Mercado de trabalho para desenvolvedor Desktop?

Olá sou estudante de Engenharia de Computação, já venho “namorando” o Java há algum tempo, e agora que estou com mais tempo tomei a decisão de me " casar "com a linguagem Java, mas confesso que estou com certo receio quanto ao mercado de trabalho para um desenvolvedor Java Desktop.

Em meus estudos já tenho boa lógica de programação, pois passei por diversas linguagens( Pascal, C, C++ )mas me identifiquei com o Java quando fiz um mini curso extensivo usando o programa Eclipse, mas hoje já estou em estudo com NetBeans 6.7.1

Conclusão: Estou decidido a ir até o final com Java, mas estou no caminho certo? Uma pessoa que esta começando agora e tendo as condições que já tenho em experiência, poderá ter um futuro promissor seguindo esse caminho?

Quero também pedir desculpas pelo tópico “noob”, mas realmente acredito que alguns de vocês que já são feras no assunto poderão me dar com certeza uma clareada e toda resposta será bem vinda.

Desde já, muito obrigado!

Cara excelente tópico até eu que trabalho com java tenho dúvidas de seu futuro promissor, mais pelo que vejo vc tem bastante experiência na área de desenvolvimento então concerteza vc vai se dar bem sim com Java, ainda mais quem desenvolvia em Pascal eu tbm desenvolvi nele e concerteza o Java é bem mais fácil.

Agora essa palavra “Desenvolvedor Desktop”, o mercado para desenvolvedor desktop existe sim mais não no volume absurdo q tem o mercado para desenvolvedor web. Em matéria de profissionais, de todos desenvolvedores java que eu conheço 5% são desenvolvedores desktop o volume de profissionais java para desktop é bem baixo tbm.

Em relação ao futuro do mercado de Java para desktop eu tbm tenho minha dúvida…

Cara, isso depende.
Aqui na empresa por exemplo, temos sistemas com a view Swing, mas não num client-server, criando consultas na tela
e executando no banco.
Mas sim numa arquitetura como manda o ‘figurino’ web.