Mercado Java em Curitiba

Estou querendo mudar para Curitiba, pois moro no interior de São Paulo e o mercado java aqui é praticamente inexistente, porem estou indo morar sozinho la e gostaria de saber como esta o mercado e com qual salario é possivel morar razoavelmente bem.
Escolhi Curitiba pois acredito que a qualidade de vida seja melhor que São Paulo(nao gosto de SP), e por parecer que o mercado de Java esta bom por la.
Tenho Dúvidas em relação a quanto consigo pedir de salario.

Tenho as seguintes formações:

Me formei agora na FATEC em TI.
Tenho curso técnico na ETEC.
Certificação OCJP 6
Certificação OCWCD 6.
Trabalhei 2 anos com desenvolvimento Java Desktop.
Inglês Avançado (Consigo ler normalmente um livro em inglês mas não possuo fluência na fala)
Conhecimentos Técnicos, HTML , Javascript, CSS , JSP , Servlets JSF2, JPA2, SWING, JQuery, Backbone.js

A minha grande dúvida é o fato de eu não ter trabalhado com desenvolvimento web(somente desktop), mas ja desenvolvi um sistema de PCP para uma empresa no meu TCC, e outros projetos pessoais utilizando as técnologias WEB acima.
Quanto consigo pedir de salario para Desenvolvedor JR. e se é possivel viver de uma maneira confortavel com esse salario sozinho em curitiba.

Muito obrigado a todos desde já!

Camarada, a relação salário x conseguir viver confortavelmente sozinho em qualquer cidade é uma ilusão. Você pode ganhar R$ 10 mil e viver mal, como pode ganhar R$ 1000 e viver confortável. Depende do teu estilo de vida. Curitiba, como SP, RJ ou BH tem aluguéis mais modestos e mais caros, restaurantes acessíveis e mais rebuscados, baladas mais em conta e as mais tops. Tudo é relativo.
Quanto à experiência, se você criar um projeto em tecnologia Web, seguindo padrões e deixá-lo bem bacana, pode usar como argumento no curriculo.
As certificações e a experiência irão contar.
Creio que você pode pedir uns 2,5k a 3k de salário sem problemas.
Quanto a viver bem, depende, se você for bem controlado, não sair muito e tals, aí poderá manter-se tranquilamente aqui.

[quote=drsmachado]Camarada, a relação salário x conseguir viver confortavelmente sozinho em qualquer cidade é uma ilusão. Você pode ganhar R$ 10 mil e viver mal, como pode ganhar R$ 1000 e viver confortável. Depende do teu estilo de vida. Curitiba, como SP, RJ ou BH tem aluguéis mais modestos e mais caros, restaurantes acessíveis e mais rebuscados, baladas mais em conta e as mais tops. Tudo é relativo.
Quanto à experiência, se você criar um projeto em tecnologia Web, seguindo padrões e deixá-lo bem bacana, pode usar como argumento no curriculo.
As certificações e a experiência irão contar.
Creio que você pode pedir uns 2,5k a 3k de salário sem problemas.
Quanto a viver bem, depende, se você for bem controlado, não sair muito e tals, aí poderá manter-se tranquilamente aqui.[/quote]

Realmente , viver de uma maneira confortável varia de pessoa para pessoa. Não tenho a intenção de possuir algum veiculo no momento, irei utilizar transporte público e não preciso de grandes luxos , somente um apartamento com 1 quarto esta ótimo pra mim.
A minha intenção salarial era justamente essa , entre 2,5K e 3k , mas não tinha certeza se pelo fato de não possuir experiencia de trabalho na parte WEB conseguiria atingir esse salario.
Vou começar a mandar meu curriculum daqui a duas semanas, pois vou fazer uma cirurgia daqui 1 semana e precisarei ficar de repouso por mais uma semana , por isso não sei se vou conseguir acabar um projeto para adiciona-lo em meu curriculum.
Espero conseguir algo em torno disso pois para o que pretendo no momento esse salario esta de ótimo tamanho.

PS: Alguém saberia me dizer quais empresas são boas ?

GVT, HSBC, Ouro Verde, Meta IT, Minaura, Vissionaire, IT7 (esta última fica em Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, cerca de 20 minutos do centro).
Me manda uma MP, quem sabe posso ajudar em algo.

[quote=drsmachado]GVT, HSBC, Ouro Verde, Meta IT, Minaura, Vissionaire, IT7 (esta última fica em Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, cerca de 20 minutos do centro).
Me manda uma MP, quem sabe posso ajudar em algo.[/quote]

Muito Obrigado !
:smiley:

Oie pessoal!

também estou querendo me mudar pra curitiba e gostaria de saber se tem bastante mercado pra java!

vocês podem me dar uma ajuda?

[quote=moniquetrevisan]Oie pessoal!

também estou querendo me mudar pra curitiba e gostaria de saber se tem bastante mercado pra java!

vocês podem me dar uma ajuda?

[/quote]
E de onde você está vindo? Quais as tuas perspectivas? Qual a tua formação?

Estou em São Saulo e trabalho atualmente no Buscapé Company com JavaEE, mas tenho 3 anos de experiência com java.

Meu cargo hoje está como analista desenvolvedor java pleno.

Sou formada desde 2010 pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) no curso de Ciência da Computação.

Queria conseguir algo por volta do que ganho hoje, você acha possível?

Estou indo dia 21 agora pra Curitiba, ficarei na casa de uma amiga, e pretendo comprar um chip dai, pra ficar mais fácil a comunicação com as empresas… O que mais poderia fazer para aumentar minhas chances?

Obrigada pela atenção!

[quote=drsmachado]

E de onde você está vindo? Quais as tuas perspectivas? Qual a tua formação?[/quote]

Estou em São Saulo e trabalho atualmente no Buscapé Company com JavaEE, mas tenho 3 anos de experiência com java.

Meu cargo hoje está como analista desenvolvedor java pleno.

Sou formada desde 2010 pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) no curso de Ciência da Computação.

Queria conseguir algo por volta do que ganho hoje, você acha possível?

Estou indo dia 21 agora pra Curitiba, ficarei na casa de uma amiga, e pretendo comprar um chip dai, pra ficar mais fácil a comunicação com as empresas… O que mais poderia fazer para aumentar minhas chances?

Obrigada pela atenção

[quote=moniquetrevisan][quote=drsmachado]

E de onde você está vindo? Quais as tuas perspectivas? Qual a tua formação?[/quote]

Estou em São Saulo e trabalho atualmente no Buscapé Company com JavaEE, mas tenho 3 anos de experiência com java.

Meu cargo hoje está como analista desenvolvedor java pleno, e estou ganhando entre 4k e 5k.

Sou formada desde 2010 pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) no curso de Ciência da Computação.

Queria conseguir algo por volta do que ganho hoje, você acha possível?

Estou indo dia 21 agora pra Curitiba, ficarei na casa de uma amiga, e pretendo comprar um chip dai, pra ficar mais fácil a comunicação com as empresas… O que mais poderia fazer para aumentar minhas chances?

Obrigada pela atenção[/quote]

Bem possível.

Talvez não seja um bom momento para Curitiba. Tenho observado o mercado e este ano começou bem fraco, achei que iria melhorar após o carnaval e continua fraco (pelo menos de divulgação de vagas).

O HSBC e a GVT dominam cerca de 80% do mercado de Curitiba, porém ouvi dizer que o HSBC está migrando alguns contratos e por isso estaria tão fraca a demanda.

A GVT eu ouvi dizer que está cortando alguns terceiros.

[quote=aconstantino]Talvez não seja um bom momento para Curitiba. Tenho observado o mercado e este ano começou bem fraco, achei que iria melhorar após o carnaval e continua fraco (pelo menos de divulgação de vagas).

O HSBC e a GVT dominam cerca de 80% do mercado de Curitiba, porém ouvi dizer que o HSBC está migrando alguns contratos e por isso estaria tão fraca a demanda.

A GVT eu ouvi dizer que está cortando alguns terceiros.[/quote]
O HSBC refez a sua estrutura de fornecedores, cortando os que estavam com valores muito altos, porém, houve uma demanda bem grande nos dois meses passados (janeiro e fevereiro), muito desta movimentação foi de profissionais das consultorias que estavam fornecendo no ano passado para as que passaram a fornecer agora.
A GVT está reestruturando sua posição e, com isso, também tomou o caminho de cortes. Não apenas terceiros, mas vários internos foram desligados.
Porém, já está havendo um movimento contrário.
Aliás, quem conhecer de SOA/BPM e OSB, pode me enviar MP que indico para umas vagas.

Muito obrigada, pessoal!

Quanto a esta questão de cortes, infelizmente não são só as empresas de Curitiba que estão passando por isso, acho que isso deve ser um movimento geral. Aqui mesmo onde trabalho (Buscapé) eles estão reduzindo as equipes (reduzindo mesmo!), desfizeram de um andar inteiro, todo mundo fica com medo de ser o próximo, estão cortando todos os terceiros, está bem complicado. A cada 30 que mandam embora eles contratam 2. E pelo que andei falando com amigos, isso não é exclusivo daqui, tem muita empresa passando por esse processo.

Mas ainda sou da opinião que não faltará emprego pra quem for bom, né? Pelo menos tenho essa esperança!

[quote=moniquetrevisan]Muito obrigada, pessoal!

Quanto a esta questão de cortes, infelizmente não são só as empresas de Curitiba que estão passando por isso, acho que isso deve ser um movimento geral. Aqui mesmo onde trabalho (Buscapé) eles estão reduzindo as equipes (reduzindo mesmo!), desfizeram de um andar inteiro, todo mundo fica com medo de ser o próximo, estão cortando todos os terceiros, está bem complicado. A cada 30 que mandam embora eles contratam 2. E pelo que andei falando com amigos, isso não é exclusivo daqui, tem muita empresa passando por esse processo.

Mas ainda sou da opinião que não faltará emprego pra quem for bom, né? Pelo menos tenho essa esperança!

[/quote]

Talvez o movimento seja justamente nesse sentido. Talvez as empresas começaram a perceber que vale mais a pena uma equipe enxuta de bons desenvolvedores do que um exército de estagiários … enfim, só uma hipóteses …

[quote=rmendes08][quote=moniquetrevisan]Muito obrigada, pessoal!

Quanto a esta questão de cortes, infelizmente não são só as empresas de Curitiba que estão passando por isso, acho que isso deve ser um movimento geral. Aqui mesmo onde trabalho (Buscapé) eles estão reduzindo as equipes (reduzindo mesmo!), desfizeram de um andar inteiro, todo mundo fica com medo de ser o próximo, estão cortando todos os terceiros, está bem complicado. A cada 30 que mandam embora eles contratam 2. E pelo que andei falando com amigos, isso não é exclusivo daqui, tem muita empresa passando por esse processo.

Mas ainda sou da opinião que não faltará emprego pra quem for bom, né? Pelo menos tenho essa esperança!

[/quote]

Talvez o movimento seja justamente nesse sentido. Talvez as empresas começaram a perceber que vale mais a pena uma equipe enxuta de bons desenvolvedores do que um exército de estagiários … enfim, só uma hipóteses …[/quote]

Infelizmente parece que não é o caso, as empresas estão se preparando para um período mais conturbado na economia. Para o lado negativo.
Pode ficar pior com o caso Criméia. A corrida armamentista nuclear pode estar sendo reativada.

Em Minas Gerais tenho visto a abertura de muitas vagas, ainda não percebi este movimento de demissão aqui não.

o mercado esta apenas se preparando pra mais 4 anos de PT.

[quote=moniquetrevisan]Muito obrigada, pessoal!

Quanto a esta questão de cortes, infelizmente não são só as empresas de Curitiba que estão passando por isso, acho que isso deve ser um movimento geral. Aqui mesmo onde trabalho (Buscapé) eles estão reduzindo as equipes (reduzindo mesmo!), desfizeram de um andar inteiro, todo mundo fica com medo de ser o próximo, estão cortando todos os terceiros, está bem complicado. A cada 30 que mandam embora eles contratam 2. E pelo que andei falando com amigos, isso não é exclusivo daqui, tem muita empresa passando por esse processo.

Mas ainda sou da opinião que não faltará emprego pra quem for bom, né? Pelo menos tenho essa esperança!

[/quote]

de certa forma, você esta certo; quem é bom cria seu próprio trabalho por meio de empreendedorismo individual.

Bem, darei minha contribuição.

Vim morar em Curitiba em dezembro, vindo de Porto Alegre. Discordo da escassez de trabalho… até a Criméia já entrou na história lol

Acho que a empresa onde trabalho não foi citada, chama-se Wipro (por sinal, o HSBC GLT funciona no andar de baixo… tá cheio de desertores aqui hahaha). Tem muita oportunidade aqui, um ótimo ambiente de trabalho e a empresa paga acima da média. Não é uma empresa exploradora, at all.

A única ressalva é que tem que saber inglês, quase sempre. A empresa está sempre contratando… uma pena que eu só possa indicar amigos, senão poderia ajudar. O que posso dizer é: PROCURA POR VAGAS NO SITE DA EMPRESA, NO CEVIU.COM.BR E NO LINKEDIN.

Espero ter ajudado.

:slight_smile:

[quote=caiodorn]Bem, darei minha contribuição.

Vim morar em Curitiba em dezembro, vindo de Porto Alegre. Discordo da escassez de trabalho… até a Criméia já entrou na história lol

Acho que a empresa onde trabalho não foi citada, chama-se Wipro (por sinal, o HSBC GLT funciona no andar de baixo… tá cheio de desertores aqui hahaha). Tem muita oportunidade aqui, um ótimo ambiente de trabalho e a empresa paga acima da média. Não é uma empresa exploradora, at all.

A única ressalva é que tem que saber inglês, quase sempre. A empresa está sempre contratando… uma pena que eu só possa indicar amigos, senão poderia ajudar. O que posso dizer é: PROCURA POR VAGAS NO SITE DA EMPRESA, NO CEVIU.COM.BR E NO LINKEDIN.

Espero ter ajudado.

:)[/quote]

Eu recebi oportunidade de entrevista nesta empresa (Wipro), mas como você disse, realmente precisava de um bom nível de inglês. Porém, a moça disse que meu cv continuaria lá pois nem toda vaga realmente exige inglês. Estou aguardando de qualquer forma!
Mas a empresa realmente é boa? Realmente tem plano de carreira, oportunidades claras de crescimento, vc saberia me dizer? Da um certo frio na barriga de sair daqui e cair em uma empresa ruim =/ . Quais os pontos negativos que vc avalia? Se puder me dizer, vai ser de graaande ajuda!!

Obrigada pela ajuda!!