Mercado de Trabalho - O que estudar

29 respostas
A

Boa tarde
Não quero gerar uma discussão com esse tópico, o que quero saber é a opinião do pessoal do que “devemos” saber para ter mais chance de bons empregos. Tirando a parte de relacionamento, boa apresentação e etc, o que pretendo aqui é saber a opinião sobre as Ferramentas que o pessoal deve ao mínimo conhecer seu funcionamento (não precisa dominar o assunto).
Vamos lá:
:arrow: JSP/Servlet (Velocity é bom saber, mas pelo que eu vejo de oferta de emprego por ae, nem sempre é pedido).
:arrow: Tomcat, JBoss (talves Websphere?), falam do Jetty mas nunca vi nenhuma oferta.
:arrow: mySQL (no mínimo) e Oracle.
:arrow: Strtus (mesmo o pessoal falando mal dele, ele ainda é o top em oferta de emprego), Webwork e Spring (se preparar para o futuro).

De ferramentas eu digo essas, claro tirando fora o conhecimento em OOP, talves uma metologia e por ae vai.

Alguém mais dá dicas?

29 Respostas

aborges

:arrow: Design Patterns
:arrow: Linux

Rubem_Azenha

“aborges”:
:arrow: Design Patterns
:arrow: Linux

o que vem a ser design patterns que eu tanto ouvi falar?

W

hoje para não ter muita dificuldade em uma recolocação profissional, o individuo tem que ter no minimo esses conhecimento…

:arrow: Processo de desenvolvimento RUP
:arrow: Design Pattern
:arrow: Frameworks MVC(ex: struts,Hibernate, velocity)
:arrow: XML,JS,HTML,SQL
:arrow: Mysql, SQL Server ou Oracle

W

tem uma artigo legal sobre Design pattern aqui no GUJ

urubatan

por que todo mundo acha que velocity e Hibernate também são frameworks MVC?
Hibernate é uma biblioteca de mapeamento O/R
e Velocity é só um Template Engine, eu utilizo muito mais ele para geração de código do que para uma camada View em uma app web por exemplo.

sergiolopes

o q eh RUP?

Jair_Rillo_Junior

Rational Unified Process - basicamente é uma metodologia de desenvolvimento de software onde fala que um projeto possui 5 fases (levantamento de requisitos, modelagem, implementação, testes e implantação). Uma das principais e mais conhecidas caracteristicas utilizadas no RUP é a modelagem utilizando a UML e levantamento de requistos utilizando cenários

danieldestro

Rational Unified Process.

Metodologia… dá uma olhada no Google, ou mesmo aqui no GUJ.

leonardom

Dá uma olhada nesse link:

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=News&file=article&sid=425

richardpeder

Bom…vou deixar minha visão de analista (não me batam por favor… :slight_smile: )

:arrow: RUP
:arrow: UML
:arrow: OOP
:arrow: Conceitos de Qualidade de Software
:arrow: Banco de Dados (SQL, Oracle, DB2…)
:arrow: Conceito de Testes
:arrow: Um modelo de Qualidade (CMM, CMMI)
:arrow: XP (entra no de cima? :oops: :?: )

mais ou menos por ai… :smiley:

ate mais…

danieldestro

Certamente foi pra provocar controvérsias, né… aahhhahahahhahaha

F

“urubatan”:
por que todo mundo acha que velocity e Hibernate também são frameworks MVC?
Hibernate é uma biblioteca de mapeamento O/R
e Velocity é só um Template Engine, eu utilizo muito mais ele para geração de código do que para uma camada View em uma app web por exemplo.

Eu ia dar quote para fazer a mesma pergunta, por que será que o pessoal coloca todos frameworks no pacotão dos MVC? :roll:

yung

:!: EJB, EJB, EJB =P

cv1

Coisas que vao te fazer passar na entrevista:

Tomcat, JSP, Servlets, Struts, CMM, Oracle e PL/SQL, EJB

Coisas que vao te manter vivo no emprego:

Eclipse, XDoclet, XML, HTTP, conhecimento bom de TCP/IP, HTTP e outros protocolos de internet

Coisas que vao te fazer continuar no emprego depois que chegou um cara pedindo 10 reais a hora, com todos os itens acima no curriculo:

Design Patterns, metodologias e práticas (RUP, TDD, XP, etc), IntelliJ IDEA, application servers (todos - WebSphere, WebLogic, JBoss, SunONE, Orion, Oracle iAS, Resin, etc etc etc), bons conceitos de administracao de sistemas Unix e Windows NT/2k/XP, boa experiencia com seguranca de sistemas e tuning de aplicações

E, se vc achar que eh muita coisa pra saber duma vez só, é melhor ir procurando outro ramo, pq essa lista está longe de estar completa :wink:

Luca

Olá

Brilhante post do CV. Só vou dar uma complementadinha.

Saber tudo o que o CV falou e mais habilidade pessoal para ser o chefe dele, saber captar os desejos do cliente, saber lidar com os rompantes da diretoria e aturar a merda do salário que te pagam.

Se alguém conhece alguém assim então pelo amor de Deus não o mandem fazer entrevista por aqui senão eu danço. :oops:

[]s
Luca

yung

Pra ser chefe precisa saber os Buzzwords, mexer com Outlook, e conhecer muitos restaurantes =P

jc_oz

Pô CV, não precisa desanimar o rapaz tb, né?? :twisted:

Bem, mas adicionando mais um item a já imensa lista do CV, faltou o famoso QI, isso mesmo, Quem Indica. Hoje em dia, mais de 70% das vagas no mercado de TI nem saem de dentro da empresa, sempre tem, ou quase sempre, o amigo de um amigo de um primo da namorada do vizinho que conhece tudo o que os caras estão pedindo e ainda, por estar desempregado, cobra uma bagatela pelos serviços prestados.

Bem, mas mesmo assim, vaga tem aos montes por aí, mas as boas, aquelas que pagam muito bem, infelizmente, ou felizmente, estão, na sua grande maioria, fechadas ao famoso QI.

[]'s

Betinhum

hauiheuhaiehiuaheiuahioeuohaiu! :stuck_out_tongue:

E para não deixar de ser chefe tbm é bom conhecer o mozilla thunderbird.

Jair_Rillo_Junior

hauiheuhaiehiuaheiuahioeuohaiu! :stuck_out_tongue:

E para não deixar de ser chefe tbm é bom conhecer o mozilla thunderbird.

eu já tentei mostrar o Mozilla Firefox e o Thunderbird para meu chefe, mas ele não larga o outlook do notebook dele de jeito nenhum :wink:

danieldestro

Eu só uso os dois.

sergiolopes

Eu só uso os dois.

eu só uso o firefox. usava o thunderbird antes de conhecer o gmail, agora eh gmail na veia! :shock: :shock:

Jair_Rillo_Junior

Eu só uso os dois.

eu também uso, mas o chefinho não gostou não. Detalhe, semana passada ele precisou formatar o notebook de tanto spyware que ele pegou usando o IE :twisted: , hehehehe

oliveirarenan

Bem…

Tudo isso é essencial…
Mas uma coisa importante tb é ter BONS RELACIONAMENTOS e principalmente saber interagir com o cliente.

gotta go []

Renan

marcelomartins

“cv”:

Eclipse, XDoclet, XML, HTTP, conhecimento bom de TCP/IP, HTTP e outros protocolos de internet

Coisas que vao te fazer continuar no emprego depois que chegou um cara pedindo 10 reais a hora, com todos os itens acima no curriculo:

Design Patterns, metodologias e práticas (RUP, TDD, XP, etc), IntelliJ IDEA, application servers (todos - WebSphere, WebLogic, JBoss, SunONE, Orion, Oracle iAS, Resin, etc etc etc), bons conceitos de administracao de sistemas Unix e Windows NT/2k/XP, boa experiencia com seguranca de sistemas e tuning de aplicações

E, se vc achar que eh muita coisa pra saber duma vez só, é melhor ir procurando outro ramo, pq essa lista está longe de estar completa ;)

Muito bom esse post. Simples e disse tudo. Daria pra colar na parede.

Eu acho que ainda tem o seguinte, nunca o conhecimento é suficiente, e tenho conciencia que, enquanto eu estiver na area de desenvolvimento de software eu vou ter que estudar sempre, todo dia, sem parar, para o resto eternidade, simplesmente para me manter na média. Nem gosto de cursos, gosto mesmo é de chegar em casa depois de um dia de trabalho e dar uma boa Javada :smiley:

Ah, interessante aparecer o IntelliJ na tua lista CV. Os caras da JetBrains tão surpreendendo a cada dia. E eu ainda não consegui largar esse vicio :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

richardpeder

“oliveirarenan”:
Bem…

Tudo isso é essencial…
Mas uma coisa importante tb é ter BONS RELACIONAMENTOS e principalmente saber interagir com o cliente.

gotta go []

Renan

Bons relacionamentos?! A Esplanada dos Ministérios aqui em Brasilia está cheio de lugares para empregos que usam o “bom relacionamento” ! :smiley: …se quiser, é só vir pra cá!! :wink:

Ainda bem que eu trabalho no SIG!! :slight_smile:

Obs: CV…maravilhoso seu post! :lol:

ate mais…

dionat4n

cv:

E, se vc achar que eh muita coisa pra saber duma vez só, é melhor ir procurando outro ramo, pq essa lista está longe de estar completa ;)

Dúvida: pq cita Eclipse pq não cita Netbeans? (não estou criticando, é dúvida mesmo)

Para mim, só tem uma dica para ter um bom currículo: nunca pare de estudar, estude toda a semana, estude todos os dias, todo o tempo possível! Mas não esqueça que é preciso de descanso, não para tirar férias, mas para poder ter um bom desempenho nos estudos depois! :slight_smile:

erickles

Uma pergunta meio newbie…

Para uma analista programador Java Junior, seria tambem tudo que o cv comentou ? Ou há requisitos menores?

Claro, conhecimento nunca eh demais, mas pra iniciar com java…

F

tenha mais 35 anos e seja virgem, não tenha amigos e nao conheça alcool… a e obvio trabalhe por esporte, ningeum precisa de dinheiro

Link_pg

Seja um bom resolvedor de problemas…

Criado 18 de agosto de 2004
Ultima resposta 26 de nov. de 2008
Respostas 29
Participantes 22