Mercado é mais que exigente

42 respostas
danieldestro

Pessoal,
me deparei com a seguinte oferta de trabalho:

São Paulo - SP - 20/03/04
Consultor VB e Java Sr.

Experiência de pelo menos 10 anos nas ferramentas: Java e VB.

Daremos preferência para candidatos que tenham estudado em Faculdade de 1ª linha.

Empresa …: SCI TI
Contato …: Lara Heller Gordon
Enviar curriculum para …: [email removido]
Código …: 51130

Agora, me digam, quantos no Brasil têm experiência de 10 ANOS em Java? Além do que, será que o salário é compatível?

Acredito que a pessoa de RH que pediu isso sem saber direito o que estava pedindo.

Uma vez eu fui à Dow Right, que me enganou dizendo que tinham um trabalho pra mim. Balela! Além disso tive de ouvir a consultora dizer: “Você sabe J2EE? Porque hoje J2EE é o que há, vai inclusive substituir Oracle”. Tentei entender, mas deixei pra lá.

Muito engraçado hoje em dia. As empresas pedem estagiário com 2 anos de experiência. Engraçado né! Onde está a ética?

42 Respostas

louds

Isso talvez é resultado dos currículs terem se tornados mais dificeis de entender que bula de remedio.

sergiolopes

o java nao surgiu em 95? como entao alguem EM TODO O MUNDO pode ter 10 anos de experiencia com java?!?!?!??!?!

Bani

Realmente… o lançamento do Java foi em 23/05/1995.
Vai ver que eles querem um dos criadores do Java… em 92 já existia o tal do *7, que deu origem a tudo.

Mas o mercado está ficando patético mesmo. A dúvida é: o que fazer para tentar contornar isso?

louds

Voce não leu direito a chamada de emprego, leia direito, vou colocar em negrito a parte que passou em branco:

Ou então basta ter trabalhado 5 anos com cada uma, que juntos atendem o requisito.

pcalcado

Que nada, rapaz, vcs são preconceituosos. Eu já recebi curriculum de gente com 20 anos de experiência em Linux, pô!

danieldestro

“Bani”:
Vai ver que eles querem um dos criadores do Java… em 92 já existia o tal do *7, que deu origem a tudo.

Mas o mercado está ficando patético mesmo. A dúvida é: o que fazer para tentar contornar isso?

Olha Bani, espero que regulamentando a nossa profissão isso melhore muito.

Porque é que um advogado, um médico, arquiteto ou dentista precisa de um diploma, e nós, programadores, desenvolvedores, analista não precisamos?

Tenho alguns amigos que fizeram química, matemática e filosofia, mas trabalham com informática. Mas aqui vou defender o meu. Gostaria de ver os profissionais de informática regulamentados, com exigência de diploma e tudo mais.

Como regulamentaram academias de musculação e escolas de artes marciais. Os antigos profissionais tiveram de fazer alguns cursos de reciclagem e puderam exercer a profissão.

Que isso pudesse ser realidade pra gente.

douglasfs

“danieldestro”:
“Bani”:

Porque é que um advogado, um médico, arquiteto ou dentista precisa de um diploma, e nós, programadores, desenvolvedores, analista não precisamos?

Tenho alguns amigos que fizeram química, matemática e filosofia, mas trabalham com informática. Mas aqui vou defender o meu. Gostaria de ver os profissionais de informática regulamentados, com exigência de diploma e tudo mais.

Como regulamentaram academias de musculação e escolas de artes marciais. Os antigos profissionais tiveram de fazer alguns cursos de reciclagem e puderam exercer a profissão.

Que isso pudesse ser realidade pra gente.

Concordo com o Daniel, realmente a área precisa ser regulamentada, mas se pensarmos bem existem picaretas para tudo quanto é lado nessa área, independente de ser formado em computação ou não.

douglasfs

“danieldestro”:
Pessoal,
me deparei com a seguinte oferta de trabalho:

São Paulo - SP - 20/03/04
Consultor VB e Java Sr.

Experiência de pelo menos 10 anos nas ferramentas: Java e VB.

Daremos preferência para candidatos que tenham estudado em Faculdade de 1ª linha.

Empresa …: SCI TI
Contato …: Lara Heller Gordon
Enviar curriculum para …: [email removido]
Código …: 51130

Agora, me digam, quantos no Brasil têm experiência de 10 ANOS em Java? Além do que, será que o salário é compatível?

Acredito que a pessoa de RH que pediu isso sem saber direito o que estava pedindo.

Uma vez eu fui à Dow Right, que me enganou dizendo que tinham um trabalho pra mim. Balela! Além disso tive de ouvir a consultora dizer: “Você sabe J2EE? Porque hoje J2EE é o que há, vai inclusive substituir Oracle”. Tentei entender, mas deixei pra lá.

Muito engraçado hoje em dia. As empresas pedem estagiário com 2 anos de experiência. Engraçado né! Onde está a ética?

Eu também já fui nessa Dow Right, a super empresa que possui milhares de vagas em aberto em “grandes” clientes :roll: .

Essas empresas que pedem estagiário com 2 anos de experiência deveriam ser investigadas, pois isso é ilegal, eles querem mão de obra barata para substituir a mão de obra cara e qualificada.

danieldestro

A revista Você S/A já fez uma matéria que foi vexatória para a Dow Right e outras. Tanto é que a justiça proibiu a publicação da matéria por um bom tempo.

O Paulo colocou um artigo sobre isso: Consultorias de RH.

Picaretas existem em todos os lugares mesmo. O jornalismo, do Willian Boner é, muitas vezes, denigrido pelos jornalistas como os fofoqueiro da Rede TV. Assim como a medicina, de Ivo Pitanguí, é denigrido por uns que fazem aberrações no corpo de algumas mulheres.

Mas o fato é que, regulamentando, você consegue dar uma maior garantia e condições aos profissionais da área.

Bani

“danieldestro”:

Aí eu tenho que discordar, pois sou formada em administração de empresas. Até achei interessante o outro tópico que explicava que a área era meio regulamentada pelo CRA. E se eu escolher os 10 melhores programadores que eu conheço, acho que metade não são formados ou são formados em outra área.

Acho que é mais uma questão de mudar a cultura das empresas. “Apesar” das exigências deles serem absurdas, todos sabem que na prática um projeto de informática raramente fica pronto no tempo certo e com a qualidade que era esperada. O que está faltando é as empresas entenderem o porque disso, e a partir daí descobrirem como selecionar seus profissionais.

Ironlynx

Concordo com vc Bani.Diploma não faz o programador.O melhor q eu conheço só tem o 2grau,abriu a própria empresa e é um cara respeitado.
De exemplo,tem um tal de William H.Gates(acho q é esse o nome),largou harvard para fundar uma empresinha q incomoda o mercado e encheu o bolso de grana…

Detalhe:O William Bonner não tem diploma de jornalismo!

Rodrigo_Carvalho_Aul

É… eu até hoje acho que uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida foi não ter passado no vestibular. Com isso entrei no mercado de trabalho cedo e hoje não dependo de ninguém financeiramente. Enquanto outros que ficaram todos felizes e orgulhosos de terem passado tão na barra da saia das mães até hoje. Mas essa oportunidade a informática me deu, a maioria das outras profissões eu não teria chance nenhuma sem uma faculdade. Regulamentando a informática eu estaria ferrado, mas em compensação não seria a festa que é hoje em dia. Aquela coisa, quem aproveitou, aproveitou, mas tem que acabar com essa farra mesmo…

Isso é complicado. A questão disso não é nem o salário do profissional, e sim os encargos que um funcionário contratado trás que o estagiário não trás. É impossível pra uma empresa pequena manter funcionário legalizado. Então tem que apelar pra essas manobras pra conseguir sobreviver. Não acho correto, mas não tem alternativa.
E ainda tem gente no governo querendo aumentar em 3% a alíquota trabalhista… isso que é querer fechar de vez todas as empresas pequenas ou botar todos os micro-empresários na ilegalidade.

[]'s

danieldestro

“danieldestro”:

Leiam tudo antes de darem um opinião à respeito. Eu mesmo escreví o que vcs estão falando.

Defendo a regulamentação da área, evidentemente. E os atuais profissionais de informática que não têem diploma? Como eu disse, regulamente eles também!

E os futuros? Que estes sim devam se enquadrar dentro de uma nova regra.

Agora, tentem vocês estudarem as leis em casa e sair por aí advogando. Ou estudar medicina e sair operando?

Entenderam o ponto?

Claro que vou defender o meu ponto. Sei o quanto ralei nos 4 anos de faculdade, mais a grana que gastei.

Enquanto existe gente capaz, que veio de outra área, existe muito picareta, que acaba inflando o mercado e reduzindo os salários.

duardor

HHAHAHAHA
Eh cada uma q se ve por ai…
As pessoas de rh que recrutam candidatos para a area de TI NAO SABEM O QUE ESTAO FAZENDO
IMHO, profissionais de TI devem ser entrevistados/contratados por profissionais de TI…

Abraços

aleraraujo

perai, O willian bonner é um leitor de tp , alem de ser um mero apresentador e é proibido de expressar sua opnião. e só está la por outros motivos desconhecidos.

Ironlynx

E os futuros? Que estes sim devam se enquadrar dentro de uma nova regra.

Ainda não vejo o pq do diploma universitário.Isso é ilusório.Qtas instituições do Brasil(universidades) formam um indivíduo realmente qualificado?Se houver alguma,deve dar para contar nos dedos.Garanto q ateh o Paulo ou o Daniel Quirino tem o q reclamar da USP q tem um suposto ensino de excelência.Ninguém vai sair um mosca branca da faculdade.moscas-brancas jah nascem prontas ou se fazem por si próprios não importando o meio em q vivem e estudam.

Agora, tentem vocês estudarem as leis em casa e sair por aí advogando. Ou estudar medicina e sair operando?

Sabia q antigamente o cirurgião estava mais para um artista do q um médico?Dependia de dom(habilidade) e sua capacidade de suturar alguém e deixar poucos vestígios perpétuos no corpo do paciente.Advogado é alguém q sai da faculdade bacharel no direito de mentir com anuência(apoio) da lei.hahuaau

Nop.Ele é editor tb!Chamar de mero leitor de tp eh zuação…mas muitos(como ele)tb não possuem diploma universitário.

louds

Regulamentar os desenvolvedores para melhorar a nossa area seria a mesma coisa que exigir o mesmo para os caixas de bancos, vai ajudar muito certo? Eu não quero um caixa formado em economia e sim que eles sejam auditaveis e pessoas em cargos mais altos sejam devidamente capacitadas.

Regulamentar a area tem que obrigar as empresas a adotarem metodologias para governança e auditoria de forma a permitir que entidades externas auditem o andamento, QA e outros indices.

Pouco importar se a equipe de devenvolvimento tem o cv ou a tia maria (do cafezinho), importa se usam uma boa metodologia, que ela é auditavel e a equipe está sendo corretamente gerida.

mcampelo

“aleraraujo”:

perai, O willian bonner é um leitor de tp , alem de ser um mero apresentador e é proibido de expressar sua opnião. e só está la por outros motivos desconhecidos.

Eita, tudo bem que isso não é nem de perto relacionado com Java, mas já que estamos em Assuntos Gerais (Off-Topic), acho que tá valendo! :slight_smile:

Willian Bonner não é apenas um leitor de TP. Ou você acha que ele trabalha apenas 40 minutos por dia, para apresentar o JN?

Na verdade, ele é o Editor Chefe do Jornal e gostando ou não da qualidade final do que é apresentado pela Globo, isso representa MUITAS HORAS de trabalho todos os dias.

RodrigoSol

:arrow: Acredito que com o tempo o mercado vai começar a fazer uma seleção natural dos bons candidatos.

:arrow: Infelizmente um cara por melhor que seja, sem diploma(independente da área) tem menos oportunidades.

:arrow: O que você vai querer ser quando tiver uns 40 anos?
O melhor e mais experiente analista-programador da equipe ou o gerente de TI da empresa?

mcampelo

Eu sou a favor da regulamentação sim.

E digo isso, não porque tive que dedicar 4 anos numa faculdade.

Não é por conta do meu esforço pessoal e sim para diminuir a prostituição de profissionais que existem no mercado hoje em dia.

Como a profissão não é regulamentada, qualquer um que lê uma apostila já se considera programador e cobra valores MUITO BAIXOS.

Acredito que isso leve a uma desvalorização dos bons profissionais.

Vocês sabem como funciona RH de empresa, né?

Como você vai colocar na cabeça daquela mulher chata do RH, durante uma entrevista, que seu valor é R$ 45,00/hora e não R$ 15,00 como aquele garoto de 20 anos que fez 2 ou 3 cursinhos e colocou no currículo Analista de Sistemas?

Acredito que sem a regulamentação, a tendência é piorar cada vez mais.

E para quem já exerce a profissão há bastante tempo, mesmo sem diploma, não é tão preocupante assim, pois pelo menos, pelo projeto de lei que eu vi, aqueles que já exercem a profissão há mais de 5 anos ou se concluíram uma pós graduação na área (esse segundo item não tenho certeza, mas acho que sim), poderiam exercer a profissão livremente.

Um conselho regional seria muito importante para nós … Quem sabe não conseguiríamos voltar a ter empregos?

Porque hoje em dia, o que temos, é alocação como Pessoa Jurídica. E o pior, é que já tenho visto empresas pagando salários de PJ, que seriam baixos até se fosse CLT. Além de você não ganhar os benefícios (13o, Fundo de Garantia, Férias, etc), pode ser chutado a qualquer hora do dia, com uma mão na frente, outra atrás.

Daniel_Quirino_Olive

“Ironlynx”:
Garanto q ateh o Paulo ou o Daniel Quirino tem o q reclamar da USP q tem um suposto ensino de excelência.Ninguém vai sair um mosca branca da faculdade.moscas-brancas jah nascem prontas ou se fazem por si próprios não importando o meio em q vivem e estudam.

Sim, tenho uma coisa em particular a reclamar da USP. Não em relação a infra-estrutura oferecida (muito pelo contrário, afinal, qual universidade no Brasil pode oferecer aos alunos de graduação 6 laboratórios - aproximadamente 300 máquinas - ultra-modernos?), nem em relação à capacidade dos professores, mas sim em relação ao “autismo” do mundo acadêmico. Quero dizer, muitas vezes os cursos não conseguem formar profissionais instantaneamente aptos a trabalhar no mercado, devido (talvez o defeito não seja apenas da USP/ICMC) foco demasiadamente teórico/“ideal” (ideal no sentido platônico) dos cursos.
:wink:

MarcusGoncalves

Até pra cantar ou tocar num barzinho você precisa ter uma carteira de músico, senão o estabelecimento pode pagar uma multa.

Grinvon

É uma questão compliada, exemplo:

Uma pessoa que formou, estudou durante anos, iria querer trabalhar como apenas um técnico de manutenção? Ou seja não tem como regularizar a profissão, a informática é muito grande e algumas áreas dentro dela não precisa dos melhores profissionais hi-tech ou altamente graduados ou certificados. Entende qual é a questão?

E sobre as RH. Elas estão em sua maioria fora de cojitação, são muita vezes empresas que não sabe a realidade do mercado e faz exigências extra planares. Totalmente sem noção.

danieldestro

“Ironlynx”:

Sabia q antigamente o cirurgião estava mais para um artista do q um médico?Dependia de dom(habilidade) e sua capacidade de suturar alguém e deixar poucos vestígios perpétuos no corpo do paciente.Advogado é alguém q sai da faculdade bacharel no direito de mentir com anuência(apoio) da lei.hahuaau…

Antigamente! Estamos em 2004.
Desde que eu nascí, há 24 anos, eu sei que advogado é formado e médico também. E a nossa profissão existe há mais tempo que 24 anos.

Até acupunturistas hoje precisam de uma licensa, alvará, ou o que seja.

Então, porque não habilitar devidamente o pessoal de informática?

Quem tá com medo que vá se adequar.

danieldestro

“Grinvon”:
É uma questão compliada, exemplo:

Uma pessoa que formou, estudou durante anos, iria querer trabalhar como apenas um técnico de manutenção? Ou seja não tem como regularizar a profissão, a informática é muito grande e algumas áreas dentro dela não precisa dos melhores profissionais hi-tech ou altamente graduados ou certificados. Entende qual é a questão?

Quantas áreas médicas existem? Tantas quantas áreas existem na informática, amigo!

MarcusGoncalves

Não entendi. :?: :?:
Uma vaga de técnico de manutenção seria preenchida por um técnico e não por um profissional de nível superior. :wink:

smota

Nonon … regulamentação não se baseia apenas no diploma.

O CREA regulamenta profissões de nível técnico também e por experiencia eu chuto que funciona bem :shock: (sim, eu tenho CREA de nível técnico e sim eu já usei e precisei disso :lol: )
Claro que aqui entra o currículo mínimo de um curso técnico que você tem que ter pra tirar o CREA, mas diacho, essa é a idéia, exigir que você tenha estudado oficialmente o mínimo necessário pra você exercer sua dita profissão.

Sou a favor da regulamentação sim … claro que temos ótimos programadores sem diploma algum, e sempre teremos, mas essa bagunça mais atrapalha do que ajuda.

E

O pior é que mesmo regulamentando o cara vai continuar cobrando R$5,00 a hora, fazendo de graça ou continuando a ser um péssimo profissional.

PIOR AINDA, regulamentando ou não ainda temos que lutar contra profissionais da nossa própria área que não gostam de determinada ferramenta e fazem as empresas penderem mais para o lado de uma do que outra, ao invés de discutir saudavelmente sobre qual usar em determinado momento.

danieldestro

A questão, aqui, não é o profissional escolher usar isso ou aquilo. É a regulamentação da área, que eu acho ser muito importante para nós.

Não quero deixar de fora as pessoas que não fizeram computação. Gostaria de ver todo mundo enquadrado. Mas que as coisas mudasse daqui pra frente.

Precisamos de um pouco de organização e ética na área.

Grinvon

E quem disse que eu comparei com medicina? Medicia é uma área totalmente diferente, sendo assim não se pode comparar. Idiotas são aqueles que não sabem fazer analogias.

danieldestro

E quem disse que eu comparei com medicina? Medicia é uma área totalmente diferente, sendo assim não se pode comparar. Idiotas são aqueles que não sabem fazer analogias.

Eu não disse que você comparou. Só disse que informática e medicina têm muitas áreas. E medicina é totalmente regulamentada.

Agora, não sei pq, mas vc tem problemas pessoais comigo… hehhehehehe.

MarcusGoncalves

Calma pessoal! Até agora a discussão estava saudável.

F

Sabiam que para dar aulas em cursos de informatica, tecnico, de extenção, etc…o professor tera que ter licenciatura?? Parace que todos tem até 2008 para se adequar.

[]'d

Ironlynx

Então, porque não habilitar devidamente o pessoal de informática?

Habilitar eh uma coisa,exigir diploma eh outra…
poderia haver uma prova(nos moldes da prova da oab de advogados),mas q atingisse cada área(Modelagem,Programador(C,C++,…),Analista),mas seria muito difícil dada a variedade de áreas existentes.

E medicina é totalmente regulamentada.

É,e isso não diminui a quantidade de mérdicos q temos em profusão por aí…

Desde que eu nascí, há 24 anos, eu sei que advogado é formado e médico também. E a nossa profissão existe há mais tempo que 24 anos.

Tenho a mesma idade q vc.Sou filho de 2 advogados e professores universitários.A regulamentação nunca ajudou muita coisa.A quantidade de maus profissionais cresce exponencialmente a cada ano.O ideal era mesmo “vetar” o acesso a essa maioria desenfreada q entra nos cursos de direito para fazer concurso público ou tornar a facul tão difícil qto possível… muitos dos advogados novos são rejeitos q nunca queriam advogar,mas como não passaram em concurso público algum,incham o mercado.regulamentação alguma prevê isso… :roll:

danieldestro

Pegando este POST do começo, vemos que a questão principal é a moralização e ética da área.

Não deixar que as empresas continuem a prostituir o mercado como acontece hoje.

guariba

Fico curioso de saber como seria regulamentar. Sim pq regulamentar significaria estabelecer critérios que obrigatoriamente deveriam ser seguidos.

Como seria isso? O que o profissional deveria saber? Como a tecnologia nesta área avança em passos laaaargos, como ficaria o regulamento daqui cinco anos? Nem as instituições de ensino chegam a um consenso quanto ao currículo. Até o MEC troca as pernas…

Cadê a programação estruturada? Os fluxogramas? O que aconteceu com o “PIP PRN:=” ?

O que é certo e o que é errado?

Quanto as empresas, aquelas que estão contratando “o mais barato”, estão esquencendo de uma coisa fundamental: continuidade. E ainda não vi um projeto decente que chegasse até um objetivo real que não levasse a continuidade a sério. Se é pra contratar e chutar daqui dois meses tá mais pra projeto “colcha de retalhos”, mais para um fracasso em andamento.

guariba

Fico curioso de saber como seria regulamentar. Sim pq regulamentar significaria estabelecer critérios que obrigatoriamente deveriam ser seguidos.

Como seria isso? O que o profissional deveria saber? Como a tecnologia nesta área avança em passos laaaargos, como ficaria o regulamento daqui cinco anos? Nem as instituições de ensino chegam a um consenso quanto ao currículo. Até o MEC troca as pernas…

Cadê a programação estruturada? Os fluxogramas? O que aconteceu com o “PIP PRN:=” ?

O que é certo e o que é errado?

Quanto as empresas, aquelas que estão contratando “o mais barato”, estão esquencendo de uma coisa fundamental: continuidade. E ainda não vi um projeto decente que chegasse até um objetivo real que não levasse a continuidade a sério. Se é pra contratar e chutar daqui dois meses tá mais pra projeto “colcha de retalhos”, mais para um fracasso em andamento.

MarcusGoncalves

Ninguém aqui conseguirá responder a essa pergunta. Ninguém falou que será simples ou fácil. Com certeza será muito difícil chegar a um consenso, mas isso não justifica não fazê-lo.

murilosl

Olha pelo que li nesse post eu vou dar minha o opinião
Conheço varios profissionais de informatica que não são diplomados e mesmo assim são profissionais , então não importa se o cara é tem diploma ele é um profissional que nem o outro sem diploma pq? O esforço para se tornar um profissional é o mesmo , é logico tambem quem tem diploma tem que exigir mais $ por que investiu mais , assim se é um profissional o que importa é chegar e mostrar o que pode fazer e tambem o que não pode fazer na area que esta atuando.

danieldestro

Concordo, mas pq não regulamentar?

electrogeek

Realmente esse assunto de trabalho ( E estágio ) anda péssimo, eu ando procurando estágio e eles sempre procurando pessoas com experiencia, ae fica dificil, e quando voce acha um emprego que nao necessita disso, acaba sendo aquele emprego roubada, que voce acaba fazendo nada do que estava proposto em documento.

L

Ae cara entrei atrasado neste tópico.

Concordo com tudo que você disse até agora.

Regulamentar sim, pq? Pra começar a garantir a fatia de mercado para os novos candidatos a vaga. Daqui a pouco a bagunça vai ser tão grande quanto já está. Hoje existe uma grande quantidade de empresas onde os patrões nem se quer sabem o que é computação, mas como tem grana vão lá e investem na área.

Isso acontecia e acontece(agora com menos frequência) na área de Farmácia, o cara ia lá abria uma fármácia e vendia medicamento a dá com pau, tirava a grana… E a responsabilidade, conhecimento cadê??? O que aconteceu, o CRF entrou em campo e começou a brigar pela fatia de mercado que é destinada a eles.

Na computação hoje, não existe alguém que defenda nosso espaço. Hoje podemos perceber várias escolas de treinamento que não tem se quer vergonha na cara de ver que não tem o mínimo de conhecimento para vender e instruir aquilo que estão oferecendo, largando uma pessoa sem conhecimento o suficiente no mercado. Dae o cara que se matou fazendo uma faculdade, vai para o mercado tendo que receber um piso salarial ridículo devido a grande quantidade de “desenvolvedores” existentes. Isso é PROSTITUIÇÃO da profissão.

Acho que vale a pena começarmos a defender o que é nosso.

Criado 21 de março de 2004
Ultima resposta 23 de mar. de 2004
Respostas 42
Participantes 22