Mercado de Trabalho / Mas oque está acontecendo no Brasil?

Olá pessoal, eu sou Mauro, ainda estou no ensino médio, pretendo ingressar na faculdade de Ciências de Computação.

E estou com uma dúvida, ano passado eu vi no jornal O Globo. Sobre uma carência tremenda de profissionais qualificados na área de Tecnologia de Informação. E isso deu aparentar “putz uma demanda grande numa área do mercado.” . Logo após em um dos fóruns estava havendo um debate sobre a desvalorização dos profissionais da mesma área, sobre as empresas pagam muito mal os profissionais.
Ai gostaria de entender, qual é a realidade de mercado na área de tecnologia de informação?

[quote=MauroWithClass]Olá pessoal, eu sou Mauro, ainda estou no ensino médio, pretendo ingressar na faculdade de Ciências de Computação.

E estou com uma dúvida, ano passado eu vi no jornal O Globo. Sobre uma carência tremenda de profissionais qualificados na área de Tecnologia de Informação. E isso deu aparentar “putz uma demanda grande numa área do mercado.” . Logo após em um dos fóruns estava havendo um debate sobre a desvalorização dos profissionais da mesma área, sobre as empresas pagam muito mal os profissionais.
Ai gostaria de entender, qual é a realidade de mercado na área de tecnologia de informação?[/quote]

o mercado de trabalho na área de TI como em muitas outras está em alta, mais com profissionais muito mais qualificados do que há alguns anos, não ache que apenas fazendo uma faculdade e alguns cursinho você consegue um bom salario, se não estudar de verdade vai ter que se contentar em clippar cabos de redes com salario pouco acima dos R$1800,00

[quote=johnny_g3p]

o mercado de trabalho na área de TI como em muitas outras está em alta, mais com profissionais muito mais qualificados do que há alguns anos, não ache que apenas fazendo uma faculdade e alguns cursinho você consegue um bom salario, se não estudar de verdade vai ter que se contentar em clippar cabos de redes com salario pouco acima dos R$1800,00[/quote]

Você acha que vale muito tirar boas certificações?

Acho que você tem que pensar que estará entrando em uma área onde a atualização será constante, ou seja, você terá que estudar muito e pra vida toda, já que as tecnologias mudam de uma forma rápida. Além disso, a não ser que tenha dinheiro, terá que realizar esta atualização de forma auto-didata, já que muitas empresas não pagam cursos pra você. Existem muitos outros pontos, acredito que deva conhecer alguns dos problemas nos fóruns que leu. Então acredito que você tem que ver se realmente gosta da área, pois pra conseguir continuar terá que gostar, mas gostar mesmo do que faz.

[quote=MauroWithClass][quote=johnny_g3p]

o mercado de trabalho na área de TI como em muitas outras está em alta, mais com profissionais muito mais qualificados do que há alguns anos, não ache que apenas fazendo uma faculdade e alguns cursinho você consegue um bom salario, se não estudar de verdade vai ter que se contentar em clippar cabos de redes com salario pouco acima dos R$1800,00[/quote]

Você acha que vale muito tirar boas certificações?[/quote]

uma das unicas coisas que te diferenciam no mercado de trabalho são as certificações

Certificações = conhecimento
prova o que você realmente sabe
se conhece mais possui mais certificações e assim por diante.

Cara, se você correr atrás pode ficar tranquilo que não vai te falar emprego bom e salário bom.

Tem muita gente que fala mau do nosso setor, eu sei que tem falhas mas eu gosto.

Hoje é dificil um bom profissional ficar sem vaga.

[quote=MauroWithClass]Olá pessoal, eu sou Mauro, ainda estou no ensino médio, pretendo ingressar na faculdade de Ciências de Computação.

Ai gostaria de entender, qual é a realidade de mercado na área de tecnologia de informação?[/quote]

Preciso responder? Mais um entrando na área maldita… Se eu fosse vc faria medicina ou engenharia. Eu me arrependo muito de ter escolhido essa droga: baixos salários, muito tempo de experiência para poder ganhar um pouco mais do que um salário lixo, muito trabalho (mais de 8 horas de trabalho por dia), muitas certificações e muito estudo para ganhar menos que um engenheiro formado e sem experiência que trabalha só 6 horas por dia.

queria eu ter alguém para ter-me guiado na minha adolescência… com certeza teria trilhado caminhos mais gratificantes.

[troll detected!]
vc deve curtir é schopenhauer, rsrsrs

[quote]Se eu fosse vc faria medicina ou engenharia. Eu me arrependo muito de ter escolhido essa droga: baixos salários, muito tempo de experiência para poder ganhar um pouco mais do que um salário lixo, muito trabalho (mais de 8 horas de trabalho por dia), muitas certificações e muito estudo para ganhar menos que um engenheiro formado e sem experiência que trabalha só 6 horas por dia.

queria eu ter alguém para ter-me guiado na minha adolescência… com certeza teria trilhado caminhos mais gratificantes.[/quote]

Bom, em relação a experiencia eu concordo.
Mas qual é a realidade deste comentario?

[quote=perdeu][troll detected!]
vc deve curtir é schopenhauer, rsrsrs [/quote]

faz sentido. Mas, na minha opinião, esse filósofo desconhecia um dos princípios da metafísica no qual é afirmada a subjetividade da realidade: schopenhauer via sofrimento em tudo, logo a vida dele era um sofrimento; na realidade de schopenhauer tudo era sofrimento e negação da vida. Tem gente q gosta de TI pq na subjetividade dele é algo bom, mas isso pq não conhece algo melhor ou pq nao tem brio ou pq não tem consciência da própria miséria e da sujeição a estados degradantes, como acontece naquelas desgraças de fábricas de software… quem se eleva um pouco mais percebe a humilhação de trabalhar como programador… seria o mesmo que algum retardado na sua ignorância trabalhar feliz como lixeiro, mas depois de estudar e elevar seu QI perceber a infelicidade no qual se encontra…

[quote=mistico]Preciso responder? Mais um entrando na área maldita… Se eu fosse vc faria medicina ou engenharia. Eu me arrependo muito de ter escolhido essa droga: baixos salários, muito tempo de experiência para poder ganhar um pouco mais do que um salário lixo, muito trabalho (mais de 8 horas de trabalho por dia), muitas certificações e muito estudo para ganhar menos que um engenheiro formado e sem experiência que trabalha só 6 horas por dia.

queria eu ter alguém para ter-me guiado na minha adolescência… com certeza teria trilhado caminhos mais gratificantes.[/quote]Mistico! \o/