Mercado de Trabalho

Olá pessoal, sou novato ainda na área de desenvolvimento, trabalhava como estagiário em uma empresa de publicidade. Fiz 2 cursos de java e hoje sou estagiario em uma fabrica de software.
Minha dúvida é a seguinte, no meu trabalho não posso acessar internet, pesquisas, tutoriais, foruns … NADA. Gostaria de saber, um BOM programador não precisa mesmo pesquisar as coisas ? Eu preciso muito, porém estou comecando ainda …gotaria de saber do pessoal mais experiente … preciso mesmo viver sem pesquisas ??? Tipo, hj eu precisa conectar no banco … nao lembrava de jeito nenhum o nome do driver do MySQL … nao tinha como pesquisar e fiquei com vergonha de perguntar pros caras do meu lado,pra nao acharem que eu sou burro. Enrolei até o fim do dia e pesquisei agora em casa …
Se isso é normal, todas as empresas são assim ? Vários amigos meus disseram que a empresa que estou é palha etc etc … mas como isso é verdade se ela é uma das maiores do país?
Valeu galera… me desculpem se postei no lugar errado … sou iniciante aqui também

Hmm…

Eu preciso pesquisar o tempo todo. Documentação, tutoriais… Você sabe quão grande é a API Java? E mesmo se você somar à ela apenas os frameworks mais populares, já fica humanamente impossível trabalhar sem acesso à referências e documentação online.

E sobre fazer perguntas… “É melhor perguntar e ser um idiota por cinco minutos, do que não perguntar e ser um idiota a vida inteira.” Certo?

po cara… realmente programar sem acesso a documentação na net… pra mim eh impossivel…

aki onde trabalho… temos acesso livre a net…
desde q não contenha as palavras “jogo” “game” “sexo”… e outros frescuras… (se nao o browser bloqueia)

mas com relação a documentação… eh 100% livre… todo mundo acessa elas o tempo todo…
como o javaBeats disse… eh humanamente impossivel vc lembrar todos os comandos de todas as APIs q vc trabalha…

se eu fosse vc… iria comentar com os colegas de trabalho se não é possivel acessar a net para pegar a documentação no minimo…
pq creio q se eles programam em java… eles devem ter algum material disponivel para pesquisa…

abraços

[quote=marcosdelapenha]
Minha dúvida é a seguinte, no meu trabalho não posso acessar internet, pesquisas, tutoriais, foruns … NADA. Gostaria de saber, um BOM programador não precisa mesmo pesquisar as coisas ?
Eu preciso muito, porém estou comecando ainda …gotaria de saber do pessoal mais experiente … preciso mesmo viver sem pesquisas ??? Tipo, hj eu precisa conectar no banco … nao lembrava de jeito nenhum o nome do driver do MySQL … nao tinha como pesquisar e fiquei com vergonha de perguntar pros caras do meu lado,pra nao acharem que eu sou burro. Enrolei até o fim do dia e pesquisei agora em casa …
Se isso é normal, todas as empresas são assim ? Vários amigos meus disseram que a empresa que estou é palha etc etc … mas como isso é verdade se ela é uma das maiores do país?
Valeu galera… me desculpem se postei no lugar errado … sou iniciante aqui também[/quote]

Não as empresas não são assim. Fuja dessa empresa urgente, pq pelo visto ela tem um pensamento ala 1998.(A não ser que vc seja feliz trabalhando assim)
Outra. Se quer aprender bem separe aí uns contos e compre livros. Aqui no fórum tem vários tópicos com dicas de livros para iniciantes e experientes.

Amigo, por experiência própria, te digo:

Risca fora dessa empresa!

Eu já passei pela mesma situação que vc, por 1 ano e meio e foi a maior perda de tempo da minha vida!
Quando estamos começando precisamos adquirir experiência, e nesta fase, pesquisa é fundamental.
Tenta conversar com o pessoal aí da empresa e convencer do contrário, se não conseguir… um abraço! Tá cheio de empresa precisando de gente!

:thumbup:

Concordo com todo mundo aí pra cima… programar sem pesquisa num eh humano cara… Mesmo que vc tenha uma biblioteca de livros sobre java em cima da sua mesa, vc nunca vai ter tudo que precisa e obviamente nunca vai ter a agilidade de uma pesquisa no google. Pelo que vc disse é óbvio que vc tem ótimo perfil de profissional, que corre atrás e quer dar o seu melhor… por isso vai por mim, se as coisas num mudarem, pega teu rumo que com certeza vai ter empresa melhor querendo te contratar!

Abraço

E ai marcosdelapenha,

Acho que a primeira coisa a fazer é perder o mêdo de perguntar, embora seja um pouco difícil de não ser “zoado” pela galera sendo estagiário, tente não ligar pra isso se possível rsrsrsr.
Nas empresas sempre tem alguns caras que ajudam quem está REALMENTE QUERENDO APRENDER basta observar para detecta-los.

Sobre a internet é o seguinte: a maioria das empresas de tecnologia tem acesso “livre” para estudo, consultas, pesquisas etc… O problema é que tem algumas empresas grandes e pequenas que NÃO tem a tecnologia como seu principal negócio e consequentemente tem este setor um pouco mais atrasado.

Existem duas coisas que sempre me chamou a atenção em relação a estagiários:

1) Muitas empresas não tem um plano de integração (vamos dizer assim) de profissionais que estão iniciando a carreira na organização, por incrivel que possa parecer. Simplesmente colocam o carinha lá em um canto, as vezes até sem internet, e espera o tempo passa pra ver o que acontece.
2) O carinha começa como estagiário na empresa e mesmo recebendo promoção ele é considerado O ESTAGIÁRIO pela maioria. O cara fica marcado, e por mais que faça, é difícil de tirar isso do couro. Tenho que admitir que já vi algumas exceções por ai, onde a pessoa REALMENTE deixou de ser "o estagiário". Isso sem falar na GRANA, coisa de louco camaradinha.

Na minha opinião, se estes dois itens que citei acima acontecer com vc, tente mudar de empresa o mais rápido possível.

[]'s

Realmente eles estão “bloqueando” vc de aprender. Assim, não sei da sua situação, mas se a coisa ai não mudar hum… sei não, creio que seria melhor para vc procurar algo novo, visto que no momento seu objetivo como estagiário é aprender então não justifica.
Agora caso vc vá ficar ai por mais tempo vai aí minha dica: procure pela documentação Java Doc http://java.sun.com/javase/reference/api.jsp faça um downlaod dela e leve para o trabalho, faça a mesma coisa com todos o materiais que vc achar necessário. Agora se eles proibirem isso, estão procurando um profissional que pelo que sei ainda não existe. :shock:

Um abraço e boa sorte!

oi,

eu fiquei 18 meses em uma empresa assim, só tinha acesso a intranet da empresa onde tinham alguns manuais… a sorte é que eu tinha internet em casa :smiley:

porque ter vergonha em perguntar?? eu acho que não tem problema nenhum…

tem um link bem legal aqui, que já circulou pelo forum antes, vale a pena dar uma lida…

Como fazer perguntas inteligentes

Desenvolver sem googlar de vez em quando é impossível.

Você deve perguntar sim aos seus colegas, os experientes perguntam, trocam idéias por que você que está iniciando não pode?!?!

Tente ver com o gerente a possibilidade de liberar o acesso, mas bloqueando apenas o que julgarem realmente indevido. Se isso não for possível, vale começar a procurar outra empresa.

PS: Cuidado para não ficar estagnado na tecnologia imposta pela empresa, estude as novidades, empresas custam a adotar novas arquiteturas e tecnologias.

Abraços,

Essa empresa tá deixando de ter pessoal atualizado e criando soluções de qualidade. No dia a dia é impossível não precisar de uma consulta on-line a um tutorial de melhor uso de API X ou Y, ainda mais pra você que tá com essa besteira na cabeça de não perguntar. Pior será se tornar um profissional fechado e com conhecimento resumido por falta de humildade de admitir sua falta de experiência e buscar a ajuda de algum colega. A empresa pensa errado desta forma e você também. Lembre-se que não é só a empresa que escolhe quem trabalha nela, mas é sua responsabilidade escolher a empresa que quer trabalhar e fazer carreira.

[quote=marcosdelapenha] Minha dúvida é a seguinte, no meu trabalho não posso acessar internet, pesquisas, tutoriais, foruns … NADA. Eu preciso muito, porém estou comecando ainda …gotaria de saber do pessoal mais experiente … preciso mesmo viver sem pesquisas ??? Tipo, hj eu precisa conectar no banco … nao lembrava de jeito nenhum o nome do driver do MySQL … nao tinha como pesquisar e fiquei com vergonha de perguntar pros caras do meu lado,pra nao acharem que eu sou burro. Enrolei até o fim do dia e pesquisei agora em casa …
Valeu galera… me desculpem se postei no lugar errado … sou iniciante aqui também[/quote]

Em primeiro lugar é importante que você faça perguntas, porque existe uma possibilidade de ser uma estratégia da empresa bloquear esses acessos justamente para “incentivar” os funcionários a dialogarem mais. Eu não concordo com isso, mais talvez seu chefe pergunte para os funcionários mais experientes quais estagiários ou novatos são mais promissores.

Como na maioria das vezes as empresas fazem isso por ignorância e desconhecimento da importância disso para os analistas, a melhor coisa a fazer é ser muito amigo dos administradores de rede ou procurar outro emprego :slight_smile:

Uma coisa que pode ajudar é você ter o javadoc salvo no seu pc. Não resolve todos os seus problemas, mas ajuda muito!

Poxa pessoal , muito obrigado pelas respostas … fico até um pouco aliviado …
Navegando na net eu encontrei esse post aqui http://brunorossi.com.br/blog/2008/06/12/desenvolvendo-sem-o-google/
Parece realmente que cara do blog, Bruno Rossi, também pensa da mesma forma… acham que ele foi um pouco radical ?
Muito Obrigado.

O problema de usar o Google é quando o pessoal começa a copiar códigos ou pedaços de códigos para resolver determinado problema sem se preocupar se está adotando uma solução adequada para esse problema.

Olhar uma documentação de linguagem de programação ( seja ela qual for ) deve ser incentivado pela empresa. Inclusive a documentação do Java deveria estar disponivel para todos os desenvolvedores dessa empresa no servidor de intranet seja para consulta ou o download para instalação no micro local pois, isso ajuda a consultar a documentação e não a perguntar toda a hora pro pessoal mais experiente que vive ocupado.

Usar o Google para resolver um problema é realmente muito útil e creio que todos devem pesquisar soluções para aprender. Agora, o problema acontece mesmo se tiver cópia indiscriminada de código de qualquer lugar para resolver um problema. Já vi muita gente que acha que isso resolve e, depois, se atrapalha com os problemas causados pelo código que não foi ela que desenvolveu e, muito menos procurou entender.

Mas, perguntar para o pessoal mais experiente também não ofende. Pois, como já foi dito esse tipo de dialogo em um projeto pode ser uma boa tanto para esclarecer dúvidas quanto para que o pessoal saiba o que você está fazendo.

agora eu pergunto, como alguém pode descobrir o que significa a exception xxx que aconteceu no servidor de aplicação yyy que na verdade é um bug que para ser resolvido precisa da aplicação do fix xyz?? isso tudo sem consultar o google, só usando os manuais da intranet :?:

Concordo, mas vou além: o cara que faz isso é um péssimo desenvolvedor, e se ele tem esse hábito, vai fazer isso independente do acesso ao Google. Se não for do Google, ele vai copiar de um exemplo de um livro escrito para outro contexto (que não o do problema que ele tem de resolver), ou de qualquer outra fonte.

E conforme o post anterior exemplifica bem, é impossível programar sem acesso à comunidade.

Abraço!