Mercado de programação

Gostaria de saber dos amigos mais experientes, sobre o mercado.
Qual mercado atualmente tem mais vagas e paga melhor na média: desktop, web ( front end x back end), mobile, sistemas embarcados?? ou pelo menos as vantagens e desvantagens de cada área.

Muitos dizem: “Faça o que gosta”. Difícil saber do que gosta mais, sem atuar, sem por a mão na massa no dia a dia. A principio pensei seguir a carreira para desktop, pois gosto da ideia de criar software para soluções comerciais ( ex: software Contábil), mas por outro lado tenho receio de a área de desktop já esteja bastante saturada e de certa forma “ultrapassada”, tendo em vista que se pode construir sistemas na Web, assim economizando HD do cliente e sendo possível acessar em qualquer plataforma ( pc, tablet, smartphone, etc), mas dai entra toda aquela divisão de front end x back end.

Gostaria da visão de vcs sobre o mercado atualmente. E qual dessas áreas é possível se inserir no mercado mais rapidamente. Peço desculpas de ante mão, pois meu objetivo não é gerar competição entre os membros de diversas áreas. Agradeço a todos que colaborarem amigavelmente. Grato.

A visão tem que ser a sua. Se está na faculdade, veja na prática o que as melhores vagas de estágio pedem na regiao que deseja trabalhar.

Olha, seguindo a linha do que o @javaflex disse, só você pode decidir.
Eu estou há 8 anos trabalhando com desenvolvimento e o que aprendi foi que front-end não é pra mim, bem como análise de requisitos, design e mapeamento de processos e coisas nesse sentido.
O que eu mais gosto de fazer é desenvolver. Atualmente, estou em contato com governança. Estou achando muito bacana, creio que focarei nisso nos próximos anos.

Sim, a escolha será minha. Porém, no entanto, para eu escolher eu tenho que conhecer as áreas, isto é, as vantagens e desvantagens de cada área. É isso que estou sugerindo, que vcs relatem suas experiências de mercado, dizendo as vantagens e desvantagens, os caminhos que vcs tomaram e a visão de vcs do mercado. Cada um vai ter uma experiência e uma visão diferente, obviamente, mas isso vai me ajudar a compreender melhor cada área, saber quais áreas atualmente estão aquecidas, quais tem mais vagas de emprego, quais dão mais rentabilidade, quais áreas são mais desafiadoras, etc.

Até por que enquanto não souber por qual área trilhar, a tendência é ficar em um loop. Também não quero ficar um tempão investindo tempo e dinheiro ( cursos) na área de sistemas embarcados, por exemplo, para depois descobrir que queria mesmo era trabalhar com front end. Não sou mais tão novo (32 anos), já errei demais profissionalmente, e quero agora entrar numa nova profissão e prosperar, trilhar um bom caminho.

Isso só depende do seu próprio interesse. O que é vantagem pra um pode nao ser pro outro. Voce entrou na faculdade pelo interesse de trabalhar em que? Com base nisso veja o que pedem e oferecem de $ nas vagas de estágio da sua regiao e prepare-se se achar bom. Assim vai sair do loop. Só se nao achar bom você revê seus interesses.