Obviamente que o mercado das vagas sobrando não é pra qualquer um. Ou vocês acham que está sobrando à toa? Se fosse fácil preencher uma dessas vagas as empresas já teriam preenchido. O que falta é um cara com embasamento teórico, certificações, inglês e experiência. Pra esses caras dificilmente vai faltar vaga. Para os outros, sobra a “corrida dos ratos”. Então, pra quem tá começando agora resta se qualificar para concorrer as melhores vagas.
Concordo, mas como você disse, existe poucos profissionais nesse perfil, e mesmo assim existe um teto que o mercado aceita pagar, e vejo que isso está diminuindo. As empresas estão exigindo tais coisas como pré-requisito mas para pagar a mesma coisa que pagam para quem não tem. Sinceramente, o mercado não está tão bom quanto dizem não. Verifiquem vocês mesmos. É óbvio que quem entra agora no mercado não tem esse conhecimento de mercado, mas quem tem mais de 4 anos pelo menos de mercado, sabe muito bem.
Estar começando não é motivo pra não dispuitar boas vagas. Conheço muito nego com 2 anos de experiência fazendo mais que alguns com 10.
E não existem vagas para “bons profissionais” ou “profissionais qualificados”. Existem vagas para PROFISSIONAIS. Se o cara não se encaixa, então ele não pode ser chamado de profissional.
Claro que muitos vão bater, mas o q mais vejo hoje eh a turminha sair da graduação sem saber nada e e já pedindo vaga de gerente porque “tenho que ser valorizado”. Mas estudar que é bom pra se fazer valer, nego não quer.
Botar a culpa na empresa que “não me valoriza” é muito fácil. Mas o que você faz para se valorizar?
Estar começando não é motivo pra não dispuitar boas vagas. Conheço muito nego com 2 anos de experiência fazendo mais que alguns com 10.
E não existem vagas para “bons profissionais” ou “profissionais qualificados”. Existem vagas para PROFISSIONAIS. Se o cara não se encaixa, então ele não pode ser chamado de profissional.
Claro que muitos vão bater, mas o q mais vejo hoje eh a turminha sair da graduação sem saber nada e e já pedindo vaga de gerente porque “tenho que ser valorizado”. Mas estudar que é bom pra se fazer valer, nego não quer.
Botar a culpa na empresa que “não me valoriza” é muito fácil. Mas o que você faz para se valorizar?[/quote]
Bom, é claro que sempre tem gente que se dá bem, que tem uma certa “sorte” no mercado, mas não se iludam não, o mercado já esteve melhor, aproveitaram a crise para baixar os valores, por exemplo:
2007 e 2008: pagava-se em SP para um profissional java senior entre 45 e 60 a hora.
2009 e 2010: só vejo vagas que pagam até 45 a hora.
Ou seja, ainda dá pra se virar bem, mas isso é um sinal que a área já não anda tão bem e existe uma espécie de teto. Lógico que tem casos que o profissional se dá super bem, mas vejo que é uma minoria, o resto fica refém das consultorias, que querem cada vez mais baixar o valor do profissional. Isso é verdade ou é mentira?
Concordo, mas como você disse, existe poucos profissionais nesse perfil, e mesmo assim existe um teto que o mercado aceita pagar, e vejo que isso está diminuindo. As empresas estão exigindo tais coisas como pré-requisito mas para pagar a mesma coisa que pagam para quem não tem. Sinceramente, o mercado não está tão bom quanto dizem não. Verifiquem vocês mesmos. É óbvio que quem entra agora no mercado não tem esse conhecimento de mercado, mas quem tem mais de 4 anos pelo menos de mercado, sabe muito bem.[/quote]
Eu tenho 5 anos de mercado e o que tenho percebido é que a média salarial está aumentando e não o contrário. Além disso, o teto que você mencionou depende da empresa e do projeto. Da mesma forma que tem programador Java ganhando 900 reais, tem programador ganhando 8000, 9000 reais ou mais(isso sem certificação e inglês).
A pressão da concorrência tem forçado as empresas a aumentar os salários e benefícios para reter os profissionais. Claro que tem aquelas cidades em que as empresas fazem uma espécie de “acordo” para não tirar profissionais uma da outra, mas mesmo nelas a média está aumentando.
E se a gente parar pra pensar isso faz sentido. A medida que o tempo passa, o mercado percebe a relevância dos técnicos na construção dos produtos. Eu não duvido nada que daqui há uns 50, 100 anos surjam programadores celebridades de TV ganhando a mesma coisa que jogador de futebol rsrsrrsrs
Vou confirmar a linha de raciocínio do mario.fts. Mesmo fora do mercado java, já passei por poucas e boas em duas boquetas que me contrataram como estagiário, pagavam como office-boy, e exigiam resultado dignos de mestres do universo!!!
Sorte de quem descola trabalho em empresas serias e alinhadas com a relidade de mercado.
Fazer o que, né.
Olá, também tenho verificado um aumento do valor/hora em BH.T+
em São Paulo, alguém notou aumento no valor/hora?
Houve mesmo queda no valor?
[quote=pedroroxd]Agora eu fikei com uma dúvida:
O mercado java é melhor que o mercado C#/C/C++ (Salário) ?[/quote]
Pelo que ando vendo .Net(basicamente Asp.Net e C#) está pau a pau com Java… e C++ está na lanterna… isso hoje em dia…
Uns 5 anos atrás Java estava em primeiro, C++ em segundo e .Net em terceiro…
Uns 10 anos atrás acho que C++ era primeiro, Java em Segundo, .Net nem existia…
Não sei se vou conseguir aprender .Net antes de ficar despirocado… por isso melhor ir com calma… rs…
A grande vantagem que vejo do Java é que tem muitas, muitas, muitas vagas a mais comparando com C++… e .Net está crescendo bastante também…
[quote=jorge_mgr]em São Paulo, alguém notou aumento no valor/hora?
Houve mesmo queda no valor?[/quote]
Claro que está aumentando, é pouco provável que fique parado ou diminua… lembre-se que a inflação é de 5% ao ano mais ou menos… e isso é automaticamente reajustado para todos os CLTs… e influi diretamente nos PJs…
Eu lembro uns anos atrás 50/hora poucos conseguiam… hoje poucos conseguem 80/hora… :lol:rs … mas no futuro vai ser fácil… :lol: :lol: :lol:
[quote=Felipe Kan][quote=jorge_mgr]em São Paulo, alguém notou aumento no valor/hora?
Houve mesmo queda no valor?[/quote]
Claro que está aumentando, é pouco provável que fique parado ou diminua… lembre-se que a inflação é de 5% ao ano mais ou menos… e isso é automaticamente reajustado para todos os CLTs… e influi diretamente nos PJs…
Eu lembro uns anos atrás 50/hora poucos conseguiam… hoje poucos conseguem 80/hora… :lol:rs … mas no futuro vai ser fácil… :lol: :lol: :lol:[/quote]
Bom, isso não é o que tenho presenciado, talvez eu seja um caso a parte, mas o que tenho observado é que o valor PJ não está acompanhando o valor CLT, parece estar havendo um nivelamento.
Por aqui também está tendo aumento acima da inflaçao nos salários. Não pra quem já é empregado, mas pra contratar alguém novo, as empresas estão precisando pagar mais do que o salário dos profissionais atuais se quiser contratar alguém do mesmo nível.
E até meia boca está difícil de achar.
[quote=marcosalex]Por aqui também está tendo aumento acima da inflaçao nos salários. Não pra quem já é empregado, mas pra contratar alguém novo, as empresas estão precisando pagar mais do que o salário dos profissionais atuais se quiser contratar alguém do mesmo nível.
E até meia boca está difícil de achar.
[/quote]
Talvez seja problemas em algumas empresas somente, se for isso, o mercado anda bem então. O problema que vejo em TI é isso, eles não aumentam os atuais, se quiser aumento você é meio que obrigado a mudar de emprego.
Olá, também observo que para aumentar o salário e preciso mudar de emprego, o que é uma pena…
Aqui estão procurando um cara para java nível jr a mais de 3 semanas, e até agora nada.
Profissionais qualificados com um conhecimento razoável, faltam sim…
[quote=Frango]Aqui estão procurando um cara para java nível jr a mais de 3 semanas, e até agora nada.
Profissionais qualificados com um conhecimento razoável, faltam sim…[/quote]
O que se tem que ver tbm, é o que os caras estão exigindo pra vaga. As vezes querem um junior, mas exigem conhecimento de pleno. Isso é um problema? Não, o problema vai ser o cara com todo o conhecimento e experiência de pleno se sujeitar a ganhar o salário de junior.
PS: Só pra deixar claro, não é o caso da empresa que o Frango citou, apenas estou utilizando o comentário dele para basear o meu.
[quote=mario.fts][quote=Frango]Aqui estão procurando um cara para java nível jr a mais de 3 semanas, e até agora nada.
O que se tem que ver tbm, é o que os caras estão exigindo pra vaga. As vezes querem um junior, mas exigem conhecimento de pleno. Isso é um problema? Não, o problema vai ser o cara com todo o conhecimento e experiência de pleno se sujeitar a ganhar o salário de junior.
PS: Só pra deixar claro, não é o caso da empresa que o Frango citou, apenas estou utilizando o comentário dele para basear o meu.[/quote]
Realmente existem casos assim mesmo, mas no caso aqui não é.
Exige um conhecimento razoável. Struts, hibernate, xml e coisas do tipo… Nada de extraordinário…
E olha que estão penando para achar alguém
[quote=Frango][quote=mario.fts][quote=Frango]Aqui estão procurando um cara para java nível jr a mais de 3 semanas, e até agora nada.
PS: Só pra deixar claro, não é o caso da empresa que o Frango citou, apenas estou utilizando o comentário dele para basear o meu.[/quote]
Realmente existem casos assim mesmo, mas no caso aqui não é.
Exige um conhecimento razoável. Struts, hibernate, xml e coisas do tipo… Nada de extraordinário…
E olha que estão penando para achar alguém[/quote]
Frango, por curiosidade, de onde você é mesmo?
Sim, e o pior é que isso é normal. Quantos casos a gente ve aqui no guj de nego pedindo pra resolver problemas simplórios de faculdade, sendo que se o cara soubesse pelo menos usar o google e com um minimo de força de vontade ele conseguiria fazer. Vc da uma prova babaca pro cara fazer e ele não consegue, não porque ele não sabe fazer, as vezes ele tem até o conhecimento técnico, mas não sabe pensar.
Tenso.
[quote=mario.fts]Sim, e o pior é que isso é normal. Quantos casos a gente ve aqui no guj de nego pedindo pra resolver problemas simplórios de faculdade, sendo que se o cara soubesse pelo menos usar o google e com um minimo de força de vontade ele conseguiria fazer. Vc da uma prova babaca pro cara fazer e ele não consegue, não porque ele não sabe fazer, as vezes ele tem até o conhecimento técnico, mas não sabe pensar.
Tenso.
[/quote]
Ai você tocou num ponto crítico e muito batido: saber pensar.
É incrível a quantidade de gente que simplesmente não consegue pensar, geralmente por pura preguiça e ignorância.