Mercado de Trabalho Java

Ola Galera Boa Tarde, estou cursando Sistemas de Informação no 5° semestre , e agora nas ferias estou fazendo cursos no site Devmedia, e quero uma dica de voces . Quando eu sai da faculdade sera que vou arruma logo um emprego, eu tendo conhecimento em java, tipo assim mesmo nao dominando a linguagem mas conhecendo um pouco dela ja conheco um pouco a linguagem assistir todos os video da xti, e agora estou fazendo outros cursos na devmedia onde estou conhecendo o html e css… Minha duvida é pra arruma um emprego como junior quando sai da faculdade é preciso dominar alguma linguagem ou conhecer ela saber como funciona pois é dificil domina uma linguagem no periodo da faculdade …
O que voces podem opnar a este respeito ?

Caro amigo.
Isso depende de empresa para empresa.
Algumas empresas preferem treinar os programados, mas a maioria prefere programadores que pelo menos fizeram estágio.

Se você puder, faça pelo menos uma estágio. Isso vai te ajudar muito.

Vai te ajudar a conseguir um emprego e também será mais fácil para você pegar o jeito.

1 curtida

Sua preocupação é interessante.

Mercado de trabalho quer experiência.

Experiência é e sempre será (pelo menos na área privada) mais valorizada do que diplomas ou certificações. (Pelo menos nos cargos iniciais da carreira)

E como ganhar experiência sem nunca ter trabalhado? Facil, faça projetos em casa… p/ estudo mesmo. Mas que use as tecnologias que o mercado precisa.

Por exemplo… que tal começar fazendo uma super agenda usando AngularJS no front-end e um backend bem legal usando REST, com autenticação via Token? A persistência pode ser com o frameworks mais utilizado no mercado (Hibernate), pode ter relatórios também (Jasper)… e que tal usar um banco robusto? PostgresSQL, MySQL ??? Nao sei… depende da sua estratégia…

Muito complicado agora p/ inicio? começe de leve… va estudando estes caras e vendo seu funcionamento … pode iniciar o sistema sem autenticalçao por enquanto… talvez sem o hibernate tbm… deixa os relatorios p/ depois… mas enfim… faça algo… estude… faça projetos por conta p/ dominar as tecnologias e entender como elas funcionam.

Vai ser bem legal pegar um primeiro emprego domindo essas coisas… pelo menos você não parte do zero… é já é algo mais do que o carinha que se formou e não estudou nada disso.

Um abraço e boa sorte!

3 curtidas

Ola guivirtuoso , eu estou estudando java aos poucos conhecendo a linguagem as classes, porem ainda nao domino,estou fazendo um curso de jdbc pela devmedia e o legal que eles ensinam sempre criando projetos praticos no final… Ja fiz um curso de css e html. onde a parte da semana que vem irei me interar no mundo web… sera que tou no caminho certo ?

Regra numero 1: não deixar para procurar emprego só quando terminar a faculdade. Acompanhe vagas de estágio desde já e se prepare para o que pede a maioria. Esteja preparado até março, quando o país volta a funcionar. Vagas para desenvolvedor junior sem pedir terceiro grau completo também podem ser consideradas. E não tenha medo, é construtivo receber um não com motivo.

Ola boa noite, estou estudando cara estou tentando avança o maximo nas ferias agora, estuda java SE e java WEb , pega pelo menos a base… Se der Tempo Android tambem . O problema é que na minha regiao a area de programação e muito dificil.

Tentar abraçar o mundo não é a solução… deixa o android de lado e a hora que tiveres maturidade nas coisas básicas ai tu começa a expandir o leque… querer aprender milhoes de coisas é ótimo… mas no fim tu corre o risco até de misturar conceitos… enfim… minha opnião.

Sobre estar no caminho certo… estudo nunca é demais… alias … p/ nossa área é esssencial.
Como o @javaflex disse, fique por dentro do “mercado da bola” e se candidate à vagas…

Com os “não” você já vai medindo o que o mercado quer de você… :wink: