Mercado de trabalho

Pessoa, estou começando agora no área da programação, e queria opiniões de quem já tem experiencia na área se vale apena ainda começar na programação em 2023, tendo em vista as tão assustadoras AI’s. Isso me deixa um pouco preocupado.
Deixe as opiniões de vocês;

Bem, desemprego estrutural causado pelas inovações tecnológicas não é novidade no mundo da tecnologia. Sim, a questão das AI deve ser discutida melhor mais a frente, embora aí seja tema para política ou ética, mas não é algo exclusivo para as carreiras de TI, mas em teoria todas que demandam algum esforço intelectual, como direito - eles pode refazer seu lobby contra mesmo :joy: - e medicina.

Mas enfim, se pretender seguir alguma carreira, saiba nisso, que as AI tendem a fazer parte dos modais do trabalho, porém em teoria ainda são tão perfeitas, e não dão garantia de respostas absolutas, somente “bem estruturadas”.

Por isso, um profissional que se preze, nesse contexto, não foca somente nas tecnologias envolvidas, mas também no conhecimento que as orienta: algoritmos, POO, engenharia de software, IHC, estrutura de dados, dentre outras. Isto é o diferencial, o acesso aos principios que orientam e estruturam a programação.

Isso para não orientar seu trabalho e seus estudos ao GPT sei la mais, mas orientar na perspectiva tecnológica que oriente as necessidades do cliente, e a realidade da vida.