Mercado de empregos Java é péssimo!

[quote=erickles]
Também menti na minha entrevista, disse que manjava jsf, struts e que fazia sistemas em casa por hobby…
Resultado: You´re hired !!![/quote]

Ou seja, o entrevistador era tão bom quanto você na época.

[quote=louds][quote=erickles]
Também menti na minha entrevista, disse que manjava jsf, struts e que fazia sistemas em casa por hobby…

Ou seja, o entrevistador era tão bom quanto você na época. [/quote]

O entrevistador era o meu gerente :smiley:

Porque as empresas nunca vão oferecer mais mesmo!

Isso se chama Mercado.[/quote]

Blah, blah, blah… vamos usar um pouco de raciocínio aqui.

O “mercado” de TI é um lugar todo especial, onde a lei da oferta e da procura não se aplica. Por alguma razão dizem que há uma “escassez” de profissionais bons, e isso por si só deveria valorizar mais aqueles existentes. Mas não!

Quer dizer, petróleo sobe de preço quando há escassez. Soja sobe de preço quando há escassez. Milho sobe de preço. Mas o profissional Java não, continua na mesma merda (salário “na média” de mercado, e espera-se um “bom” profissional).

Já disse, o que querem é mais trouxa para explorar, não bons profissionais.

"

Cada caso é um caso. Afirmar que “isso é assim”, baseado na SUA experiencia e SEUS relatos nao é nada sensato.

Ja vi casos em que uma certificacao aumentou o salario da pessoa em 30%, e outros que nao aumentou NADA.
Empresas que contratam junior a 7 reais a hora e a 20 reais a hora.
Excelentes profissionais certificados, e profissionais certificados que nunca programaram OO.

[quote=fabim]Cada caso é um caso. Afirmar que “isso é assim”, baseado na SUA experiencia e SEUS relatos nao é nada sensato.

Ja vi casos em que uma certificacao aumentou o salario da pessoa em 30%, e outros que nao aumentou NADA.
Empresas que contratam junior a 7 reais a hora e a 20 reais a hora.
Excelentes profissionais certificados, e profissionais certificados que nunca programaram OO.[/quote]
Nas empresas em que trabalhei isso era importante e geralmente o cara recebia aumento. AFinal é importante em licitações ter profissional com certificação.

Parei de acompanhar esse tópico a muito tempo, mas quando vi essa charge me lembrei na hora dela:

:slight_smile:

[quote=lavh]Parei de acompanhar esse tópico a muito tempo, mas quando vi essa charge me lembrei na hora dela:

:-)[/quote]

Essa charge é muito engraçada. Realmente poucos estão preparados para o mercado.

[quote=louds][quote=erickles]

Por essas e outras, já fiz muita gente passar uma vergonha danada. Nunca pergunto nada que não esteja no currículo, mas se você escreveu que conhece e for numa entrevista comigo, é bom saber mesmo, pq vou perguntar à fundo.

Mentir nunca é o melhor caminho, isso queima o profissional no mercado. Lembrem-se, esse é um mercado pequeno e as pessoas se comunicam. Vale à parar para estudar e ser honesto. Ninguém é obrigado a conhecer todos os inúmeros frameworks do mercado, mas o candidato tem que mostrar que está apto a aprender num tempo razoável, essa seria minha preocupação.

Quanto ao tempo, alguns podem tentar fazer o que fiz, negociei 1 dia da semana para mim, ou seja, se o projeto estiver em dia não trabalho. Logo foco no estudo de produtos, conceitos, e até dormir um pouco, faz um bem :slight_smile:

[quote=Kenobi][quote=louds][quote=erickles]

Por essas e outras, já fiz muita gente passar uma vergonha danada. Nunca pergunto nada que não esteja no currículo, mas se você escreveu que conhece e for numa entrevista comigo, é bom saber mesmo, pq vou perguntar à fundo.

Mentir nunca é o melhor caminho, isso queima o profissional no mercado. Lembrem-se, esse é um mercado pequeno e as pessoas se comunicam. Vale à parar para estudar e ser honesto. Ninguém é obrigado a conhecer todos os inúmeros frameworks do mercado, mas o candidato tem que mostrar que está apto a aprender num tempo razoável, essa seria minha preocupação.

Quanto ao tempo, alguns podem tentar fazer o que fiz, negociei 1 dia da semana para mim, ou seja, se o projeto estiver em dia não trabalho. Logo foco no estudo de produtos, conceitos, e até dormir um pouco, faz um bem :slight_smile: [/quote]

Concordo plenamente com você.
A vaga não era para Java, porém, era recem formando e tava loco atras de emprego…
Mentir não é legal, mas como vi que a empresa não usava Java e tão pouco entendia do mesmo, usei argumentos pra poder parecer um pouco mais experiente.

È uma pena mesmo procurarmos vagas pra Java e eles pedirem um mooooooonte de Framework…

"

Cara, o problema do salário estar ruim é a moda do Java, quando se tem profissionais demais, eles nivelam o salário por baixo, como li em outros comentários, você tem que analisar e cobrar o seu preço e não eles imporem o preço a você, se eles não concordarem, é porque realmente tem muito Javaneiro no mercado, o negócio está inflado, aí pagam o que querem mesmo, se para cada vaga tem 10 disputando, fica bom para os empresários, é a lei da oferta e procura.

[quote=Kenobi][quote=louds][quote=erickles]

Quanto ao tempo, alguns podem tentar fazer o que fiz, negociei 1 dia da semana para mim, ou seja, se o projeto estiver em dia não trabalho. Logo foco no estudo de produtos, conceitos, e até dormir um pouco, faz um bem :slight_smile: [/quote]
Falar eh facil mas pra quem é iniciante e não tem experiencia tem que mentir mesmo e se arriscar. Depois o cara corre atrás sozinho no trampo mesmo. Assim que é a vida, quem não chora não mama!