Mercado de Trabalho - Java

Impressão minha ou ultimamente apenas possui vaga pleno e sênior para java? Nao estou conseguindo encontrar vaga de estágio ou quando tem Júnior, contem 2.k de candidatos.

Não vou desistir da área e muito menos da linguaguem, pois adoro bastante a stack do java. Atualmente estou aprendendo padrões de projeto (criacionais) e tenho conhecimento em spring(MVC, Validation, Data). Futuramente desejo fazer um projeto aplicando alguns padrões de projetos e boas práticas de arquitetura usando spring security, etc.

Mas enfim, foi apenas um desabafo. Nao sei o que o mercado necessita de um iniciante para entrar no mercado de trabalho. Vaga de estágio disfarçado de junior e junior de pleno.

De uns 10 anos pra cá, as coisas mudaram um pouco.

Começou a aparecer muito material online ensinando a programar. Muita propaganda online de youtuber prometendo que comprando um curso de 19,90, você aprende a programar e já pode sair ganhando 10 mil reais por mês.

Antes de 2010 mais ou menos, essa indústria do curso online era bem menor. Então, as pessoas que queriam aprender a programar geralmente sabiam que o jeito seria procurar um curso técnico ou faculdade. Isso acabava sendo um certo filtro. Porque para sair do seu normal e ir se matricular num curso técnico ou faculdade, você tinha que investir tempo e dinheiro.

Hoje existem os cursos online. E o mundo dos smartphones fez toda essa idéia de “ganhar dinheiro com sites e aplicativos” ficar muito famoso. Toda hora tem youtuber falando “você vai ficar rico trabalhando com programação”. E hoje o youtube ficou mais popular do que a TV era antigmente.

Ou seja: aconteceu uma explosão enorme no número de pessoas estudando programação. É curso, faculdade, presencial, online, bootcamp, tutorial, pago, grátis, lojas de cursos. Coisas caras, coisas baratas.

E todas essas pessoas estão nos sites de emprego mandando currículo. E se for parar para pensar e analisar, não são muitos sites famosos de empregos que existem. Se for ver bem, os famosos mesmo são uns 10 ou 15 no máximo.

Então você tem toda essa onda gigantesca de pessoas fazendo todos os tipos de cursos de programação… e todas elas cadastradas nos mesmos 10 sites de emprego, mandando currículo para as vagas de júnior que aparecem.

A coisa complicou para quem está começando.

O jeito é usar sua criatividade para conseguir começar a trabalhar nesta área mesmo sem ter um “emprego de verdade”. Assim você vai conseguir juntar os “anos de experiência” que as empresas pedem.