Olá pessoal!
Gostaria saber dos profissionais frequentadores deste fórum, se o mercado de trabalho para profissionais de TI está pendendo para um lado, ou se ainda existem bastante bastante vagas para as duas plataformas. Ultimamente achei bastante oportunidade com .NET, mas poucas com Java e meu interesse maior é Java. Porém, se não rolar Java vai .NET mesmo já que tenho experiência nas duas. E aí, o que vocês acham?
E quais sites de vagas vocês recomendam?
Meu ja tem N topicos Java vs. .NET e sempre acaba que nego comeca um ofender o outro e o topico eh fechado. Pesquise no forum por topicos anteriores, pesquisa por vagas na net e tire suas conclusoes. Eu era desenvolvedor java agora sou .NET, basicamente eu acho que eu numero de vagas eh mais ou menos 50/50.
As duas linguagens sao otimas e tem bastante oportunidade de trabalho, portanto um conselho eh estude as duas pelo menos ate vc ver qual vc tem mais afinidade.
windsofhell, minha intenção aqui não foi discutir qual linguagem é melhor, mais produtiva, etc. Eu só queria saber se tem bastante vaga pra Java mesmo, talvez eu esteja procurando nos lugares errados. De qualquer forma você respondeu minha dúvida! Obrigado!
Cara, eu tenho notado um aumento nas vagas .Net mesmo.
Conversando com um empresário, ele me disse que estão contratanto muito .Net por falta de profissionais Java no mercado. E também devido à curva de aprendizado do Java. Ainda existe a noção de que aprender .Net é mais rápido.
Mas creio que o mercado ainda está equilibrado e depende muito de ONDE você procura essas vagas.
E aprender .NET é mais rápido mesmo, isso é um fato.
Bom, aqui em SP o que eu tenho observado é que há muitas vagas de trabalho para ambas plataformas, devido a facilidade e produtividade do .NET acredito que os projetos de pequeno / médio porte (que é o que dá volume no mercado) estão utilizando mais .NET até pelo valor hora menor do profissional (em níveis de JR, PL).
Quando o projeto é de grande porte, a coisa muda de figura, pois aí já se discute muito mais arquitetura do que plataforma, ambas tem boa performance, a questão é que o Java é altamente dimensionável e também os profissionais bons de arquitetura e com experiência em projetos grandes normalmente vem do Java.
É como disseram aí, estude as 2 plataformas sem pré-conceitos e seja feliz.
Concerteza existe muitos mais vagas voltado para plataforma .net, só que te garanto que a concorrencia é bem maior, fora o salario que é bem diferenciado.
Tipo, para cada vaga em .net pode ter certeza que existem uns 500 que irao mandar curriculum.
Agora pra vagas em java, de 500 cai pelo menos para uns 100 kkkk e tenho certeza que o salario sera um pouco melhor.
Quanto a sites de trampo o melhor é www.apinfo.com somente vagas na area de info.
[quote=marcosalex][quote=Daniel_MV]
Bom que seja, vc conhece alguém que desenvolve em .NET que usa outra IDE que não o VS?
Eu não, e de fato perderia o diferencial da produtividade e facilidade do .NET que vem muito do VS sem dúvidas.[/quote]
Já vi empresas usando o Delphi.NET pra programar em .NET, mas são muito minoria. Interessante que a história de trabalhar em várias linguagens gerando código para .NET na prática não vingou. Quem mexe com .NET vai de C# mesmo. [/quote]
Sim, com certeza, a grande maioria sim, eu por exemplo trabalho com .NET e quando o cliente não exige uma linguagem específica, adotamos o C# em todos os projetos (que são em .Net claro) , porém estou em um projeto aqui que o cliente não assinou o contrato de suporte, ele mesmo quer dar manutenção no sistema e por isso solicitou que fosse feito em VB.NET. Cara, isso é uma desgraça, o linguagem tosca.
O bom é que é totalmente traduzível, tudo que você faz em C# vc faz em VB e vice-versa, tem até alguns sites que traduzem o código de maneira 99% fiel, o que faz com que o cara totalmente acostumado com o C# e a sintaxe C like , tenha menos dificuldade nesse tipo de projeto, ou migração. De qualquer forma o nosso framework é feito em C# e estamos usando as DLL’s dele sem traduzir para o VB.NET , isso é algo bom, vc pode ter em uma mesma solução projetos em VB e em C# que no final dá na mesma pois conversam numa boa.
A pergunta que não quer calar é, pq usar VB.NET se existe o C#, acho que é só para o pessoal do VB das antigas que nunca programou em outra linguagem e não sabe o que é um {, } e ;
Cara eu nao consigo entender como tem gente que fala tem tem muito mais programador .NET do que java.
Os unicos desenvolvedores .net que eu conheco so os que trabalham na minha empresa, os forums de .NET estao as tracas, vc posta uma mensagem la depois de 1 mes alguem responde. Ja com java eh completamente o contrario, as comunidades estao sempre movimentadas, muita gente postando e participando. Vejo alguns empregos de .NET mas acho que pra falar a verdade java tem muitos mais.
Entao sei la, ou o povo que fala que .NET da programador em arvores nao sabe o que ta falando ou entao ai no Brasil eh uma outra realidade.
[quote=windsofhell]
Cara eu nao consigo entender como tem gente que fala tem tem muito mais programador .NET do que java.
Os unicos desenvolvedores .net que eu conheco so os que trabalham na minha empresa, os forums de .NET estao as tracas, vc posta uma mensagem la depois de 1 mes alguem responde. Ja com java eh completamente o contrario, as comunidades estao sempre movimentadas, muita gente postando e participando. Vejo alguns empregos de .NET mas acho que pra falar a verdade java tem muitos mais.
Entao sei la, ou o povo que fala que .NET da programador em arvores nao sabe o que ta falando ou entao ai no Brasil eh uma outra realidade.
//Daniel[/quote]
Então cara, eu programo em .NET também.
E assim, conheço vários desenvolvedores .NET, quando procuro emprego, geralmente vejo mais vagas de .NET na internet do que de java.
Me ligam pelo menos uma vez por semana oferecendo vagas de trabalho…acho que talvez exista muito trampo em .NET e poucos profissionais qualificados. Ou não, não sei.
Mas um exemplo: tem uma consultoria que me manda via e-mail sobre uma vaga de emprego para desenvolvedor .NET em uma empresa já faz mais ou menos um ano. E é a mesma vaga para a mesma empresa cara, não sei se é a rotatividade, a galera tá saindo…sei lá.
O que você disse com relação às comunidades realmente é verdade, as comunidades de .NET comparadas com as de Java são uma piada. Tem pouquissima gente ativa que participa de fóruns, lista de discussão e etc.
Eu resumo meu comentário em um artigo atual escrito na revista “.net Magazine” Ano 05 - 55ª Edição - R$ 11,90.
Compre a revista e procure pelo artigo: A complexidade Inútil, escrito por Mauro Sant´Anna.
Depois de ler este artigo você vai ver pra onde o mercado irá caminhar, com suas próprias conclusões.
Uma coisa é certa, tudo é relativo, pois eu amigo meu foi na embratel pra pegar uns serviços para nós e ele fez a proposta pro gerente de ti senão me engano e ele perguntou:
Como será o desenvolvimento?
E meu amigo disse: PHP com Mysql.
E o gerente de TI disse a uma colaboradora que estava perto: Viu? Está vendo? É assim que tem que ser, padrão LAMP! Porque o pessoal daqui fica inventando que tem que ser em .net e precisa comprar licença disso, licença daquilo, comprar servidor mais potente, instala isso e aquilo, tem que tirar não sei quantas certificações para desenvolver uma coisa simples e quando peço alguma alteração demora 2 meses pra fazer. Está certo mesmo, aprovado.
Bom, essa é uma história verídica de menos de 1 semana. Apartir de coisas como esta é que você vê que sem o marketing o .net é uma ovelha disfarçada de lobo, que por sua vez é mais uma investida da m$ imitando mais uma vez outra tecnologia líder de mercado.
Conversando com meu professor do Infnet em Java ele disse: Hoje o mercado está forte em .Net, muita ente ganhando bem, mas daqui a um tempo isso vai mudar, os melhores profissionais em .Net hoje, vem do Java e num futuro próxima a tendência é cada vez mais o Java crescer porque muita gente vai pro .Net pensando ser a 9ª maravilha do mundo, enquanto que não passa de um VB6 da vida.
Ja programa PHP e adoro a linguagem, eu sou super defensor de LAMP e com certeza tem projetos que nao valem a pena mesmo desenvolver em Java ou .NET . Java a produtividade eh baixa em relacao ao PHP e .NET tem que estar disposto a pagar. Por outro lado tem projetos que simplesmente nao ROLAM com PHP.
[quote=prchakal]porque muita gente vai pro .Net pensando ser a 9ª maravilha do mundo, enquanto que não passa de um VB6 da vida.
[/quote]
So uma correcao .NET eh framework, VB6 eh linguagem de programacao, tb acho VB uma porcaria. Mas pra desenvolver usando .NET framework vc pode usar C# ou C++ (que nao tem nem comparacao com VB)
Acho que você está igual aos outros, com problema de interpretação, eu não comparei VB6 com .NET em termos de funcionamento ou arquitetura ou sei lá o que que passou pela sua cabeça, mas sim em relação a linha de segmento, ao futuro do VB6.
Preciso desenhar ainda pra você entender? Ou ainda preciso dizer que qualquer um acima de 5 anos programa em VB6?