Mercado desinteressado?

Opa, tudo bom?

Bom , faz algum tempo que o assunto são as linguagens dinamicas principalmente as que funcionam em cima da JVM, por isso claro como a maioria dos programadores não quis ficar para traz , comei a estudar desde o ano passado Grails , depois de alguns projetos free-lance e de ganhar uma certa confiança resolvi sair para o mercado para tentar entrar nessa onda.
Mas infelismente não foi esse mercado que encontrei , encontrei uma serie de empresas muito ruim tecnicamente , empresas que não utilizam nem o Java Web ( Servlet , jsp ) corretamente ( servlet como entidade , controle e view misturado , sql na view e dai para pior)
E o pior de tudo , de todas as empresas que fui as maiores não utilizam nem ORM.

Por isso eu queria saber se eu fui muito zicado , ou o mercado realmente não esta acompanhando a tecnologia ou pior não está interessado…
Para que mudar algo que já esta funcionando?? ( ouvi isso hoje. kkk)

sempre tive a impreção que uma coisa que tem muitissimo mercado é aqueles legados com jsp puro, struts, etc, agora se você só achou empresa com um monte de scriplet, servlet sendo tudo do jeito que você falou, que nem usa ORM… po ao que me parece você que é zicado pq ai ja é demais…

Realmente, essa é a realidade do mercado. É difícil encontrar empresas que acompanham as últimas tecnologias. No geral, empresas que acompanham as últimas tecnologias são empresas pequenas e que a mudança não tem um impacto tão grande no negócio e é mais vantajoso correr o risco e trazer algo novo para o cliente.

Isso é desestimulante para um profissional autodidata e que quer novos desafios e crescer profissionalmente.

Acabei de entrar em uma multinacional gigante em sp. As tecnologias que ela utiliza são EJB2, struts1.algumacoisa, JSP(com código na view), BD Informix… E outras coisas que não quero nem citar… rsrsrss…

Se você quer tecnologias novas, procure empresas pequenas… Elas tem a capacidade de inovar rapidamente. As grandes estão sempre presas a tecnologias velhas…

GRails eu nunca vi empresa nenhuma nem falar, quanto mais usar… Por isso nem gastei meu tempo estudando…

No geral, empresas grandes contratam peões para programar, sem utilizar a capacidade criativa do programador. Ele está lá só para escrever alguns ifs e elses pré-determinados…

"Para que mudar algo que já esta funcionando?? ( ouvi isso hoje. kkk)"
200 usuários querendo seu couro porque o “sistema novo” apresenta algo diferente te basta?
Um causo:
Semana passada numa atualização de ERP, uma pequena mudança de tecnologia, aumentou o tempo de resposta para realização das funcionalidades, tipo de 1 para 5 segundos na baixa de um contas a pagar, detalhe que antes o processo era 10 minutos passou para 50!

O problema é que muitas vezes se muda “algo que já esta funcionando” para algo ne não funciona, e até funcionar novamente o bixo pega. E também custa um $.

Em grandes empresas, às vezes é bastante complicado tentar implantar tecnologias muito novas, ou mesmo diferentes do padrão que elas estão acostumadas a usar, pois implicará em ter que homologar um ambiente novo, ao mesmo tempo em que deverá suportar o que já está funcionando, e isso acaba por gerar um trabalho que as empresas não querem ter, além do fato de necessitar de mão de obra especializada para lidar com aquilo. Elas só cedem mesmo quando não tem nenhuma alternativa.

Cara… tem muitas empresas que não utilizam ORM , empresas grandes, isso dificulta muito a vida.
Legado é o bixo papão de qualquer programador, mas eu vi coisas absurdas , não adianta fazer um sistema em jsf 2.0 se os caras não tem bom senso em desenvolver… e isso que eu vi a rodo.

MEU DEUS, FIQUEI COM MEDO AGORA

Eu ainda nem trabalho na área , para falar a verdade nunca estive em um projeto de grande escala , mas não me imagino nunca fazendo isto , nem no meu pior dia ,
e a coisa mais !!@#$%RT¨& que existe , é que um programador desse ai , que faz essas !@#$%¨&* , em uma entrevista sai na minha frente porque com ctz o cara já é formado (em 1900 e + 0000 e provavelmente ainda é acomodado por programar desta maneira , não acompanhando os padrões de mercado) e tem não sei quantos anos de experiência , para ter exp assim prefiro nunca nem entrar na área e continuar com os meus CLP :lol: , o problema das empresas é exigir de mais , do cara que ta começando e na hora do vamo ver mesmo voce encontra essas !@#$% acontencendo e ou aceita ou sai fora porque ali ja é assim a sei la X anos ! Eu mesmo consigo me virar com Hibernate ,JSF,Spring etc.etc.etc… até ajudo a galera aqui no que sei , mais para conseguir trocar de área vou me certificar e ver oque vira , para não precisar se prostituir e conseguir uma vaga decente e que cubra meu salário atual…

Eu tenho pena , dos clientes desta Empresa !

Justamente pelo motivo que você acabou de dizer… está funcionando! rsrs
É um pouco chato, mas nessa hora é preciso pensar pelo ponto de vista da empresa. Para ela não importa estar “por dentro”, ser “maneiro” nem nada disso. O que importa é:

  • Funcionar
  • Usar ferramentas homologadas para evitar qualquer risco de surpresa.
  • Rodar em um ambiente padronizado, pois em empresas grandes é comum os sistemas passarem pelas mãos de diversas equipes ao longo de sua vida.
  • Ter mão-de-obra disponível para a tecnologia utilizada.

Não te critico por estar insatisfeito com essa situação, eu mesmo fico chateado de não poder aplicar boa parte do que estudo (Desde um simples framework orm, que eu NUNCA utilizei no trabalho, até linguagens e paradigmas novos).

E outra coisa… eu citei alguns motivos pelos quais as empresas acabam utilizando tecnologias ultrapassadas, mas que fique bem claro uma coisa: NADA JUSTIFICA GAMBIARRA E CÓDIGO PORCO!

O pior é que elas estão dando o que o mercado está pedindo!

Go Horse fazendo escola …

Até hoje nunca tive problemas em relação a empresas que vivem no passado, alias so vejo isso, passo longe, pois mostra que a empresa é mal gerenciada, tecnologias legadas, são mais custosas e menos produtivas, portanto na minha opinião não é uma boa trabalhar em um lugar destes …

Claro, sempre existe aquele projeto que roda desde 2000, que para atualizar de tecnologia iria gastar alguns milhoes com o desenvolvimento e não é viavel economicamente … (o cobol que o diga)

[quote=mcarabolante]Go Horse fazendo escola …

Até hoje nunca tive problemas em relação a empresas que vivem no passado, alias so vejo isso, passo longe, pois mostra que a empresa é mal gerenciada, tecnologias legadas, são mais custosas e menos produtivas, portanto na minha opinião não é uma boa trabalhar em um lugar destes …

Claro, sempre existe aquele projeto que roda desde 2000, que para atualizar de tecnologia iria gastar alguns milhoes com o desenvolvimento e não é viavel economicamente … (o cobol que o diga)[/quote]

Eu acho que depende.

Existem empresas que nao precisam trabalhar sempre com a ultima tecnologia, outras eh uma parte crucial do negocio.

Voce citou o cobol, muitos bancos o usam e esses sistemas atendem muito bem as necessidades, e nao eh porque tem muita coisa rodando desenvolvida em cobol que eles estao parados no tempo, porque eu sei que muitos bancos utilizam tecnologias atuais e os sistemas novos interagem com sistemas antigos sem problemas.

Outras empresas necessitam essa constante atualizacao caso contrario ficam para tras, um exemplo, empresas que desenvolvem Frameworks, sistemas de gerenciamento de conteudo.

//Daniel

O pior é que elas estão dando o que o mercado está pedindo![/quote]

ironicamente isso é uma coisa boa… se a empresa fosse minha e um determinado software está funcionando, atendendo ao mercado, existem profissionais no mercado que conhecem essa tecnologia… não tem por que mudar o sistema inteiro mesmo… só para usar uma tecnologia mais moderna, pode (e provavelmente vai) não valer a pena, o trabalho que daria re-escrever em uma tecnologia mais moderna ao invés de continuar dando manutenção na tecnologia antiga (normalmente depende da quantidade de manutenção que se precisa mas se está atendendo…).

[quote=gomesrod]NADA JUSTIFICA GAMBIARRA E CÓDIGO PORCO!
[/quote]

cocnordo em genero numero e grau, o que eu disse acima considerando isso.

É aqui o ponto chave , nada impede de se fazer otimos Softwares com JSP+Sevlets por exemplo , oque estws novos frameworks fazem é facilitar a vida do programador
não da empresa , mas o ponto é a qualidade do codigo que pode ser ruim no em cobol ou na linguagem mais nova do mundo :smiley:

Gambiarra é ter que instalar as pressas o Firefox em 3000 máquinas porque um sistema crítico ao core da empresa que tem que entrar de qualquer jeito não funciona no IE6 e esta é o único browser homologado!!! ::shock: