Mercado Java em Vitória!

Recebi isso em uma mensagem privada…e gostaria que o pessoal do ES compartilhassem suas idéias!

Eu trabalho na VixTeam Consultoria & Sistemas, que fica aqui em Jardim da Penha. Eu também trabalhei na faculdade, trabalhava na FAESA, onde estudo.
O mercado em Vitória é bem deficiente de mão-de-obra, principalmente a qualificada. Creio que apenas a FAESA adote Java na disciplina de linguagem de programação, mas é um nivel beeeeeem básico. Eu já dei monitoria na Faculdade.
Aqui na Vix temos 8 profissionais de Java. Dois fizeram a pós em Java da UFES e um aqui é importado(Ele faz intercâmbio, veio da Hungria).
Outro dia recebi uma vaga de estágio na área exigindo um bucado de conhecimentos e querendo pagar pífios 480 reais para 8h diárias.
Conheço muita gente que trabalha com Java, mas são poucos os que conhecem muito.
Sei que, além da VixTeam, Nova Era, Accenture, SLE e Unitera têm projetos em Java.
Um ano é uma boa experiencia de trabalho com Java, eu só tenho 6 meses.
Aconselho a você ler livros e artigos e tentar uma certificação. Só assim poderá exigir um pouco mais.
O Jevê trabalha com consultoria em arquitetura J2EE. Assim que puder ele escreve algo aqui pra gente.

**Editado para remover o nome da empresa a pedido do cara da mensagem.

em Porto Alegre um estagiário q trabalha umas 5h por dia ta ganhando de R$800 a R$1200 +/- =p

E qual é o conhecimento exigido?

Pra vocês terem uma idéia:

A empresa TAL TAL (claro que não vou falar o nome né!) seleciona estudantes para bolsa de estágio em desenvolvimento de software em Java.

Desenvolvedor Web Java
2 VAGAS - PERÍODO INTEGRAL (40h/semana, horário flexível)

Requisitos:

* Estar matriculado em curso superior ou técnico na área de informática;
 * Experiência na linguagem de programação Java;
 * Experiência com páginas Web (HTML, CSS, etc.).

Requisitos desejáveis:

* Experiência com desenvolvimento Web em Servlets/JSP;
 * Experiência com frameworks para a Web (Struts, WebWork);
 * Experiência com outros frameworks (Hibernate, Spring, Acegi Security, WebWork, Freemarker, etc.);
 * Experiência com bancos de dados relacionais (SQL);
 * Leitura de textos em inglês.

Bolsa:

* R$ 480,00;
 * Vale transporte;
 * Ticket alimentação.

Início:

* Imediato;
 * Haverá treinamento nas tecnologias necessárias.

[quote=“bejeto”]E qual é o conhecimento exigido?

Pra vocês terem uma idéia:

A empresa TAL TAL (claro que não vou falar o nome né!) seleciona estudantes para bolsa de estágio em desenvolvimento de software em Java.

Desenvolvedor Web Java
2 VAGAS - PERÍODO INTEGRAL (40h/semana, horário flexível)

Requisitos:

* Estar matriculado em curso superior ou técnico na área de informática;
 * Experiência na linguagem de programação Java;
 * Experiência com páginas Web (HTML, CSS, etc.).

Requisitos desejáveis:

* Experiência com desenvolvimento Web em Servlets/JSP;
 * Experiência com frameworks para a Web (Struts, WebWork);
 * Experiência com outros frameworks (Hibernate, Spring, Acegi Security, WebWork, Freemarker, etc.);
 * Experiência com bancos de dados relacionais (SQL);
 * Leitura de textos em inglês.

Bolsa:

* R$ 480,00;
 * Vale transporte;
 * Ticket alimentação.

Início:

* Imediato;
 * Haverá treinamento nas tecnologias necessárias.[/quote]

pedem praticamente a mesma coisa… é assim mesmo cara, exigem horrores de conhecimento de um estagiário pra pagar a preço de banana… ja vi casos piores… :???:

480 é quase o valor da minha faculdade!

Aqui na empresa o inicial é 740 + alimentação.
Java, ASP.NET, C#, C++, PowerBuilder e Delphi.

[quote=“bejeto”]480 é quase o valor da minha faculdade!
[/quote]
a minha é o dobro, eu vou a loucura :doh:

:faca:

[quote=“matheus”][quote=“bejeto”]480 é quase o valor da minha faculdade!
[/quote]
a minha é o dobro, eu vou a loucura :doh:[/quote]

a minha é o dobro tb… trabalho praticamente pra pagar minha faculdade, transporte e alimentação… ou seja, trabalho pra sobreviver… triste né!

Opa

Minha nossa, post de Vitória aqui no Fórum, que coisa boa hein… hehehe

Mas bom, em Vitória o mercado de Java está um pouco fraco, quer dizer, muito fraco de mão de obra. Primeiro, as pessoas ainda relutam em achar que .Net e Visual Studio são a mesma coisa e vivem pregando que .Net é produtivo etc, etc. Segundo, 95% das pessoas só dão uma olhadinha em Java na faculdade e saem achando que já podem trabalhar sozinhos com Java, quando veem uma vage de Java já vão mandando o curriculo, e isso estraga a imagem da tecnologia no estado, visto que as empresas compram lobo como lebre.

E aí com isso vem a história de que com Java o cara não conseguiu emprego e foi aprender .Net e conseguiu um “baita” emprego de 700 pilas por mês. :twisted:

Mas bom, o pior é que as empresas de fora de Vitória estão entrando no mercado, e com muita força e pegando todas as boas oportunidades, e adivinhem, usando Java, e o povão capixaba nem imagina o que se passa, por isso que eu já não trabalho mais para empresas daqui :???: :???:

T+

o pior é qndo pedem o cara com EXPERIENCIA EM XXXXXXXX
aff…
estágiario com experiencia é F****

É… o que o Jevê falou é verdade!

Tem muito cara que acha que Java é só aquilo que eles vêm na sala de aula com 64h no semestre!

Eu mesmo, achava que eu sabia alguma coisa de java quando aprendi algumas coisas…
qnd comecei a trabalhar aqui na empresa, vi que a cada dia que passa eu sei menos do que imaginava! hehehehe

Mas se a vaga é de estagio a intenção não seria desenvolver o conhecimento? Aprender? Como podem exigir experiencia de uma pessoa que nem terminou a faculdade e esta começando a carreira profissional?
Como podem exigir que uma pessoa tenha conhecimento de um profissional que trabalha um bom tempo com a tecnologia e pagam salarios ridiculos?

[quote=“fcharpinel”]Mas se a vaga é de estagio a intenção não seria desenvolver o conhecimento? Aprender? Como podem exigir experiencia de uma pessoa que nem terminou a faculdade e esta começando a carreira profissional?
Como podem exigir que uma pessoa tenha conhecimento de um profissional que trabalha um bom tempo com a tecnologia e pagam salarios ridiculos?[/quote]

ai eu lembro daquela propaganda muito cômica… “Sou brasileiro e não desisto nunca!” … hahahaha, mas tb não consegue nunca né haueakuhKUHEKUHus fucking shit de país do carai :yraiva:

Ehhhh…

esse país eh uma merda mesmo pra quem quer fazer as coisas direito…

enquanto isso …lah fora falta mão-de-obra Java… :wink:

jah ouviram sobre este site? www.monster.com

Conhecem algum outro?

Abraço.

Outro ponto importante foi o fechamento da XEROX…
Isso atolou o mercado de desenvolvedores… Mão de obra qualificada, mas dificultou PACAS!

Um abraço!