Mercado de trabalho Java

5 respostas
filipegpaulo

Boa noite,

Atualmente sou Analista de Service Desk. Porém gosto muito de executar pequenos programas em java SE.
O pouco que sei sobre programação adquiri na Faculdade de Sistemas e através de livros e apostilas…
A pouco tempo atrás (cerca de três semanas) decidi “abandonar” a área do Service Desk estou estudando programação por conta atualmente a apostila da Caelum (FJ11).

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com algumas informações referente ao mercado de trabalho Java e também oque devo apreender fora JAVA SE presente na apostila Caelum (FJ11).

Pois estou um pouco perdido e gostaria de um caminho para ingressar na área de programação.

Podem me ajudar?

5 Respostas

joaopaulotds

Boa noite filipegpaulo,

Eu achei uma boa você começar estudando pela apostila fj-11 da Caelum, o material é excelente. Assim, você terá uma base sobre a tecnologia Java, orientação a objetos e tudo mais. O importante também é praticar, fazer os exercícios da apostila. E em seguida, você poderá estudar a apostila fj-21 voltada para o desenvolvimento web, que lhe permitirá adquirir conhecimentos necessários para o mercado de trabalho, como alguns frameworks e principalmente como funciona uma aplicação java web. Porém, lembre-se que você precisa ter uma boa base para seguir em diante, e a apostila fj-11 lhe orientará quanto a isso. Procure outras referências também, como o tutorial oficial do Java no site do Oracle, http://docs.oracle.com/javase/tutorial/, se o inglês não for problema para você. E sempre que tiver dúvidas, poste aqui no fórum, pois acredito que sempre terá alguém para te responder e esclarecer suas dúvidas!

Espero ter ajudado.

ribclauport

Bom, creio que é interessante também para você saber que o melhor livro creio eu para iniciantes é o livro “Use a Cabeça! Java”, este livro é realmente fantástico, fica ai a dica.
Quanto ao conteúdo, para web, é importante que você saiba os conceitos primários, como Servlets, jsps …, um ótimo livro é o “Use a Cabeça Servlets e Jsps”.
Esses livros são de base, quando você for trabalhar com frameworks, não vai construir Sistemas provavelmente usando Servlets e Jsps, ao invés disso usará frameworks como JSF, Struts, Velocity entre vários outros… porém eles são construídos com o uso das tecnologias de base…

Quando comecei, um amigo que possui quatro certificações java me alertou da necessidade de saber a base(java, Servlets, jsps)… isso me trouxe muitos benefícios…Ele me indicou esses dois livros… realmente isso faz toda a diferença.

A série Use a Cabeça também possui esses outros exemplares que adquire e realmente valeu a pena:

Use a cabeça Html e Css.
Use a cabeça Java Script.
Use a cabeça Ajax.

todos voltados para o desenvolvimento Web.

FernandoFranzini
filipegpaulo

Valeu mesmo Galera…
Nos encontramos no fina do caminho do SUCESSO!

A

filipegpaulo:
Valeu mesmo Galera…
Nos encontramos no fina do caminho do SUCESSO!

Java SE é base para qualquer área especialização em Java como Web, Celular (Android e JME), TV Digital (GingaJ), RIA (Java Flex) e por aí vai… Acredito que
quando se está no começo, o contexto tende a levar para desenvolvimento Desktop (Swing), mas lembre-se… JSE é base!

Criado 16 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 22 de fev. de 2012
Respostas 5
Participantes 5