Mercado de trabalho

3 respostas
F

Pessoal tenho 30 anos, estou pensando em me formar em tecnologia em banco de dados e especializar em JAVA. Bom a pergunta pra vcs mestres em TI é a seguinte.

Vcs acham q tenho chance de entrar no mercado de trabalho ou fica difícil? Sim, mais um acréscimo a faculdade é particular.

3 Respostas

peczenyj

Qual a sua ocupação anterior ? algo ligado à informatica ?

Eu sugiro que vc pratique muito e tente pegar qq oportunidade, por menos que pague, para obter experiência. Pode ser que vc coma o pão que o diabo amassou mas vc vai obter algo mais importante que experiência - pessoas conhecidas no ramo.

Ai vc se da bem com o programador X. O programador X vai pra outra empresa em busca de um salario 300% maior e descobre, meses depois, que tem uma vaga E vc era um cara legal… logo vc recebe um mail… e por ai vai.

Quanto a idade e a faculdade - um dos melhores desenvolvedores ORACLE que ja conheci era formado em letras. Um dos caras q trabalha comigo é engenheiro agrônomo. Eu não sou formado, mas estou no curso de fisica (parado).

O seu curriculo e suas referências geralmente falam bem mais alto que uma faculdade, porém uma graduação sempre é interessante.

Interessante pessoalmente e interessante como criterio de desempate em entrevistas pra emprego. Eu diria ‘manda brasa’ e saiba fazer um programa java simples olhando o javadoc, usando um editor de textos simples e compilando ‘na mão’ ou usando o ant (usando um controlador de versão então… seria muito legal).

Se chegar nesse nível, eu te contrataria se fosse um “chupa-cabra”.

B

A regra é a mesma de qualquer outra área: Dedicação!

Você é aquilo que pensa: se pensar em fracasso, será um fracasso. Se pensar em sucesso, será um sucesso.
Então não se preocupe com idade e título de faculdade, esses são itens secundários. O item primário é resultado, é isso que a empresa ganha com você.

Minhas dicas são:

Não reescreva exemplos, mude exemplos!
É importante que você tenha um foco, um lugar para chegar.
Seja sincero nas entrevistas, nunca diga que você sabe algo que não tenha domínio.
Seja sempre pragmático (teoria na prática).

Espero ter ajudado.

t+

ItaloE

Então cara…

Primeiro…não importa se a faculdade é particular ou não pois tanto numa particular como em uma pública o aluno tem de se virar para conseguir chegar a algum lugar. O caso é que na pública o cara acaba se matando mais pq a oportunidade não pode ser perdida, mas até aí é de cada aluno. Quem vai julgar se o cara sabe ou não é o mercado.

Segundo…Entrar na área de TI não é fácil, igual a qualquer outra área, mas as oportunidades são muito maiores e a falta de profissionais capacitados é exageradamente grande, ou seja, existe espaço ( e muito) para aqueles que são bons de verdade. Algo que com muita dedicação, força de vontade e Foco, “todos” podem conseguir.

Terceiro…entrar em java é hoje no Brasil uma das melhores opções, pois a tendência esta sendo de um aumento considerável no uso desta na medida em que o desempenho dessa tecnologia está aumentando muito com investidas da sun, na tentativa de expandir ainda mais as aplicações do java.

Resumindo…se você realmente gosta da área, você já está saindo na frente, As oportunidades são muitas e a exigência é maior ainda.
Estando sempre focado e dedicado, vc estará sempre no caminho certo…

Criado 26 de setembro de 2006
Ultima resposta 28 de set. de 2006
Respostas 3
Participantes 4