Recebi isso em uma mensagem privada…e gostaria que o pessoal do ES compartilhassem suas idéias!
Eu trabalho na VixTeam Consultoria & Sistemas, que fica aqui em Jardim da Penha. Eu também trabalhei na faculdade, trabalhava na FAESA, onde estudo.
O mercado em Vitória é bem deficiente de mão-de-obra, principalmente a qualificada. Creio que apenas a FAESA adote Java na disciplina de linguagem de programação, mas é um nivel beeeeeem básico. Eu já dei monitoria na Faculdade.
Aqui na Vix temos 8 profissionais de Java. Dois fizeram a pós em Java da UFES e um aqui é importado(Ele faz intercâmbio, veio da Hungria).
Outro dia recebi uma vaga de estágio na área exigindo um bucado de conhecimentos e querendo pagar pífios 480 reais para 8h diárias.
Conheço muita gente que trabalha com Java, mas são poucos os que conhecem muito.
Sei que, além da VixTeam, Nova Era, Accenture, SLE e Unitera têm projetos em Java.
Um ano é uma boa experiencia de trabalho com Java, eu só tenho 6 meses.
Aconselho a você ler livros e artigos e tentar uma certificação. Só assim poderá exigir um pouco mais.
O Jevê trabalha com consultoria em arquitetura J2EE. Assim que puder ele escreve algo aqui pra gente.
**Editado para remover o nome da empresa a pedido do cara da mensagem.