora, que vem ganhando mais que a equipe, o que causa uma fogueira de vaidades com nego de olho no salário do outro, é uma bola de neve.
Falta realmente gestores com conhecimento técnico, ficar pegando caras que eram de outras áreas e colocando para gerenciar TI fica complicado.
Isso se chama Mercado. Empregado significa custo para empresa, e quanto menos ela puder gastar, melhor. Por outro lado, o profissional tem de aprender a negociar, a gerenciar o próprio dinheiro etc (isso se chama [color=green]Educação Financeira[/color]), senão sempre “alguém” terá de fazer isso por ele… E normalmente é o que acontece…
Quem quiser ganhar mais faça como eu! Comece a estudar tecnologias importantes e que ninguem sabe, arrume um projeto para trabalhar mesmo que em outra empresa e vai em frente. Com o tempo consegue-se melhorar o valor hora, tem que mentir no começo claro, mas com o tempo voce se vira.
Se eu não mentisse nas entrevistas não teria conseguido meu primeiro emprego com ASP em 2002, na verdade eu mal sabia javascript. :lol:
[quote=Sparcx86]Quem quiser ganhar mais faça como eu! Comece a estudar tecnologias importantes e que ninguem sabe, arrume um projeto para trabalhar mesmo que em outra empresa e vai em frente. Com o tempo consegue-se melhorar o valor hora, tem que mentir no começo claro, mas com o tempo voce se vira.
Se eu não mentisse nas entrevistas não teria conseguido meu primeiro emprego com ASP em 2002, na verdade eu mal sabia javascript. :lol: [/quote]
Também menti na minha entrevista, disse que manjava jsf, struts e que fazia sistemas em casa por hobby…
Resultado: You´re hired !!!