Mercado em Porto Alegre ( eu pesquisei no fórum )

Boa noite pessoal. Os tópicos que achei pesquisando são de 2010,2009,2007 então a meu ver estão defasados.

Estou em negociação para uma vaga em Porto Alegre para um projeto que parece bem grande ( o que me chamou atenção ). Hoje moro em Brasília, então queria saber das experiências do pessoal que mora nas redondezas ou mesmo em POA.

Queria saber sobre salários do mercado em geral, custo de vida, qualidade de vida… enfim, tudo que for útil para se viver em Porto Alegre e não só salário.

Moro em Brasilia e tudo aqui é absurdamente caro, principalmente moradia, então queria saber sobre isso tambem.

Estou pesquisando sobre tudo isso mas queria opinião de pessoas que tem vivido a experiência.

Obrigado.

Iae pessoal… eu de novo… vi q várias pessoas visitaram o tópico mais ninguem respondeu…

ninguem mora lá ou sabe como são as coisas? Qualquer ajuda eh bem vinda.

Valeu!

Em brasília tudo é caro, mas o salário não compensa?
Não sei sobre POA

Cara… os salários aqui são altos mas na minha opinião não compensam tanto assim.

Em caso de moradia, se voce considerar que um apartamento pequeno ( 40 m² ±), estando barato custa R$ 170.000 e o aluguel custa uns R$750,00 a R$900,00 , o salário alto nao fica tão alto assim.

E aqui tem problemas como: transporte público horroroso ( sempre atrasa e são poucos), 90% dos empregos de TI estão concentrados na mesma região ( Plano piloto ), então todo mundo vai para lá ao mesmo tempo,eu sei que transito tem em todo lugar, mas com transporte publico melhor ajuda.

Não sei a realidade de vcs mas eu gastava um tanque por semana para ir trabalhar. Um pouco de 50km para ir e voltar todo dia do trabalho, somado ao engarramento, custa caro…

Por isso estou querendo avaliar todos os pontos possiveis da cidade.

Valeu pela resposta.

Porto Alegre não tem metrô. Tem um trem super meia boca que não serve pra ir de um lado pro outro dentro da cidade. Só serve pra ir para os municípios vizinhos.

O trânsito é bem melhor que o de São Paulo. Mas não pode ser chamado de “bom”.

Brasilia tem um custo de vida igual ou maior do que SP.

O custo de vida em SP e Brasilia, na minha opinião, gira em torno de 20 ~ 30% a mais do que em Porto Alegre.
Mas os salários chegam facilmente a ser entre 50 ~ 100% mais altos.

Trabalhar em SP e Brasilia, compensa, geralmente, do ponto de vista puramente econômico.

Agora, se você tiver uma oferta pra trabalhar em Porto Alegre, com a mesma faixa de salário que você teria em SP ou Brasilia, sugiro que vá correndo. Porque aí vale muito a pena.

Huumm… ate entao tinha ouvido falar bem desse trem… q demorava vinte minutos entre uma cidade e outra…
Ouvi dizer q o custo de vida em porto alegre realmente nao eh tao baixo, porem eh mais baixo q brasilia. So pra ter uma ideia, qt esta mais ou menos o salario de um desenvolvedor senior em sp? Pj e clt.

A cidade me parece melhor q brasilia em relacao a qualidade de vida tb…

Obrigado pela resposta… abraco.

BRASÍLIA MAIS CARA QUE NOVA YORK OU PARIS

http://canaldacasa.blogspot.com/2011/05/brasilia-mais-cara-que-nova-york-ou.html

Eh cara… aqui tem muita gente rica… ainda vem parlamentares com salários astronômicos, as pessoas pensam que todo mundo eh rico…

Um exemplo: O kilo da comida em restaurantes de nivel médio/baixo ( comida quase sem tempero, pra mim eh nível baixo ), perto de órgãos como o banco central custam R$30,00. É um preco absurdo por uma comida que não vale nem metade. A meu ver, os principais problemas aqui são moradia, alimentação e vestuário. Tudo muito caro.

Tirando que tem pouquissimas opções de lazer tb…

Por isso estou abrindo os olhos para outras cidades…

Se vc for morar em porto alegre, dificilmente usará ele. Como o gcobr falou, só serve pro pessoal da região metropolitana.

[quote=daviddjp]Eh cara… aqui tem muita gente rica… ainda vem parlamentares com salários astronômicos, as pessoas pensam que todo mundo eh rico…

Um exemplo: O kilo da comida em restaurantes de nivel médio/baixo ( comida quase sem tempero, pra mim eh nível baixo ), perto de órgãos como o banco central custam R$30,00. É um preco absurdo por uma comida que não vale nem metade. A meu ver, os principais problemas aqui são moradia, alimentação e vestuário. Tudo muito caro.

Tirando que tem pouquissimas opções de lazer tb…

Por isso estou abrindo os olhos para outras cidades…[/quote]

Moro em Sobradinho e trabalho na Asa Norte. Gasto uma grana considerável, de combustivel…
Alimentação, por ali, até que nao é tao caro, entre R$15-R$20.
POA parece ser um bom lugar p/ viver, (tirando o frio rsrs)

[quote=daviddjp]Cara… os salários aqui são altos mas na minha opinião não compensam tanto assim.

Em caso de moradia, se voce considerar que um apartamento pequeno ( 40 m² ±), estando barato custa R$ 170.000 e o aluguel custa uns R$750,00 a R$900,00 , o salário alto nao fica tão alto assim.

E aqui tem problemas como: transporte público horroroso ( sempre atrasa e são poucos), 90% dos empregos de TI estão concentrados na mesma região ( Plano piloto ), então todo mundo vai para lá ao mesmo tempo,eu sei que transito tem em todo lugar, mas com transporte publico melhor ajuda.

Não sei a realidade de vcs mas eu gastava um tanque por semana para ir trabalhar. Um pouco de 50km para ir e voltar todo dia do trabalho, somado ao engarramento, custa caro…

Por isso estou querendo avaliar todos os pontos possiveis da cidade.

Valeu pela resposta.

[/quote]

barato mesmo viu, se achar algum nesse preço ai me avisa. :lol:
aqui em brasilia tudo gira em torno do governo essa é a nossa realidade. já nas outras cidades isso nem sempre, muitas vezes é a area privada que move mais TI.

esqueci de mencionar uma coisa, se prepare pra ir morar em uma cidade que voce nao conhece ninguem, não tem parentes e nem terá a quem recorrer em caso de problemas. gaucho tem fama de ser meio fechadao entao se prepare.

Cara… de R$15-20 para almocar eu acho muito caro… vendo pessoas de outros lugares comentarem num outro tópico, eles comiam muito bem com R$ 7-10 … quanto ao frio acho q um tempo de adaptação e umas jaquetas resolvem hehehe…

Tem um ape em taguatinga de 180-190k de 54m² ± … se quiser mesmo da uma pesquisada ( top life ) heheheh… mas imóvel aqui é tenso…

Umas das coisas que tá me motivando a procurar outras cidades é que estou meio cansado de trabalhar pro governo… meus ultimos 4 empregos foram desse tipo… to achando meio sem graça agora… não sei o q aconteceu … heheh

to procurando algo diferente… mas desafiador… sei la… dificil de explicar…

[quote=fabiofalci][quote=daviddjp]Huumm… ate entao tinha ouvido falar bem desse trem… q demorava vinte minutos entre uma cidade e outra…
[/quote]
Se vc for morar em porto alegre, dificilmente usará ele. Como o gcobr falou, só serve pro pessoal da região metropolitana.[/quote]

Pois é… a pessoa que me falou bem dele mora em Canoas… ele disse que é bem útil… mas pelo visto só serve para isso… mas pelo menos os }onibus sao bons?

isso aí realmente é complicado… se fosse eu iria com minha esposa… mas mesmo assim é bem longe de familia e amigos q conheco… conheco algumas pessoas de la… mas não tanto assim para poder contar com elas em caso de eventualidades heheh… no que depender de mim em uma mês to amigo de todo mundo já, não sei quanto a eles ne… hehehe…

Uma observação importante:

Todo mundo acha que o Rio Grande do Sul é frio. Mas isso não é exatamente verdade.

O inverno é frio! Muito frio!

Mas no verão a temperatura em Porto Alegre chega fácil fácil perto do 40ºC.
Ar condicionado é praticamente item de primeira necessidade.

O calor no verão é algo que ‘derruba’ muita gente. Prejudica a produtividade, etc …

É … dessa eu não sabia… ja tinham me dito q era calor mas nao tanto assim… pelo menos é úmido né? Aqui em Brasilia eh calor ( que chega no maximo a uns 32°C por ai ), mas eh uma secura absurda. Umidade do ar 20%, 15%… ja to acostumado, mas mesmo assim eh ruim…

Acredite: Calor com humidade, é ainda pior!

A sensação térmica fica muito pior!

hehehe… verdade… pelo menos dá uma sensação de praia… huehiaeiuhaiue …

Bom…

Sou natural de Porto Alegre, morei ANOS em Passo Fundo e atualmente moro e trabalho em São Paulo.

Sparc, vc viveu tempo suficiente no RS pra dizer isso? Essa fama é mais relacionada a Curitiba (ja estive la e tenho parentes) :slight_smile:

Povo gaucho tem fama de hospitaleiro, salvo exceções.
Agora, realmente vc vai estar sozinho, longe de familia e num lugar inicialmente estranho, mas faz parte. São Paulo ainda é assim pra mim.

Quanto a pergunta original: a relação ganho x despesas em POA é meio equivalente a SP. Vc ganha menos, mas tem um custo de vida menor também. A qualidade de vida eh muito boa e o mercado de trabalho tb.

Frio pra alguns eh problema e pra mim é vantagem, então vai do gosto.

É dificil mudar de condição no Brasil viu… sempre q o custo de vida é mais barato o salário é mais baixo… o.O

as pessoas que conheco de Porto Alegre me pareceram receptivas… e quanto a infraestrutura e lazer é quase certeza que eh melhor que Brasilia… por enquanto to considerando ir para la! xD