Mercado de TI em alta no páis

Noticia de hoje do Jornal Hoje.


vale a pena assistir!

Salário inicial de 3k? Onde? O cara vai para a televisão falar um absurdo desse.

Infelizmente muita gente ainda acredita nessas reportagens. Eu não consigo recomendar essa profissão para ninguém.

Ok. Não recomenda, mais está nela?

Ok. Não recomenda, mais está nela?[/quote]

Na real eu entendo o que o douglas_arantes quis dizer…

Em todo ramo do mercado, de programação ao comércio sempre aparecem esses empresários e consultores engraçadinhos na televisão e falam desse negócio de 3000 inicial e blá blá blá…

Só esquecem de falar que isso é pra alguém que tem certo nível de conhecimento (arrisco até a dizer que a nossa área é a que demanda o maior nível e quantidade de conhecimento) e que já está de certa forma consolidado no mercado, com certa carreira…

Aí a gurizada de 16, 17 anos sai fazer cursinho técnico por aí, acha que vai ganhar isso inicialmente e se frustra…

Por isso que não me baseio nessas entrevistas e reportagens desses jornalecos por aí. Quem te diz como o mercado se comporta é o próprio mercado, e não esses empresários correndo atrás de mão-de-obra barata…

Ok. Não recomenda, mais está nela?[/quote]

Na real eu entendo o que o douglas_arantes quis dizer…

Em todo ramo do mercado, de programação ao comércio sempre aparecem esses empresários e consultores engraçadinhos na televisão e falam desse negócio de 3000 inicial e blá blá blá…

Só esquecem de falar que isso é pra alguém que tem certo nível de conhecimento (arrisco até a dizer que a nossa área é a que demanda o maior nível e quantidade de conhecimento) e que já está de certa forma consolidado no mercado, com certa carreira…

Aí a gurizada de 16, 17 anos sai fazer cursinho técnico por aí, acha que vai ganhar isso inicialmente e se frustra…

Por isso que não me baseio nessas entrevistas e reportagens desses jornalecos por aí. Quem te diz como o mercado se comporta é o próprio mercado, e não esses empresários correndo atrás de mão-de-obra barata…[/quote]

Isso mesmo. Agora se o cara não ta feliz na profissão, acho que deve tentar fazer outra coisa, porque chegar ao final da vida é ver que passou toda sua vida fazendo algo que não estava feliz.

Ok. Não recomenda, mais está nela?[/quote]

Não estou mais em TI, mas ainda acompanho algumas notícias, pois gosto de estar informado e, porque ainda programo algumas coisas, não estou mais nesse mercado, mas mesmo quando ainda estava eu já não recomendava, é uma questão complicada que não gostaria de discutir, mas o que percebi durante minha trajetória profissional é que não vale a pena seguir nessa área. Mas, é um pouco contraditório pois cada pessoa pensa de um jeito diferente, mas pelas experiências que vivi, TI se mostrou uma péssima escolha de profissão, e pensando assim eu não poderia indicar para ninguém, pois estaria mentindo para mim.
Agora, sobre as reportagens, elas são mentirosas sim, e são feitas de maneira a iludir as pessoas para que elas entrem no mercado. Na reportagem eles citam até o cargo de testador! Isso só existe em fábrica de software e é muito mal pago!
Não estou reclamando que em TI é preciso estudar constantemente, eu adoro estudar e enquanto puder estudar vou continuar estudando, comprava livros de programação constantemente, detestava aprender lendo blogs, só lia material em inglês, porém comecei a perceber que a relação custo/benefício da profissão era péssimo e decidir que tinha que sair fora. Me sentia mal no ambiente de trabalho, com fanboys falando de “nova feature do facebook, não sei o quê do Twitter, não sei o quê da Apple, bla bla bla windows” achando que vão mudar o mundo construindo e-commerces, crud’s, e outras baboseiras. Eu não entrei na profissão por causa destas reportagens, entrei porque na época gostava de programar e já programava algumas bobeiras em C, Pascal e QBasic (acho que denunciei minha idade com essa afirmação), como também gostava muito de matemática e ouvia falar que tinha que ser muito bom em matemática acabei fazendo engenharia e seguindo na área deTI, puro engano, confesso que em parte pode ter sido ingenuidade minha na época, e é isso que essas reportagens fazem, os donos das empresas se aproveitam um pouco da ingenuidade de quem está decidindo uma carreira e criam essas reportagens mentirosas para atrair as pessoas.

Papo furado, como sempre.
Ufanismo em causa própria.
Coisa de empresários sedentos por mão de obra abundante e barata, e que a mídia adora propagar pois atrai muitos cliques.
Se servir de consolo, não é só na área de TI que isto acontece, muito pelo contrário.
Vejam esta: Vagas de emprego para padeiros chegam a 25 mil em todo país
Ou esta (quentinha, saiu do forno hoje! :slight_smile: ): Vagas para padeiro passam de 11 mil em SP
Vejam os salários, passam facilmente de R$ 3.000,00, e chegam a R$ 5.000,00 !!!
Todos para o do Senai, que a essa altura já deve ter gente vendendo lugar na fila de inscrição para o curso de padeiro!
Depois estão todos desafiados a encontrar um anúncio de vaga para padeiro que pague mais de 900 reais…

[quote=pinto]Papo furado, como sempre.
Ufanismo em causa própria.
Coisa de empresários sedentos por mão de obra abundante e barata, e que a mídia adora propagar pois atrai muitos cliques.
Se servir de consolo, não é só na área de TI que isto acontece, muito pelo contrário.
Vejam esta: Vagas de emprego para padeiros chegam a 25 mil em todo país
Ou esta (quentinha, saiu do forno hoje! :slight_smile: ): Vagas para padeiro passam de 11 mil em SP
Vejam os salários, passam facilmente de R$ 3.000,00, e chegam a R$ 5.000,00 !!!
Todos para o do Senai, que a essa altura já deve ter gente vendendo lugar na fila de inscrição para o curso de padeiro!
Depois estão todos desafiados a encontrar um anúncio de vaga para padeiro que pague mais de 900 reais…[/quote]

Justamente o que eu disse anteriormente. No Jornal Hoje da Globo, quase todo mês fazem entrevista com gente do Senai de algum lugar do país pra ficar falando baboseira e inventando salário de milhares pra quem nunca teve experiência…

Isso não existe, nem em TI, nem em padaria…

[quote=pinto]Papo furado, como sempre.
Ufanismo em causa própria.
Coisa de empresários sedentos por mão de obra abundante e barata, e que a mídia adora propagar pois atrai muitos cliques.
Se servir de consolo, não é só na área de TI que isto acontece, muito pelo contrário.
Vejam esta: Vagas de emprego para padeiros chegam a 25 mil em todo país
Ou esta (quentinha, saiu do forno hoje! :slight_smile: ): Vagas para padeiro passam de 11 mil em SP
Vejam os salários, passam facilmente de R$ 3.000,00, e chegam a R$ 5.000,00 !!!
Todos para o do Senai, que a essa altura já deve ter gente vendendo lugar na fila de inscrição para o curso de padeiro!
Depois estão todos desafiados a encontrar um anúncio de vaga para padeiro que pague mais de 900 reais…[/quote]

Sim, quase todas essas reportagens são furadas. Mas acho que não ta fácil em área nenhuma, todo mundo tem que ralar muito se quiser ter um bom emprego.

Como jornalista eu afirmo que essas matérias são feitas pelos estágiarios e só são colocadas porque não tem outra coisa para falar.
Em jornal diário tem muito disso, a matéria principal deu algum problema, e de última hora vão atrás de alguma coisa, mandam o foca procurar em sites de emprego a vaga com o salário mais alto, ligam para algum zé mané qualquer que pode falar umas abobrinhas por uns minutos e corre pra produzir porque o jornal tá pra entrar no ar e o resultado é isso ai. Até deve ter uma vaga onde o inicial seja 5 mil reais, mas é tipo pro cara programar na estação da petrobrás em alto-mar ou coisa do tipo, mas se tem uma já coloca na reportagem vagas até 5 mil e boa.
Vale lembrar que o mês passado foi o pior mês da história em número de vagas criadas, ano passado o Brasil teve o pior crescimento da AL com 0,9% e nossa frágil economia tá indo pro buraco.

Quando vi essa matéria, achei exagero 3 mil por mes… de inicio…
Tipo hoje pra esse salário, o cara tem que ter pelo menos uma experiência boa… fora que só hoje graduação não garante… tem que se especializar… em alguma área…
Essa é a realidade…

[quote=bsatrianim]Quando vi essa matéria, achei exagero 3 mil por mes… de inicio…
Tipo hoje pra esse salário, o cara tem que ter pelo menos uma experiência boa… fora que só hoje graduação não garante… tem que se especializar… em alguma área…
Essa é a realidade…[/quote]

o cara falou q faculdade mais um curso de 200 e poucas horas ja garante a vaga.

KKKKKK. Essa foi a melhor! Minha vó já veio me perguntar qual escola boa para fazer esse curso! rsssssss

KKKKKK. Essa foi a melhor! Minha vó já veio me perguntar qual escola boa para fazer esse curso! rsssssss[/quote]

A estrategia deles até funciona no começo. Essas reportagens conseguem levar exércitos para as faculdades de TI.

Só falta agora eles encontrarem uma forma de propaganda que mantenha esses exércitos nas faculdades até o fim do curso.

[quote=pinto]“Vagas de emprego para padeiros chegam a 25 mil em todo país”
(…)
Vejam os salários, passam facilmente de R$ 3.000,00, e chegam a R$ 5.000,00 !!!
Depois estão todos desafiados a encontrar um anúncio de vaga para padeiro que pague mais de 900 reais…[/quote]
Só tem uma profissão que eu acreditaria nisso: a de PEDREIRO. É a área mais em alta no momento, quem precisou contratar algum recentemente sabe do que estou falando!

[quote=gomesrod][quote=pinto]“Vagas de emprego para padeiros chegam a 25 mil em todo país”
(…)
Vejam os salários, passam facilmente de R$ 3.000,00, e chegam a R$ 5.000,00 !!!
Depois estão todos desafiados a encontrar um anúncio de vaga para padeiro que pague mais de 900 reais…[/quote]
Só tem uma profissão que eu acreditaria nisso: a de PEDREIRO. É a área mais em alta no momento, quem precisou contratar algum recentemente sabe do que estou falando![/quote]

E realmente falta profissional. O cara que ampliou minha casa só levantou parede torta …

Só tem uma falha na lógica de achar que essas reportagens são de origem de empresários: para eles, é uma desvantagem enorme publicar algo assim. Afinal, eles estariam assumindo que sua empregabilidade está alta, e que você pode pedir um aumento pois ele não terá como te substituir. Achar que empresário vai fazer isso como um plano maquiavélico de gerar mão de obra barata daqui há 15 anos soa é como teoria da conspiração.

Esse tipo de notícia geralmente tem origem é no próprio governo. Tanto que virou mexeu, mostram SEBRAE, agências de emprego governamentais (como o CIEE) e institutos do governo fazendo as pesquisas. É muito bom para o governo dizer que a economia prospera e que todos estamos cheios de empregos.

O Kazdum pode estar certo. Não digo que o governo paga para as TVs, mas frequentemente, é ele que produz esse tipo de estatística, deixando fácil o acesso a informação positiva e difícil a negativa. E aí, vai o estag. e monta uma matéria de como as profissões estão bombando no país todo.

Agora, quanto ao valor do salário. Isso varia muito de região para região.

Baboseira, em todas as áreas existem “profissionais” falando besteiras, a nossa não fica atrás, é das piores.

Agora, tb tem gente que sabe do que fala, esses são raridades. Ex: Miriam Leitão (áudio no link abaixo).

http://www.cbn.com.br/Player/player.htm?audio=2011%2Fcolunas%2Fmleitao_110128&autoplay=n&OAS_sitepage=cbn/comentarios/miriamleitao

“TÁ FALTANDO PROCURAR DIREITO!!!”

Cara, eu tenho tentado dizer isso faz uns 3 anos. Desde 2010 já se falavam disso.

Ai o pessoal vem aqui tacar pedra em mim. Podem tacar mais que eu aguento. Eu to ficando acostumado. Já tá começando até a fazer cócegas.