Mercado de Trabalho Programador Java Desktop

Gostaria que aqueles que trabalham com Java Desktop , se há mercado de trabalho para essa área .
Ou terei de migrar para Java Web ? Eu estou aprendendo a programar para desktop e não gostaria
de abrir mão de algo que estou gostando e que mais me identifico . Mas o meu medo é que depois
de estudar tanto e passar horas criando código (só para aprender) , eu tenha que abandonar o que
gosto para mudar para outro segmento de programação .

Boa tarde,

Então eu estou no mesmo barco que voce… gosto de Java desk e programo apenas para conhecimento e faculdade, mas quero seguir carreira com isso…

Porem uma coisa é certa, todo o conhecimento que vc esta conhecendo agora sera valido… isso é certeza!

[quote=rafael22fs]Boa tarde,

Então eu estou no mesmo barco que voce… gosto de Java desk e programo apenas para conhecimento e faculdade, mas quero seguir carreira com isso…

Porem uma coisa é certa, todo o conhecimento que vc esta conhecendo agora sera valido… isso é certeza!

[/quote]

Boa tarde .

Sim , até porque eu desejo programar para Android também . Só nesse período (estou no primeiro) ,
estou devorando 3 livros : Java como Programar 8 edição , Core Java Volume 2 Advanced Features ,
e um outro de JSP que não lembro o nome completo agora . E ano que vem vou batalhar pra tirar
a certificação e treinar Android e continuar exercitando em Java Desktop . Quero desenvolver
aplicações usando Swing. Principalmente ferramentas de desenvolvimento .

Como você é estudante pode ser melhor aprender um pouco de cada tipo de aplicação, para quando surgir uma ótima vaga ter conhecimento para ingressar, de repente alguém te indica para uma grande oportunidade que o projeto é web e acaba perdendo. Não precisa devorar livros, mas saber fazer o essencial para cada tipo de aplicação na prática, seguindo a direção dos livros ou instrutor. Vai evoluir em algo específico quando começar a trabalhar.

Uma coisa é certa, as oportunidades web são muito maiores, desktop Java na maioria é manutenção, conheço de quem trabalha. Se quiser focar em uma coisa, foque em web. Já gostei muito de trabalhar com desktop Delphi mas hoje não gosto mais, muito menos desktop Java, só trabalho com Web. Então não descarte vir a gostar mais de web.

[quote=javaflex]Como você é estudante pode ser melhor aprender um pouco de cada tipo de aplicação, para quando surgir uma ótima vaga ter conhecimento para ingressar, de repente alguém te indica para uma grande oportunidade que o projeto é web e acaba perdendo. Não precisa devorar livros, mas saber fazer o essencial para cada tipo de aplicação na prática, seguindo a direção dos livros ou instrutor. Vai evoluir em algo específico quando começar a trabalhar.

Uma coisa é certa, as oportunidades web são muito maiores, desktop Java na maioria é manutenção, conheço de quem trabalha. Se quiser focar em uma coisa, foque em web. Já gostei muito de trabalhar com desktop Delphi mas hoje não gosto mais, muito menos desktop Java, só trabalho com Web. Então não descarte vir a gostar mais de web.[/quote]

Obrigado . Só uma pergunta : java para web também possui aplicações gráficas , por exemplo , eu posso incorporar botões e coisas semelhantes ao swing ?
Há uma biblioteca para usar gráficos nos aplicativos web java ?

[quote=paulo10171][quote=javaflex]Como você é estudante pode ser melhor aprender um pouco de cada tipo de aplicação, para quando surgir uma ótima vaga ter conhecimento para ingressar, de repente alguém te indica para uma grande oportunidade que o projeto é web e acaba perdendo. Não precisa devorar livros, mas saber fazer o essencial para cada tipo de aplicação na prática, seguindo a direção dos livros ou instrutor. Vai evoluir em algo específico quando começar a trabalhar.

Uma coisa é certa, as oportunidades web são muito maiores, desktop Java na maioria é manutenção, conheço de quem trabalha. Se quiser focar em uma coisa, foque em web. Já gostei muito de trabalhar com desktop Delphi mas hoje não gosto mais, muito menos desktop Java, só trabalho com Web. Então não descarte vir a gostar mais de web.[/quote]

Obrigado . Só uma pergunta : java para web também possui aplicações gráficas , por exemplo , eu posso incorporar botões e coisas semelhantes ao swing ?
Há uma biblioteca para usar gráficos nos aplicativos web java ?[/quote]
Existe o Primefaces para JSF por exemplo que é semelhante a cultura de desenvolvimento desktop, baseado em componentes gerenciados pelo Java. Só que eu particularmente não gosto, prefiro a liberdade do HTML usando Spring MVC por exemplo, como ajuda no lado client HTML poderá usar o Bootstrap por exemplo e uma infinidade de componentes e frameworks JavaScript disponíveis na comunidade. Mas antes disso tudo deverá começar a estudar o básico da web em Java, seguindo por exemplo o conteúdo da apostila FJ-21 da Caelum.

[quote=javaflex][quote=paulo10171][quote=javaflex]Como você é estudante pode ser melhor aprender um pouco de cada tipo de aplicação, para quando surgir uma ótima vaga ter conhecimento para ingressar, de repente alguém te indica para uma grande oportunidade que o projeto é web e acaba perdendo. Não precisa devorar livros, mas saber fazer o essencial para cada tipo de aplicação na prática, seguindo a direção dos livros ou instrutor. Vai evoluir em algo específico quando começar a trabalhar.

Existe o Primefaces para JSF por exemplo que é semelhante a cultura de desenvolvimento desktop, baseado em componentes gerenciados pelo Java. Só que eu particularmente não gosto, prefiro a liberdade do HTML usando Spring MVC por exemplo, como ajuda no lado client HTML poderá usar o Bootstrap por exemplo e uma infinidade de componentes e frameworks JavaScript disponíveis na comunidade. Mas antes disso tudo deverá começar a estudar o básico da web em Java, seguindo por exemplo o conteúdo da apostila FJ-21 da Caelum.[/quote]

Certo , mas antes de mais nada eu quero estudar para no meio do ano que vem tirar a primeira certificação . E paralelamente ano que vem eu estudo java web e também android .
Eu tenho as apostilas mas queria saber se você tem um nome de um bom livro , melhor um excelente livro de web em java .

[quote=paulo10171][quote=javaflex][quote=paulo10171][quote=javaflex]Como você é estudante pode ser melhor aprender um pouco de cada tipo de aplicação, para quando surgir uma ótima vaga ter conhecimento para ingressar, de repente alguém te indica para uma grande oportunidade que o projeto é web e acaba perdendo. Não precisa devorar livros, mas saber fazer o essencial para cada tipo de aplicação na prática, seguindo a direção dos livros ou instrutor. Vai evoluir em algo específico quando começar a trabalhar.

Existe o Primefaces para JSF por exemplo que é semelhante a cultura de desenvolvimento desktop, baseado em componentes gerenciados pelo Java. Só que eu particularmente não gosto, prefiro a liberdade do HTML usando Spring MVC por exemplo, como ajuda no lado client HTML poderá usar o Bootstrap por exemplo e uma infinidade de componentes e frameworks JavaScript disponíveis na comunidade. Mas antes disso tudo deverá começar a estudar o básico da web em Java, seguindo por exemplo o conteúdo da apostila FJ-21 da Caelum.[/quote]

Certo , mas antes de mais nada eu quero estudar para no meio do ano que vem tirar a primeira certificação . E paralelamente ano que vem eu estudo java web e também android .
Eu tenho as apostilas mas queria saber se você tem um nome de um bom livro , melhor um excelente livro de web em java .[/quote]
Não tenho livros de Java, aprendi o que precisei em cursos, muito google e trabalhando em equipe. Mas se seu objetivo é certificação terá sim que estudar bastante.

Aqui tem um tópico sobre isso: http://www.guj.com.br/java/297500-dicas-de-livros-para-java-web

[quote=javaflex][quote=paulo10171][quote=javaflex][quote=paulo10171][quote=javaflex]Como você é estudante pode ser melhor aprender um pouco de cada tipo de aplicação, para quando surgir uma ótima vaga ter conhecimento para ingressar, de repente alguém te indica para uma grande oportunidade que o projeto é web e acaba perdendo. Não precisa devorar livros, mas saber fazer o essencial para cada tipo de aplicação na prática, seguindo a direção dos livros ou instrutor. Vai evoluir em algo específico quando começar a trabalhar.

Eu tenho as apostilas mas queria saber se você tem um nome de um bom livro , melhor um excelente livro de web em java .[/quote]
Não tenho livros de Java, aprendi o que precisei em cursos, muito google e trabalhando em equipe. Mas se seu objetivo é certificação terá sim que estudar bastante.

Aqui tem um tópico sobre isso: http://www.guj.com.br/java/297500-dicas-de-livros-para-java-web[/quote]

[quote=javaflex][quote=paulo10171][quote=javaflex][quote=paulo10171][quote=javaflex]Como você é estudante pode ser melhor aprender um pouco de cada tipo de aplicação, para quando surgir uma ótima vaga ter conhecimento para ingressar, de repente alguém te indica para uma grande oportunidade que o projeto é web e acaba perdendo. Não precisa devorar livros, mas saber fazer o essencial para cada tipo de aplicação na prática, seguindo a direção dos livros ou instrutor. Vai evoluir em algo específico quando começar a trabalhar.

Aqui tem um tópico sobre isso: http://www.guj.com.br/java/297500-dicas-de-livros-para-java-web[/quote]

Que certificações você acha que eu deva tirar primeiro ? Se puder dar sua opinião , ficarei muito grato .

Não sei te dizer pois nunca estudei pra certificações, nem ligo pra isso. Aqui tem um post sobre o que perguntou: http://www.guj.com.br/java/299384-primeira-certificacao No mais, tem um fórum dedicado sobre certificações: http://www.guj.com.br/forums/show/11.java

Considerando JAVA7:
1º - Java SE 7 Programmer I - 1Z0-803
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-803&p_org_id=&lang=

2º - Java SE 7 Programmer II - 1Z0-804
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-804&p_org_id=&lang=

Após passar nas 2 provas será um OCJP7

Depois desta existe algumas alternativas que vai de cada um, colocando as opções mais comuns :

Java EE 6 Web Component Developer Certified Expert Exam - 1Z0-899
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-899&p_org_id=&lang=

Java EE 6 Enterprise JavaBeans Developer Certified Expert Exam - 1Z0-895
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-895&p_org_id=&lang=

Java EE 6 Java Persistence API Developer Certified Expert Exam - 1Z0-898
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-898&p_org_id=&lang=

#####################################
Esquecendo as certificações, dou uma dica, não tente aprender JSF ou outro framework web, sem antes saber fundamentos web, JSP, EL e Servlet. A apostila fj21 da caelum é um boa.

[quote=asousaj]Considerando JAVA7:
1º - Java SE 7 Programmer I - 1Z0-803
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-803&p_org_id=&lang=

2º - Java SE 7 Programmer II - 1Z0-804
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-804&p_org_id=&lang=

Após passar nas 2 provas será um OCJP7

Depois desta existe algumas alternativas que vai de cada um, colocando as opções mais comuns :

Java EE 6 Web Component Developer Certified Expert Exam - 1Z0-899
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-899&p_org_id=&lang=

Java EE 6 Enterprise JavaBeans Developer Certified Expert Exam - 1Z0-895
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-895&p_org_id=&lang=

Java EE 6 Java Persistence API Developer Certified Expert Exam - 1Z0-898
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-898&p_org_id=&lang=

#####################################
Esquecendo as certificações, dou uma dica, não tente aprender JSF ou outro framework web, sem antes saber fundamentos web, JSP, EL e Servlet. A apostila fj21 da caelum é um boa.[/quote]

Obrigado pelas dicas . Eu vou ler livros sobre JSP e servlets ano que vem , se bem que no Java programar que estou lendo e no Core Java volume 2 também tenha .
A apostila que você citou só vou ler ano que vem também , assim como vou estudar para a primeira certificação .

[quote=paulo10171]
Obrigado pelas dicas . Eu vou ler livros sobre JSP e servlets ano que vem , se bem que no Java programar que estou lendo e no Core Java volume 2 também tenha .
A apostila que você citou só vou ler ano que vem também , assim como vou estudar para a primeira certificação .[/quote]

Disponha.
Bons estudos.

[quote=asousaj][quote=paulo10171]
A apostila que você citou só vou ler ano que vem também , assim como vou estudar para a primeira certificação .[/quote]

Disponha.
Bons estudos.[/quote]

Só mais uma pergunta : é difícil a prova das primeiras certificações Java ?