Mercado de Trabalho - Java

Impressão minha ou ultimamente apenas possui vaga pleno e sênior para java? Nao estou conseguindo encontrar vaga de estágio ou quando tem Júnior, contem 2.k de candidatos.

Não vou desistir da área e muito menos da linguaguem, pois adoro bastante a stack do java. Atualmente estou aprendendo padrões de projeto (criacionais) e tenho conhecimento em spring(MVC, Validation, Data). Futuramente desejo fazer um projeto aplicando alguns padrões de projetos e boas práticas de arquitetura usando spring security, etc.

Mas enfim, foi apenas um desabafo. Nao sei o que o mercado necessita de um iniciante para entrar no mercado de trabalho. Vaga de estágio disfarçado de junior e junior de pleno.

De uns 10 anos pra cá, as coisas mudaram um pouco.

Começou a aparecer muito material online ensinando a programar. Muita propaganda online de youtuber prometendo que comprando um curso de 19,90, você aprende a programar e já pode sair ganhando 10 mil reais por mês.

Antes de 2010 mais ou menos, essa indústria do curso online era bem menor. Então, as pessoas que queriam aprender a programar geralmente sabiam que o jeito seria procurar um curso técnico ou faculdade. Isso acabava sendo um certo filtro. Porque para sair do seu normal e ir se matricular num curso técnico ou faculdade, você tinha que investir tempo e dinheiro.

Hoje existem os cursos online. E o mundo dos smartphones fez toda essa idéia de “ganhar dinheiro com sites e aplicativos” ficar muito famoso. Toda hora tem youtuber falando “você vai ficar rico trabalhando com programação”. E hoje o youtube ficou mais popular do que a TV era antigmente.

Ou seja: aconteceu uma explosão enorme no número de pessoas estudando programação. É curso, faculdade, presencial, online, bootcamp, tutorial, pago, grátis, lojas de cursos. Coisas caras, coisas baratas.