Mercado de Trabalho

Olá pessoal, sou novato ainda na área de desenvolvimento, trabalhava como estagiário em uma empresa de publicidade. Fiz 2 cursos de java e hoje sou estagiario em uma fabrica de software.
Minha dúvida é a seguinte, no meu trabalho não posso acessar internet, pesquisas, tutoriais, foruns … NADA. Gostaria de saber, um BOM programador não precisa mesmo pesquisar as coisas ? Eu preciso muito, porém estou comecando ainda …gotaria de saber do pessoal mais experiente … preciso mesmo viver sem pesquisas ??? Tipo, hj eu precisa conectar no banco … nao lembrava de jeito nenhum o nome do driver do MySQL … nao tinha como pesquisar e fiquei com vergonha de perguntar pros caras do meu lado,pra nao acharem que eu sou burro. Enrolei até o fim do dia e pesquisei agora em casa …
Se isso é normal, todas as empresas são assim ? Vários amigos meus disseram que a empresa que estou é palha etc etc … mas como isso é verdade se ela é uma das maiores do país?
Valeu galera… me desculpem se postei no lugar errado … sou iniciante aqui também

Hmm…

Eu preciso pesquisar o tempo todo. Documentação, tutoriais… Você sabe quão grande é a API Java? E mesmo se você somar à ela apenas os frameworks mais populares, já fica humanamente impossível trabalhar sem acesso à referências e documentação online.

E sobre fazer perguntas… “É melhor perguntar e ser um idiota por cinco minutos, do que não perguntar e ser um idiota a vida inteira.” Certo?

po cara… realmente programar sem acesso a documentação na net… pra mim eh impossivel…

aki onde trabalho… temos acesso livre a net…
desde q não contenha as palavras “jogo” “game” “sexo”… e outros frescuras… (se nao o browser bloqueia)

mas com relação a documentação… eh 100% livre… todo mundo acessa elas o tempo todo…
como o javaBeats disse… eh humanamente impossivel vc lembrar todos os comandos de todas as APIs q vc trabalha…