Amigos, Boa Noite. Estou me mudando para Porto Alegre, ( uhuuu )
mais gostaria de saber como é o mercado de trabalho java por la…
…aceito dicas e informações sobre.
Agradeço desde de já.
Agradeço desde de já.
Eu moro em Joinville, Santa Catarina, porém trabalho numa empresa que tem uma filial em POA e assim acabamos tendo contato com pessoas de lá. A princípio o mercado de trabalho para Java no Brasil todo está bom. O que se tem procurado hoje em dia são profissionais Java e .NET e esse é um fato, independente de qualquer outra linguagem que possa estar na moda no momento, o que manda são essas duas. Falando mais especificamente de Java, se você tem um sólido conhecimento de Java para web (JSP, Servlets, algum framework do tipo Struts, JSF ou Spring, EJB ou Spring para camada de negócio, Hibernate, etc) certamente não terá dificuldade de arrumar um emprego no mínimo razoável.
Valeu pela resposta bosnic.
Trabalho a 2 anos com java… Das tecnologias citadas ja trabalhei com todas.( exceto servlet rsrs )…
Creio nao ter problemas entâo
Valeu cara, abraço!
Tópico do meu interesse.
Pq o “uhuuuu”? HUAHUAHUAHUHUAHUA!
Pq nao vi a hora de acabar a facul pra voltar pra la rs.
abraço
Bem, servlets certamente voce já trabalhou, talvez de uma forma indireta, uma vez que os frameworks de hoje abstraem tudo isso. Mas é isso ai, o mercado é bom. Eu fui contratado semana passado para cargo de Analista de Sistemas Pleno numa empresa muito boa aqui em Joinville. E mesmo não tendo conhecimento em algumas tecnologias especificas usadas nos projetos da empresa (por exemplo JMS), nao foi dificil conseguir a vaga. A minha experiencia de 7 anos com Java contou muito eu acho. Mão de obra especializada hoje em dia tá difícil, muita gente se forma e tal mas poucos sabem fazer as coisas de fato.
Pra JVM toda jsp vira uma servlet… disse isso brincando mesmo.
JMS nunca trabalhei ja dei uma lida em um artigo no mundo java, interessante.
Sou certificado java 5 mais to dando uma descançada pra tirar de web…
…Tava meio encanado com o lance de serviço por ai… to mais tranquilo.
EM SP vc foi demitido no dia seguinte ja ta em outro lugar (isso traz um certo conforto por aqui).
eu estou pensando em me mudar daqui de Salvador para São Paulo, trabalho com JAVA a 1 ano e meio usando struts e hibernate, um pouco de extjs também, sou Bacharel em Ciência da Computação, vulgo computeiro, e queria informações, se possível é claro, de algum site que tenha ofertas de empregos para sampa, esses catcho, manager e tal que cobram para se candidatar a vagas eu ja conheço… algum site que seja free? aguardo a ajuda de vocês…
infojobs…apinfo…netcarreiras e muitos outros.
como está o mercado em salvador?
o mercado aqui não ta legal não… poucas vagas e as que tem querem lhe pagar um salário de miséria… aconselho a não vir pra cá e se estiver aqui, fazer um concurso público… o mercaod aqui ta fo******
Vc tem 7 anos com java e foi contratado como PLENO?
é estranho vejo sempre vagas para desenvolvedor de 4.500 por exemplo, sendo que isso nao eh um valor ruim para salvador em comparacao com sp. em sp vejo direto vaga para arquiteto querendo pagar salario de desenvolvedor.
agora essas vagas pediam ingles avançado ou fluente ja que o cara teria q fazer talvez algumas viajens.
Vi essa vaga na cpmbraxis de salvador…
igual o cara falo ali em cima “é fácil conseguir emprego se você souber x,y,b,a,t,z, e p sucegado.”
e quem ta começando que se fode =/
O mercado Java em Porto Alegre segue bom. Deu uma pequena inchada no final do ano quando uma grande instituição financeira colocou de uma vez so uns 300 profissionais de volta ao mercado. Uma grande parte deles desenvolvedores java. Somado a isso, fim de ano, ferias, crise mundial, o mercado sempre desacelera. Mas ja começou a normalizar, a demanda é grande e esses profissionais ja estão sendo absorvidos pelo mercado. Para quem ja tem um nivel razoavel de conhecimento não é difcil conseguir emprego. Se o seu nivel é bom, vc pode negociar bem as propostas. Ate o final do ano passado havia uma defasagem de profissionaism e acredito que logo voltara a acontecer.
Para quem esta começando realmente é um pouco mais dificil, mas pela falta de mão de obra, muitas empresa contratam estagiarios ou juniors para serem treinados. Estar na faculdade e conseguir um estagio sempre é um bom começo.
[]´s
Se vc souber ingles pode tentar uma vaga na HP, Dell, SAP (São Leopoldo), entre outras.
O mercado Java em Porto Alegre segue bom. Deu uma pequena inchada no final do ano quando uma grande instituição financeira colocou de uma vez so uns 300 profissionais de volta ao mercado. Uma grande parte deles desenvolvedores java. Somado a isso, fim de ano, ferias, crise mundial, o mercado sempre desacelera. Mas ja começou a normalizar, a demanda é grande e esses profissionais ja estão sendo absorvidos pelo mercado. Para quem ja tem um nivel razoavel de conhecimento não é difcil conseguir emprego. Se o seu nivel é bom, vc pode negociar bem as propostas. Ate o final do ano passado havia uma defasagem de profissionaism e acredito que logo voltara a acontecer.
Para quem esta começando realmente é um pouco mais dificil, mas pela falta de mão de obra, muitas empresa contratam estagiarios ou juniors para serem treinados. Estar na faculdade e conseguir um estagio sempre é um bom começo.[]´s
o problema é que nem todo mundo tem grana pra entrar numa faculdade e conseguir um estágio…
quero começar a trabalhar, justamente para começar a faculdade…
e pra quem está começando realmente é horrivel, as empresas sempre querem que vocÊ já saiba muita coisa,
e de preferencia já tenha trabalhado 1 ano ou até mais… eu que estou começando agora, isso me desanima muito
Aproveitando, como está o mercado para .NET em POA e Floripa?
Grato.
Pq? Em sua opinião isso é bom ou ruim?
Isso é péssimo, 5 anos com java está mais do que sênior, tem empresas que consideram 3 anos para senioridade.
Isso é péssimo, 5 anos com java está mais do que sênior, tem empresas que consideram 3 anos para senioridade.
É, entendo. No começo da carreira eu dava bastante importância para essas classificações (junior/pleno/senior). Isso me gerou uma certa dor de cabeça. Com o tempo parei de dar atenção a este detalhe e procuroei ver se meu salário estava justo. No meu ver, valeu muito a pena! 
Até +
É, entendo. No começo da carreira eu dava bastante importância para essas classificações (junior/pleno/senior). Isso me gerou uma certa dor de cabeça. Com o tempo parei de dar atenção a este detalhe e procuroei ver se meu salário estava justo. No meu ver, valeu muito a pena!![]()
Até +
Mas não é essa a questão
Bom, se tu foi contratado como pleno e está achando esse salário bom, então tu tem mais é que curtir 
É, entendo. No começo da carreira eu dava bastante importância para essas classificações (junior/pleno/senior). Isso me gerou uma certa dor de cabeça. Com o tempo parei de dar atenção a este detalhe e procuroei ver se meu salário estava justo. No meu ver, valeu muito a pena!![]()
Até +
Mas não é essa a questão
Bom, se tu foi contratado como pleno e está achando esse salário bom, então tu tem mais é que curtir :)
Pode ser que não seja então essa a questão: mais deixe eu tentar expor melhor meu ponto de vista.
Na prática há desenvolvedores de fato esforçados e tecnicamente que são sêniores, no entanto, contratados como pleno ou júnior. O RH de suas empresas o classificam assim dado a sua péssima habilidade de lidar com pessoas ou conflitos. Por este motivo, não sou muito fã da idéia de que X tempo torna um caboclo um sênior ou pleno. Acho que cada um tem seu ritmo e as empresas, em geral, vão puxar sua qualificação sempre pra baixo.
Como não sou 100% sociável e não curto muito plano de carreira prefiro ficar bem informado sobre o quanto eu deveria ganhar levando em consideração meu perfil técnico. Daí uso isto como um dos termômetros para saber se estou bem colocado.
Gostaria de saber como está o mercado de trabalho em Porto Alegre ?
Agradeço desde de já.
+1
Estou mudando para Porto Alegre e está previsto para fevereiro. Apesar de ter ido para POA, gostaria de saber melhor como é o mercado de trabalho na parte de desenvolvimento…
Obrigada.