Mercado de Trabalho: Porto AlegreXCampinasXBelo Horizonte

31 respostas
L

Fala Galera! Gostaria de pedir ajuda para o pessoal que mora e trabalha com java nas cidades que mencionei no assunto(Porto Alegre, Campinas e Belo Horizonte). Atualmente moro em Brasília e estou para me formar em julho e gostaria de passar um tempo bem longo fora daqui :D, mas fico meio em dúvida quanto ao mercado de TI fora de Bsb. Aqui o mercado é mto bom, paga bem, tem bastante emprego e grandes empresas. Gostaria de saber do pessoal dessas cidades se:
- Encontra-se emprego p/ java facil?
- Qual a media salarial para programador e ou analista java junior/senior (PJ/CLT)?
- Tem bastante empresas de grande porte por ai?
- Qual o tipo de demanda de software?P.ex: em brasília arrisco dizer que 80% dos projetos destinam-se ao governo ou instituições financeiras.
- Há pespectiva de crescimento do setor de TI em sua cidade?
-Tem algum nicho de tecnologia que esta sendo mais visado por ai? Alguma certificação especifica pode ajudar?
- Inglês fluente?
Já andei pesquisando no forum e encontrei bastante coisa, mas a maioria dos post são um pouco antigos (2005-2007). gostaria de algo bem atual(jan/2009, p.ex). Eu conheço as 3 cidades, mas mesmo assim gostaria de saber o ponto de vista da galera quanto a qualidade de vida, se tem bastante coisa pra fazer, lugares pra visitar e viajar, se o pessoal é receptivo e tb se as minas sao de boa :smiley: eheheh!!
Agradeço de coração a tdos que responderem. Valeu!

31 Respostas

CarlosEduardoDantas

no Brasil, dentro da nossa área, apenas São Paulo tem um mercado de trabalho melhor do que Brasília (contando apenas os aspectos financeiro, networking, eventos, etc… não levando em conta qualidade de vida e outros … )

mas se quer mesmo sair dai e não pensa em São Paulo, eu iria pra Campinas… ótimas vagas, custo de vida não muito alto, trânsito ruim mas não caótico…

BH tem fama de pagar mal (se comparado com o custo de vida da cidade) e POA desconheço… apenas tenho alguns amigos que já trabalharam por lá e dizem que o mercado é bom mas comparado com SP ainda está longe.

CarlosEduardoDantas

ah… opinião pessoal… .caso algum bairrista se sinta ofendido… que vá fazer uma pesquisa e postar por aqui…

agradeço.

Rubem_Azenha

Campinas tem um mercado legal, algumas empresas grandes como CPqD, CI&T e Matera.

Mas não da para comparar com SP, o mercado na capital é maior e todos os que migraram de Campinas para SP (eu incluso) dizem que o salário de SP em geral é bem melhor.

L

Obrigado Rubem e Carlos por responderem.
Pois eh, eu sei que o mercado bom mesmo eh SP. Nao tem como fugir disto, mas sinceramente eu nao “morro de amores por SP”. Eh uma cidade mto legal, mas nao tenho mta vontade de ir para la. Acho que a unica vantagem em SP mesmo eh o tamanho do mercado. O fato do salario ser maior, nao eh um diferencial eu acho, pois vc ganha mais e gasta mto mais tb.

Ja Campinas eh uma cidade legal. Minha familia eh de la, conheço bem a cidade. Acho que o custo de vida eh um pouco menor, mas eu nao conheço a media salarial la. Alem disso, tem o problema da violencia que em campinas eu acho que chega a ser gritante pelo tamanho da cidade.

Eu gostaria mesmo eh de Porto Alegre, mas as minhas pesquisas nao sao mto animadoras. Pelo que tava vendo um perfil java senior c/ ingles fluente ta tirando uns R$3.800,00. Acho que o mesmo perfil aqui em bsb tiraria pelo ao menos R$ 1.000,00 a mais e o custo de vida é quase o mesmo, mas enfim…

CarlosEduardoDantas

Lupinacci:
Obrigado Rubem e Carlos por responderem.
Pois eh, eu sei que o mercado bom mesmo eh SP. Nao tem como fugir disto, mas sinceramente eu nao “morro de amores por SP”. Eh uma cidade mto legal, mas nao tenho mta vontade de ir para la. Acho que a unica vantagem em SP mesmo eh o tamanho do mercado. O fato do salario ser maior, nao eh um diferencial eu acho, pois vc ganha mais e gasta mto mais tb.

Ja Campinas eh uma cidade legal. Minha familia eh de la, conheço bem a cidade. Acho que o custo de vida eh um pouco menor, mas eu nao conheço a media salarial la. Alem disso, tem o problema da violencia que em campinas eu acho que chega a ser gritante pelo tamanho da cidade.

Eu gostaria mesmo eh de Porto Alegre, mas as minhas pesquisas nao sao mto animadoras. Pelo que tava vendo um perfil java senior c/ ingles fluente ta tirando uns R$3.800,00. Acho que o mesmo perfil aqui em bsb tiraria pelo ao menos R$ 1.000,00 a mais e o custo de vida é quase o mesmo, mas enfim…

vc tem grana pra viajar? va nas 3 cidades, faça umas entrevistas e analise qual é a melhor opção… é sério… já ouvi maravilhas de certos lugares, e qdo fui nao gostei… não porque as pessoas estavam mentindo, mas porque gosto é pessoal…

tenho amigos que são felizes em cidades de 100.000 habitantes e não tem muito o que fazer fora trabalhar … mas preferem vida tranquila (fora do trabalho)… :wink:

Andre_Brito

Tem alguns moderadores de Porto Alegre aqui no GUJ (e mais o peerless). Se você perguntar pra eles, acho que consegue melhores informações.

Eu não sei se é verdade, mas você já parou pra pensar que em Porto Alegre o custo de vida pode ser muito menor que em bsb? Se for menor, 3.800 deve tá muito bom.

Abraço.

ironpoa

O mercado aqui em POA já foi melhor. Nesse ano ocorreu demissão em massa de um banco, então
muita gente foi pro mercado, ocupando vagas disponíveis.
Java Senior, com inglês fluente pode tirar R$ 3500,00 CLT, e de R$ 5500,00 a R$ 7000,00 PJ.
Depende da empresa.

O custo de vida aqui, pelo menos pra mim, eu acho pouco (moro com meus pais).
Tu consegue almoçar bem, variando de R$ 7,00 a R$ 15,00
O aluguel eu nao sei, mas aptos
de 1 quarto, numa zona mais ou menos, sai entre 200 a 400 (chute).

O meio de transporte aqui é ônibus ou lotação (tipo uma van),
e se tu morar na grande porto alegre, ou trabalhar por lá, tem metrô.
O trânsito não é caótico. Nos horários de pico, de março a novembro,
fica um pouco cheio, mas muito longe de SP ou RJ. A violência maior é
com relação ao roubo de carro, mas diminuiu esse ano.

Se tu é solteiro, vem pra POA. Aqui existem 10 solteiras pra cada homem.
As mulheres mais bonitas do Brasil estão aqui.
Várias amigas reclamam q está faltando homem no mercado (como já sou noivo,
então eu apenas faço o meio de campo com outros amigos).
Entra em http://www.republicademadras.com.br/ ,
http://chairsclub.com.br/ e http://www.quartierlatinclub.com.br/.
São picos mais styles q tem na noite aqui.

Como tu disse q mora em BSB, eu morei com meus pais 2 anos em BSB ( a muitos anos atrás).
Meus pais vieram pq não aguentaram, a vida social muito inferior daqui.

Qualquer dúvida, estou a disposição.
Abraços

F

Se Java Senior com inglês fluente ganha apenas R$ 3.500,00 como CLT em POA, então eu vou mudar meus planos e não vou mais sair do interior do RS não…

ironpoa

Tche, como falei, são prognósticos meus, to dando uns chutes.
Depende da empresa! Tem empresas q tu pode ganhar mais, tranquilamente,
e outras tu vai ganhar menos.

ivo_costa

Não vem pra POA, a quebra do banco fudeu muito com o mercado daqui, ainda tenho conhecidos que trabalhavam lá e que ainda estão procurando trabalho. Por causa dessa demissão (+ou- 500 pessoas de TI) os desempregados estão aceitando trabalhar por menos.
No zero hora quase não aparece mais vagas nos últimos 2 meses.

ps.: ironpoa me manda o email dessas suas amigas…

F

E em Brasilia como está o mercado? Quanto mais ou menos alguém com as caracteristicas abaixo consegue tirar??

Superior Completo - Sistemas de Informações.
1 ano e meio de experiencia com Java - J2SE.
SCJP
SCWCD.
Inglês de um nível intermediário.

Agradeço se tu puder me dar uma idéia.
To afim de sair do interior do RS, mas tem que valer a pena…

jgbt

Existem vagas de 5k clt em Porto Alegre, mas são raras. Depende do seu CV. O normal é no maximo 4k. Isso pq o custo de um funcionario é muito alto. Se vc ganha 5k vc custa 10k p/ a empresa.
Como pj é de 5k p/ cima, na maioria dos lugares fica em torno de 6k. Existem vagas de ate 45,00 p/ hora, se vc for bom. nada de certificados e papel, ma sim experiencia.

Ja ganhei mais como PJ em valor bruto, hj troquei um pouco dessa minha grana mensal por ferias e 13 como PJ. Por enquanto ta valendo a pena. Depende muito da sua negociação.

[]´s

ironpoa

fernandoeick, teu problema pro mercado daqui é o pouco tempo de experiência em Java,
e ainda não ter no CV J2EE.
Aqui em POA, as certificações são muito menos exigidas do que experiência. E o mercado
tá bem inchado!
Se tu tem um emprego estável, pagando bem, não vem pra cá.

ironpoa

ivo costa:

ps.: ironpoa me manda o email dessas suas amigas…

Podemos negociar isso aí ehehhehehehehehe.
Free pass na tia carmen ???
hehehehehheheheheh

F

Pois é… mas enquanto não se tem tempo de serviço suficiente pra conseguir bons empregos e salários através da experiência, o jeito é ir tentando provar sua competência e seu conhecimento através de certificados mesmo… Ou você acha melhor omitir os certificados e citar somente a experiência?

peerless

iron, manda o email das amigas++.

Na boa, o que posso dizer de porto alegre é: faltam profissionais capacitados como em todo lugar, se tu for capacitado, não tema, pode vir.

jgbt

fernandoeick:

Pois é… mas enquanto não se tem tempo de serviço suficiente pra conseguir bons empregos e salários através da experiência, o jeito é ir tentando provar sua competência e seu conhecimento através de certificados mesmo… Ou você acha melhor omitir os certificados e citar somente a experiência?

Como falei antes, vai muito do seu CV e poder de negociação. Eu so quis dizer que existem vagas de 5k p/clt, vagas de 6/7k p/ pj com ferias, 13 e tal.
Se vc mesmo sem muita experiencia convencer teu empregadr que vc vai resolver o problema, vc vai ser contratado. Certificação nunca é ruim, mas não vai te garantir nada. Eu tenho, SCJP e SCWCD, mas nem lembro a ultima vez que elas serviram p/ alguma coisa.
So quis dizer que 3.5k clt p/ um cara sem muita experiencia não me parece muito ruim. tem vagas com salarios maiores. Se vc acha que pode pedir mais, blz. Clt por sinal é bem raro, vc vai encontra muito mais vagas como PJ.
Vagas boas em Poa ate que tem, falta na verdade gente com quaificação p/ ocupar. Mas eu to falando da qualificação mais dificil de se conseguir, que é experiencia. O mercado ta cheio de programador java de framework, com experiencia em sisteminha CRUD. JSF/Spring/Hibernate p/ basicamente tirar e colocar no banco. esse é o maior problema aqui em Porto Alegre.

[]´s

Andre_Fonseca

Rubem Azenha:
Campinas tem um mercado legal, algumas empresas grandes como CPqD, CI&T e Matera.

Mas não da para comparar com SP, o mercado na capital é maior e todos os que migraram de Campinas para SP (eu incluso) dizem que o salário de SP em geral é bem melhor.

Tem a IBM em Hortolandia também, e sua leva de terceirizados… rs

Quanto ao custo de vida eu não acho tão mais baixo assim, na verdade eu acho até que você consegue gastar menos morando em alguns lugares de Sampa, até mesmo na grande SP…

Estou em Sampa a 5 anos, e já cogitei ir para Campinas algumas vezes…

Na opinião de vocês, acham que seria um retrocesso sair de Sampa e ir para Campinas??

Ou será que depende da relação oportunidades x salário x qualidade de vida??

Eu estou propenso a qualidade de vida ultimamente… rs

L

Pessoal, valeu pelas respostas e ironpoa teu post eh mto animador ehehehe! as minas ai alem de gatas estao solteiras eh!?
disso que to precisando mesmo… lembro bem das vezes que eu fui ai, tdas foram mtooooo boas :D. aqui em bsb eh o oposto tem 10 machos pra uma mulher e te garanto que a mais feinha ai eh uma Deusa aqui. E tb, tdo aqui eh caro. Pago 900conto(aluguel+cond.) em uma kit minuscula. Comer com 7 reais aqui eh impossivel, nao da nem pra comprar um lanche na rodoviaria. Eu gasto 20 reais por dia so de almoco. Quando vo no super compro 3 sacolinhas e ja da 70reais. Minha academia sai uns R$175, carissimooo!! E alem disto a night aqui eh uma merda: poucas opcoes, tdo caro(no min. R$45 uma night boa), mto macho, mulher ignorante-feia e acaba tdo cedo. O unico positivo de bsb eh a organizacao que eh impecavel, seguranca e eh uma cidade grande com ar de pequena. Resumindo, pra quem quer tranquilidade e ganha bem aqui eh otimo.

Mas mudando de assunto pelo que o jgbt falou o mercado aqui paga mais ou menos a mesma coisa. o max que vi um clt ganhar foi 5k, alem disto um salario bom de clt aqui eh em torno de 3.5k-4k, nao passa mto disto. Por outro lado PJ eu ja vi de 3k ate 10k. Mas claro, os que ganham acima de 7K sao caras excepcionais. Aqui tem mta gente boa, cara que saca mesmo. Aqui tem mto projeto pro governo federal e os caras cobram qualidade e inovacao entao o pessoal tem que correr atras. Te garanto que aqui usam spring e hibernate pra mto mais coisas do que fazer um sisteminha CRUD =D. A pouco tempo atras uma grande empresa daqui, a politec perdeu um contrato milhionario com o BB e mta gente foi pra rua. Vi cara com 10 anos de expeciencia aceitando ganhar 2k, mas felizmente este tempo ja passou e apesar da crise finaceira tem havido ate mtas contratacoes.

Aqui as certificacoes tb sao so uma coisinha a mais no curriculo, nao contam tanto quanto o pessoal diz que conta. Eh impressionante tb o fato de aqui linguas nao valerem absolutamente nada. Falo frances e ingles e isso nunca me serviu de nada aqui… Acho que isso se deve o fato da producao estar mto voltada para o governo e bancos entao fica tdo no portugues mesmo.

fernandoeick, pelo teu perfil que eh desktop e sem mta experiencia se nao me engano vc com mta procura consegue tirar uns 2.2k-2.5k. Eu digo com mta procura pq aqui a maioria do desenvolvimento eh web, poucas vagas desktop. Agora tem surgido mtos empregos pra swing, eu mesmo trabalhei 2 anos em um, mas a demanda mesmo eh por web. Mas eu acho que os usuarios estao cada vez mais exigentes em relacao a qualidade grafica e usabilidade dos programas(experiencia do usuario) e isso a web nao prove mto bem ainda, mas o desktop sim. Alem disto a parte de backend(servidores, conexcoes e afins) ja ta bem estabelecida, agora eh hora de investir em interacao com o usuario. Te falei tdo isso pra dizer que apesar de desktop ser promissor o que conta mesmo eh web, entao aprenda web se esquecer do swing ok!?

peerless isso que vc disse eh bem verdade!

André Fonseca, eu acho que nao eh retrocesso algum tu voltar pra Cmp. Ate pq Cmp eh uma cidade mto rica e desenvolvida, tem otimas oportunidades la. Grandes empresas que pessoalmente sao minha preferencia, nem curto empresa pequena. Eu quero sair daqui de bsb pq to procurando qualidade de vida e tb e quero novos ares. se vc tb ta na mesma, quer qualidade de vida e tal vai fundo garoto.

abxs!

W

Acho que se eu fosse trabalhar no Brasil novamente eu iria pra algum lugar no Sul (mesmo o salario sendo menor).
Eu sou de SP mas sinceramente a cidade ta um nojo, suja, cheio de gente, fora o transito infernal e violencia. Quem nasce em SP (como eu) eu ate entendo aguentar essa cidade, mas pra quem eh de fora eu acho loucura.
Talvez por um tempo pra fazer um peh de meia ate vale a pena, mas nao pra ficar a vida toda.

//Daniel

erickles

Não sei a quanto tempo você tah fora de sp, mas com a lei cidade limpa do Kassab, o visual das fachadas tah bem melhor, sem outdoor e talz…

W

erickles:
windsofhell:

Acho que se eu fosse trabalhar no Brasil novamente eu iria pra algum lugar no Sul (mesmo o salario sendo menor).
Eu sou de SP mas sinceramente a cidade ta um nojo, suja, cheio de gente, fora o transito infernal e violencia. Quem nasce em SP (como eu) eu ate entendo aguentar essa cidade, mas pra quem eh de fora eu acho loucura.
Talvez por um tempo pra fazer um peh de meia ate vale a pena, mas nao pra ficar a vida toda.

//Daniel

Não sei a quanto tempo você tah fora de sp, mas com a lei cidade limpa do Kassab, o visual das fachadas tah bem melhor, sem outdoor e talz…

A ultima vez que eu fui ai foi 1 ano atras. Sim, esta melhor nesse sentido.

andrerios

Kra prefiro 1 zilhao de vezes os outdoors do q essa zona q é o sistema de transito de sp, onibus, metro, trem, td LOTADO fora o transito q nem preciso falar…

daki uns anos a ideia é procurar um canto fora dessa zona q tá SP… nasci aki (SP) tb e sempre morei aki…

abraco!

divz

po…
sou de porto alegre
to começando agora, vejo a gurisada falando que ta dificil de achar trabalho
fico com o c* na mão aoiehaoeiahei
abraços

jgbt

divz:
po…
sou de porto alegre
abraços

não, conseguir emprego em desenvolvimento java não é dificil. O mercado deu uma inchada agora por causa das citadas demissões. Mas rapidinho volta ao normal, tem muita demanda na nossa area. O que foi dito é que p/ conseguir um salario acima da media é dificil, as vagas são poucas e a exigencia é alta, mas isso é em qualquer area, não so na TI.
Mas na media Porto Alegre ainda tem muitas oportunidades com boa remuneração.

[]´s

aconstantino

Tem algumas consultorias que alocam profissionais nos clientes no interior de SP…acho uma boa se for um projeto grande…
pagam relativamente bem e não tem os problemas das grandes cidades
esses dias estive em idaiatuba e me pareceu ser uma boa cidade

quem quer vida tranquila tem que ir pro interior…

divz

jgbt:
divz:
po…
sou de porto alegre
abraços

não, conseguir emprego em desenvolvimento java não é dificil. O mercado deu uma inchada agora por causa das citadas demissões. Mas rapidinho volta ao normal, tem muita demanda na nossa area. O que foi dito é que p/ conseguir um salario acima da media é dificil, as vagas são poucas e a exigencia é alta, mas isso é em qualquer area, não so na TI.
Mas na media Porto Alegre ainda tem muitas oportunidades com boa remuneração.

[]´s

ah beleza…
é que pra quem ta começando sabe como é né… tudo é um susto :?

Andre_Fonseca

sei que não é uma revista tão boa assim, muito marketing e tal… mas na Voce S.A. este mês a reportagem de capa discute justamente isso, como procurar empresas que te ofereçam: Qualidade de Vida, Remuneração, Estabilidade, Desafio, ou Responsabilidade Social - não lembro se esqueci de algum item

a reportagem diz que não podemos encontrar o emprego perfeito, mas sim temos que fazer escolhas, e o que devemos verificar é se a escolha que fizemos naquele momento nos satisfaz

isso quer dizer que em determinado momento da carreira as nossas escolhas podem ser pautadas por necessidades diferentes…

CarlosEduardoDantas

André Fonseca:
sei que não é uma revista tão boa assim, muito marketing e tal… mas na Voce S.A. este mês a reportagem de capa discute justamente isso, como procurar empresas que te ofereçam: Qualidade de Vida, Remuneração, Estabilidade, Desafio, ou Responsabilidade Social - não lembro se esqueci de algum item

a reportagem diz que não podemos encontrar o emprego perfeito, mas sim temos que fazer escolhas, e o que devemos verificar é se a escolha que fizemos naquele momento nos satisfaz

isso quer dizer que em determinado momento da carreira as nossas escolhas podem ser pautadas por necessidades diferentes…

no momento a minha única escolha no quesito qualidade de vida se chama 30 dias de férias ao ano :wink:

G

Outra solução seria fazer homeoffice com uma empresa de Sampa, ganha-se na média de Sampa estando em Poa. É o que faço atualmente.
Mas com certeza o mercado deu uma inchada mesmo nesse fim de ano pelas demissões supra-citadas.
A moral é seguinte, tens de ver o que você quer? Se você quer qualidade de vida, mais tranquilidade e mulherada acho que é Poa. Se vc quer impulsionar sua carreira, ganhar dinheiro acho que é Sao.
Salários relativamente bons pra gente de qualidade existe em qualquer cidade em qualquer profissão. Acho que procurando um pouco aqui da pra conseguir Java Senior ~6-7k.

vinicius_jssouza

Pessoal, gostaria de saber qual a média salarial em BH e do interior de minas para júnior e estagiário, SCJP…

Criado 14 de janeiro de 2009
Ultima resposta 19 de jan. de 2009
Respostas 31
Participantes 17