Mercado de trabalho para desenvolvedor Desktop?

Olá sou estudante de Engenharia de Computação, já venho “namorando” o Java há algum tempo, e agora que estou com mais tempo tomei a decisão de me " casar "com a linguagem Java, mas confesso que estou com certo receio quanto ao mercado de trabalho para um desenvolvedor Java Desktop.

Em meus estudos já tenho boa lógica de programação, pois passei por diversas linguagens( Pascal, C, C++ )mas me identifiquei com o Java quando fiz um mini curso extensivo usando o programa Eclipse, mas hoje já estou em estudo com NetBeans 6.7.1

Conclusão: Estou decidido a ir até o final com Java, mas estou no caminho certo? Uma pessoa que esta começando agora e tendo as condições que já tenho em experiência, poderá ter um futuro promissor seguindo esse caminho?

Quero também pedir desculpas pelo tópico “noob”, mas realmente acredito que alguns de vocês que já são feras no assunto poderão me dar com certeza uma clareada e toda resposta será bem vinda.

Desde já, muito obrigado!

Cara excelente tópico até eu que trabalho com java tenho dúvidas de seu futuro promissor, mais pelo que vejo vc tem bastante experiência na área de desenvolvimento então concerteza vc vai se dar bem sim com Java, ainda mais quem desenvolvia em Pascal eu tbm desenvolvi nele e concerteza o Java é bem mais fácil.

Agora essa palavra “Desenvolvedor Desktop”, o mercado para desenvolvedor desktop existe sim mais não no volume absurdo q tem o mercado para desenvolvedor web. Em matéria de profissionais, de todos desenvolvedores java que eu conheço 5% são desenvolvedores desktop o volume de profissionais java para desktop é bem baixo tbm.

Em relação ao futuro do mercado de Java para desktop eu tbm tenho minha dúvida…

Cara, isso depende.
Aqui na empresa por exemplo, temos sistemas com a view Swing, mas não num client-server, criando consultas na tela
e executando no banco.
Mas sim numa arquitetura como manda o ‘figurino’ web.

Há o banco, o servidor de aplicação, uma camada controller para controlar o fluxo entre telas (usando Struts2), mas ao
invés de ter uma view HTML, há uma view Swing.

Este caso se encaixa em “Desenvolvedor Desktop”?

Se está pensando em usar Java como se fosse um PowerBuilder da vida, esquece cara, isso já passou.

Eu também conheço lugares que utilizam java em desktop (swing), comparando com web o número de oportunidades é bem menor mas não são tão poucas assim. É só observar que vc vai percebe-las.

Neste ponto existem, na minha opinião, duas questões a se considerar:

a) A maioria que aprende Java tende a se aperfeiçoar na parte web, por causa do número de vagas e da popularidade da internet e etc…; o que faz bastante sentido.

b) Sistemas Java em desktop normalmente são mais trabalhosos, principalmente aqueles que realmente tem que ser em desktop (requisitos que requerem interfaces mais “sofisticada”). Resumindo se o profissional for bom neste tipo de trabalho sempre vai ter uma oportunidade a sua espera, porque podem ser poucas porem tem bem menos profissionais querendo trabalhar nisto.

flws

Olha pelo que eu estou vendo as vagas de java ficam ao redor da WEB 80% é web e não tem bla bla bla…desktop adeus…ja ME ainda ta p vim a safra…mas oq ue manda é WEB hoje…e quando se fala de web temos um mundo adiante…se for pensar somente em JAVA esquecendo outras coisas que existem para deixar a aplicação ric como Javascript(AJAX), css, html na unha nada de frames…mas e como falei se quer somente o que existe de java entao cara procura saber sobre :

Struts, JSF basicamente esses do lado esquerdo…ai vai comecando a chegar as bolinhas de ouro como EJB 3, Spring e coisas mais…la na ponta direita…temos mais 3 camaradas TopLink(JPA), Hibernate (JPA), DAO e por ai vai…mas cara tem muita coisa dentro disso muita mesmo…e muito mais coisas que devem ser vistas e analisdas…Há e antes disso tudo domine…JSP and Servlets…isso seria o arroz com feijão da Web…acho que um pouco eu clariei mas cara tem muito mais conceitos sobre isso…

Obs: Isso tudo ai p funfar vc precisa de caras chamados tomcat e jboss kkkkk procure sobre eles…

Eu adoro quando falam que desktop morreu, cada um que fala isso meu bolso se enche mais :twisted:

Agora é o seguinte, quer ser empregado, tas procurando emprego em grandes centros, então o java é pra web mesmo, nao lhe faltara oportunidades.

Só acho graça nego ficar falando que desktop morreu, nao encherga na frente do nariz, vai num restaurante, farmacia, boteco, padaria, boate, lojas no geral, shopping, cinema e la esta o bom e velho sistema desktop(morto) da vida.

E em pleno bum da internet, web 2.0 e o escambal, eu encherei meus bolsos, vendendo sistema desktop(morto).

Claro trabalhando pra mim mesmo.

E migrando sem afobação a parte que é viavel para web e até mobile.

1 curtida

[quote=teitei]Olha pelo que eu estou vendo as vagas de java ficam ao redor da WEB 80% é web e não tem bla bla bla…desktop adeus…ja ME ainda ta p vim a safra…mas oq ue manda é WEB hoje…e quando se fala de web temos um mundo adiante…se for pensar somente em JAVA esquecendo outras coisas que existem para deixar a aplicação ric como Javascript(AJAX), css, html na unha nada de frames…mas e como falei se quer somente o que existe de java entao cara procura saber sobre :

Struts, JSF basicamente esses do lado esquerdo…ai vai comecando a chegar as bolinhas de ouro como EJB 3, Spring e coisas mais…la na ponta direita…temos mais 3 camaradas TopLink(JPA), Hibernate (JPA), DAO e por ai vai…mas cara tem muita coisa dentro disso muita mesmo…e muito mais coisas que devem ser vistas e analisdas…Há e antes disso tudo domine…JSP and Servlets…isso seria o arroz com feijão da Web…acho que um pouco eu clariei mas cara tem muito mais conceitos sobre isso…

Obs: Isso tudo ai p funfar vc precisa de caras chamados tomcat e jboss kkkkk procure sobre eles… [/quote]

Isto comprova o que eu disse.

flws

[quote=fredferrao]Eu adoro quando falam que desktop morreu, cada um que fala isso meu bolso se enche mais :twisted:

Agora é o seguinte, quer ser empregado, tas procurando emprego em grandes centros, então o java é pra web mesmo, nao lhe faltara oportunidades.

Só acho graça nego ficar falando que desktop morreu, nao encherga na frente do nariz, vai num restaurante, farmacia, boteco, padaria, boate, lojas no geral, shopping, cinema e la esta o bom e velho sistema desktop(morto) da vida.

E em pleno bum da internet, web 2.0 e o escambal, eu encherei meus bolsos, vendendo sistema desktop(morto).

Claro trabalhando pra mim mesmo.

E migrando sem afobação a parte que é viavel para web e até mobile.[/quote]

Eu tbm achava que o desktop tava morto.

Hoje é desenvolvimento desktop que me deu meu atual emprego hehhee, e aprendi a curtir o sistema desktop feito em java.

Ainda a gama de empresas que preferem desktop são grandes, e por que todo mundo se baseia nas vagas para ver o que querem? já vi vagas de programador pedindo flash, photoshop e talz sei la

Oi,

Eu trabalho já a 5 anos só em sistema Java desktop.

Tchauzin!

Sinceramente, vejo a aplicação desktop como algo ainda muito superior à aplicação web em recursos de intergração com usuário e performance.
Lógico, tem algumas desvantagens como tamanho de aplicação e outros detalhes. No nosso caso, que desenvolvemos ERP,
ainda não vejo a aplicação desktop sendo trocada por uma web, apesar de vermos vários cases pelo mundo. Resumindo, o mercado existe, sempre vai existir. Para os dois lados.
Agora, sobre programar em Java para Desktop (se isto for requisito), creio que vc seria muito mais feliz com um Delphi da vida do que com Java. Sério. E não caia na onda de programadores Java que acham que Delphi, Visual Studio e outra ferramentas utilizam tecnologia ultrapassada. Normalmente não sabem o que dizem ou se baseiam em péssimos programadores da área. Lógico que o tamanho do projeto influencia bastante.
Aqui na empresa desenvolvemos programas Desktop em Delphi e Java. Os de Java são muito mais demorados e tem resultados menos satisfatórios que os de Delphi. Não que sejam ruins, mas é que neste quesito existem outras linguagens mais especializadas.
E antes que alguém me jogue pedras, também desenvolvemos parte web com Flex. E dá mais trabalho que o Java pra Desktop (que também pode funcionar com httpservices utilizando JWS para distribuição; pra mim ainda muito melhor que aplicação em browser). Se tratando de ERP, o nível de informação deve ser de fácil acesso e fluir muito rapidamente.

Inté.

Bem q eu queria achar emprego pra desenvolver desktop, mas só tem web…

Quem diz que desenvolver pra web é fácil provavelmente não teve experiência suficiente pra saber como desenvolvimento pra web pode se tornar um grande pesadelo. Para aplicações simples realmente é muito fácil, mas eu poderia dizer o mesmo sobre fazer uma aplicação desktop. Para aplicações simples qualquer coisa fica fácil, até desktop, senão seria outra coisa não simples. Ou seja, tudo vai depender do tipo de aplicação que precisa ser feita, e algumas ainda precisam ser feitas no desktop, por vários motivos! (o que não deve ser problema afinal swing pertence ao pacote padrão do java e portanto todo “programador java” deveria pelo menos conhecer.)

Mas a verdade é que interfaces gráficas (Desktop, Web) são apenas uma parte do todo e alguem que deseja atuar no “mercado desktop” ou “mercado web” pode estar restringindo muito suas opções desnecessariamente. O RH pode ate achar interessante mas pra alguem com mais conhecimento da área pode soar como um escritor que domina 1/3 do alfabeto.

Trabalhei 8 anos com Java em Desktop. Fazia sistemas que testavam hardware dentro e fora de linha de produção. Parte dos sistemas eram de tempo real.

Não fazia o menor sentido falar em web, para esse caso.

Também fiz algumas APIs, onde não fazia possui nenhuma interface gráfica.

Quem fala pensa que só existe web, está fechando os olhos para a indústria e para dezenas de sistemas corporativos que existem por aí. Os sistemas se integram com o SAP, e esse sim, gera os relatórios web que o gerente quer ver.

É fato que existem mais oportunidades para a web. Por outro lado, existe também uma gama enorme de programadores nesse mercado, assim como empresas pouco profissionais, oferecendo salários realmente baixos e recém formados dispostos a aceitar. Outra oportunidade de trabalho é também aprender customizar sistemas SAP (que por sinal, boa parte é em desktop) usando Java.

infelizmente me parece ser “raro” encontrar vagas para java desktop na catho/apinfo/netcarreiras…

algumas até citam desktop, demonstrando maior enfase em web, infelizmente a maioria nem cita.

O mercado desktop ainda é muito grande, apesar de que para java a maioria tem pedido web.
E usar desktop em java não é dificil desde que você conheça a API do Java. Desenvolver em linguagens como Delphi, VB, ou C#, também pode se tornar dificil se você não tiver um minimo de domínio sobre a ferramenta.
Estou desenvolvendo um sistema desktop em java, com as tecnologias GlassFish + Hibernate + JPA, mais o framework que desenvolvi para facilitar o desenvolvimento do sistema.
Estou implementando também para que meu sistema fico o máximo flexivel, ou seja, na qual eu possa desenvolver uma extensão para o sistema, sem mecher no sistema original, assim eu posso tratar um regra de negocio especifica para cada empresa, caso a empresa me peça para desenvolver algum recurso especifico.

mas cara qual a diferenssa em programar pra desktop ou web??

nao eh tudo codigo manuuuu???

quem vai usaaa o programa é o usuario oxente…

entao pra q se preocupar-se com isso…

desenvolvedor tem q desenvolver pra tudo desktop web pc de mao celular pq aí tem emprego bao fileh da vaca

Aplicações desktop e nativas estão com tudo. Se pretende trabalhar com aplicações na area gráfica, jogos, etc. Não dá pra serfeito utilizando javascript & HTML, só sendo Desktop, FLASH, iPhone, JavaFX.

"