Eu tive um lider que uma vez me disse o seguinte: “Prefiro contratar um cara que não sabe tanto tecnicamente, mas que é comprometido e que sabe pensar, que um ótimo técnico preguiçoso ou que não está nem ai pra nada. Da pra ensinar a técnica facilmente pra alguém esperto e comprometido. Agora, por exemplo, como é que vc ensina comprometimento pra alguém?”
[quote=Tchello][quote=Frango][quote=mario.fts][quote=Frango]Aqui estão procurando um cara para java nível jr a mais de 3 semanas, e até agora nada.
Profissionais qualificados com um conhecimento razoável, faltam sim…[/quote]
O que se tem que ver tbm, é o que os caras estão exigindo pra vaga. As vezes querem um junior, mas exigem conhecimento de pleno. Isso é um problema? Não, o problema vai ser o cara com todo o conhecimento e experiência de pleno se sujeitar a ganhar o salário de junior.
PS: Só pra deixar claro, não é o caso da empresa que o Frango citou, apenas estou utilizando o comentário dele para basear o meu.[/quote]
Realmente existem casos assim mesmo, mas no caso aqui não é.
Exige um conhecimento razoável. Struts, hibernate, xml e coisas do tipo… Nada de extraordinário…
E olha que estão penando para achar alguém[/quote]
Frango, por curiosidade, de onde você é mesmo?[/quote]
Sou de SP
Aguém concordou comigo que para se ter um aumento na maioria das vezes é necessário mudar de emprego, digo isso quando o profissional já está com um valor legal. Acho uma pena, pois o profissional nem sempre quer sair, muitas vezes ele gosta da empresa, mas o fator financeiro começa a pesar. O que vocês acham desse raciocínio, acontece com vocês também?
A forma como as consultorias e as empresas tratam o profissional é errado. Quero saber se é isso mesmo ou eu sempre estive em lugares assim. Existe uma empresa em que realmente o profissional é valorizado?
Mas existe também um problema na nossa geração: pressa!
Pra crescer em uma empresa, até naquelas que te dão muitas chances disso, existe um processo. E nego não quer passar por esse processo. Já vi cara mudar de empresa 3 vezes em um ano só pra ter aumento de salário.
Veja bem o caso da empresa em que trabalho, a everis. Eles tem um plano de carreira muito bem definido. E os requisitos para cada nível estão muito claros. Você tem um mentor que te indica o caminho.E existe avaliação periódica. No período das avaliações, fica todo mundo maluco (sim, eles avaliam TODOS, não apenas alguns). E já vi pessoas subirem 4 níveis em uma avaliação. Essa cultura de crescimento é tão forte que quem não cresce após vários períodos seguidos acaba tendo que sair.
Agora vem a pergunta: vocês acham que todos ficam satisfeitos com isso? Acham que, o cara que não cresceu, tem consciencia que a culpa foi somente dele? Acham que, apesar de a grande maioria dos profissionais gostar de trabalhar aqui, não tem aqueles que reclamam como se fosse o pior lugar do mundo?
Pois é meus caros. Botar a culpa nos outros é sempre mais fácil. Mas e vocês? O que estão fazendo pra mudar esse jogo?
Pior que é… Somos refens deste processo de crescimento parece mesmo!
[quote=josenaldo]Mas existe também um problema na nossa geração: pressa!
Pra crescer em uma empresa, até naquelas que te dão muitas chances disso, existe um processo. E nego não quer passar por esse processo. Já vi cara mudar de empresa 3 vezes em um ano só pra ter aumento de salário.
Veja bem o caso da empresa em que trabalho, a everis. Eles tem um plano de carreira muito bem definido. E os requisitos para cada nível estão muito claros. Você tem um mentor que te indica o caminho.E existe avaliação periódica. No período das avaliações, fica todo mundo maluco (sim, eles avaliam TODOS, não apenas alguns). E já vi pessoas subirem 4 níveis em uma avaliação. Essa cultura de crescimento é tão forte que quem não cresce após vários períodos seguidos acaba tendo que sair.
Agora vem a pergunta: vocês acham que todos ficam satisfeitos com isso? Acham que, o cara que não cresceu, tem consciencia que a culpa foi somente dele? Acham que, apesar de a grande maioria dos profissionais gostar de trabalhar aqui, não tem aqueles que reclamam como se fosse o pior lugar do mundo?
Pois é meus caros. Botar a culpa nos outros é sempre mais fácil. Mas e vocês? O que estão fazendo pra mudar esse jogo? [/quote]
Oi,
Eu já trabalhei em outra consultoria que tem um processo de avaliação bem parecido com o que você falou. (Acho que este é um modelo americano e muitas a seguem da mesma forma).
A conclusão que eu cheguei é: esse tipo de avaliação acaba sendo muito subjetivo, é a mesma coisa que um juri popular, não tem como você mensurar se a sua avaliação foi positiva ou negativa apenas usando como critério o seu desempenho (o que eu fiz, o que eu aprendi, o que eu contribuí, etc)
Abs
[quote=josenaldo]Mas existe também um problema na nossa geração: pressa!
…
Pois é meus caros. Botar a culpa nos outros é sempre mais fácil. Mas e vocês? O que estão fazendo pra mudar esse jogo? [/quote]
Acredito até que muitos tenham pressa, mas não vejo isso exatamente como ruim, as vezes a única coisa que resolve é a pressa… ou é melhor ficar esperando o barco afundar? Cada caso é um caso.
E não é questão de botar a culpa nos outros, é questão de discutir a nossa realidade, se o valor em geral está baixando mesmo ou não, para mudar o jogo precisamos ter dados concretos, se o mercado está ruim de um lado, pode ser que por outro não está, é nisso que quero chegar. Precisamos de informações para direcionarmos melhor nossas escolhas. O GUJ é grande, pode ser que alguns vivem casos isolados, ou talvez não, é isso que quero discutir com vocês.
Certo, e vc tb deve acreditar em coehinho e Papai Noel… :roll:
Não é a questão de botar a culpa nos outros, é questão de se dar ao respeito como profissional.
Aliás, eu não conheço e nunca trabalhei na sua empresa, mas existem referências dela aqui no GUJ. :roll:
É… Conheço essas “referências” aí. E quer saber? Me parece coisa de gente que não conseguiu subir. Nem parei para discutir.
O fato é que eles jogam limpo. E sim. JÁ VI muita gente subir aqui. Alguns, inclusive, amigos meus. Então, você não está falando com alguém que viu promessas, mas com alguém que viu FATOS. Existe sim um plano de carreira bem definido, com requisitos bem definidos. Eu mesmo li e estou seguindo-o. E quer saber? Funciona. Será que quem reclamou tanto se deu ao luxo ao menos de lê-lo? Acredite. Já vi gente com muito mais tempo que eu que não sabe sequer quais os deveres da sua posição, e muito menos o da proxima.
Se a galera aqui trabalha muito, claro… Hora extra? Muitas vezes sim… Mas onde isso não acontece? Ah sim… Tem empresas de TI onde se trabalha pouco e cresce-se muito rápido… Eu, é claro, sou o cara que acredita em papai noel.
Sabe qual a vantagem daqui? A contrapartida…
Eu sei bem o quanto a everis me ajudou quando precisei sair de Minas pra ir na Bahia casar. Sei bem quanto eles me ajudaram quando eu precisei ir pra SP, BA e CE e precisei arrumar hemodialise urgente nesses lugares. E sei o quanto me ajudam quando to malzão por causa da diálise ou quando passo mal por causa da minha doença. Não to falando só de coisas que eu vi. Tô falando do que acontece comigo. Na pior fase da minha vida eles me deram uma chance e sempre que precisei, a everis me deu uma força tremenda. Então sim, meu caro. Aqui é um ÓTIMO lugar para trabalhar. E tem pessoas ótimas com quem trabalhar.
Sobre as horas extras, na fábrica pagam sim. Eu recebo as minhas religiosamente. Em solutions não pagam, mas as promoções são mais rápidas e os bonus maiores. É uma carreira mais exigente em horários, mas rende masi dinheiro. Enfim, você pode sim escolher ter uma vida pessoal ou não e continuar trabalhando na empresa. Agora, pergunta ao pessoal de solutions se algum deles quer ir para a fábrica? srsrsrsrrssr
E sobre se dar ao respeito como profissional, que tal começarmos a fazer isso nos comportando e trabalhando como tal?

Se a galera aqui trabalha muito, claro… Hora extra? Muitas vezes sim… Mas onde isso não acontece?
Em projetos bem geridos isso não acontece.
Essa divisão entre Consultoria e Fábrica lembra muito a Accenture e essa eu conheço muito bem… rsrsrs
mais alguma opnião diferente? Existe esse negócio de carreira mesmo bem definida? isso até agora eu não vi…
Isso existe mesmo realmente? Alguém já passou por um processo desse? E teve efeito real no salário também? Ou só foi no papel? Para falar a verdade, já vi algumas pessoas crescer, uma minoria, mas o que quero saber é “existe alguma empresa que coloca realmente valor nisso?” ou é tudo questão de sorte e oportunidade, e 10% a mais no salário somente e 200% a mais de responsabilidade…
[quote=Maracuja]
Meu amigo, esse negocio de carreira é com o Maradona. Carreira não importa, $$ e satisfação no trabalho sim. Tenho dito!
[]'s[/quote]
Carreira e $$ andam juntos muitas vezes…
[quote=Maracuja][quote=jorge_mgr]mais alguma opnião diferente? Existe esse negócio de carreira mesmo bem definida? isso até agora eu não vi…
Isso existe mesmo realmente? Alguém já passou por um processo desse? E teve efeito real no salário também? Ou só foi no papel? Para falar a verdade, já vi algumas pessoas crescer, uma minoria, mas o que quero saber é “existe alguma empresa que coloca realmente valor nisso?” ou é tudo questão de sorte e oportunidade, e 10% a mais no salário somente e 200% a mais de responsabilidade…[/quote]
Meu amigo, esse negocio de carreira é com o Maradona. Carreira não importa, $$ e satisfação no trabalho sim. Tenho dito!
[]'s[/quote]
Não diria que é um ou outro, mas sim um conjunto todo.
Carreira, dinheiro e satisfação são coisas que devem (e costumam) andar juntos, cada um a seu passo e na proporção correta.
Sabe uma coisa que acho engraçado nessas discussões todas?
Porque a empresa sempre tem que ser a bandida-exploradora? Porque alguém que não trabalha na empresa A (e nunca trabalhou) tem mais credibilidade que quem trabalha?
Vejo muita gente reclamar que empresa isso, empresa aquilo, que não cresce, não tem chance… Daí chego aqui, falo de uma empresa onde trabalho, que nesse lugar tem plano de carreira, que aqui você tem chance de crescimento… Sabe quantos pessoas sequer e perguntaram mais sobre a empresa, se tem vagas abertas, como faz pra conhecer? NENHUMA. Mas continuar reclamando… ahh… isso tem um monte…
Já vi muita gete falando mal da IBM. E tenho colegas que adoraram trabalhar lá. Será que existe alguém certo nessa história?
Não importa a empresa onde você trabalha. Se você continuar vendo a empresa como uma adversária, você não cresce em lugar nenhum!
[quote=josenaldo]Sabe uma coisa que acho engraçado nessas discussões todas?
Porque a empresa sempre tem que ser a bandida-exploradora? Porque alguém que não trabalha na empresa A (e nunca trabalhou) tem mais credibilidade que quem trabalha?
Vejo muita gente reclamar que empresa isso, empresa aquilo, que não cresce, não tem chance… Daí chego aqui, falo de uma empresa onde trabalho, que nesse lugar tem plano de carreira, que aqui você tem chance de crescimento… Sabe quantos pessoas sequer e perguntaram mais sobre a empresa, se tem vagas abertas, como faz pra conhecer? NENHUMA. Mas continuar reclamando… ahh… isso tem um monte…
Já vi muita gete falando mal da IBM. E tenho colegas que adoraram trabalhar lá. Será que existe alguém certo nessa história?
Não importa a empresa onde você trabalha. Se você continuar vendo a empresa como uma adversária, você não cresce em lugar nenhum![/quote]
Concordo plenamente.
Quem quer ganhar muito precisa valer muito, essa é a realidade. Não adianta chorar, dizer que não tem dinheiro pra comprar livro, que joãozinho morou nos EUA e você não, que certificação é cara. Tem que correr atrás com o que tem, meter a cara no livro, virar noite estudando, programar bastante, entender os problemas da empresa ao invés de simplesmente codificar os casos de uso.
Claro que pra uns demora mais do que outros, mas quem tem competência se estabelece.
Concordo. Tem muita oportunidade mas tem muita gente que fica na zona de conforto.
E acredito que esse negócio de bem x mal é influência da cultura americana, o pessoal vê muito filme e fica com esse negócio:
- quem programa em agile é bonzinho e quem não programa são os gerentes waterfalls malvados
- JPA são são os desenvolvedores Davi lutando contra os terríveis DBAs Golias
- empresas exploradoras imersas em mundo de trevas e que não enxergam os desenvolvedores iluminados que sabem como aumentar a produtivdade e os lucros, se recebessem mais e fossem ouvidos
Por isso que eu raramente entro nessas discussões de desabafo. heheheh
[quote=josenaldo]Sabe uma coisa que acho engraçado nessas discussões todas?
[/quote]
Se a gente parar para pensar bem, é o contrário do que vc falou. Essa histórias de que faltam profissionais parecem mais lamúrios de empresas que não conseguem atrair gente com qualificação, histórias de empresas “coitadinhas” que não oferecem salários dignos e nem condições de trabalho.
Para de reclamar, contrata um RH decente e vai atrás, pq COM CERTEZA acha…
[quote=andre_salvati][quote=josenaldo]Sabe uma coisa que acho engraçado nessas discussões todas?
[/quote]
Se a gente parar para pensar bem, é o contrário do que vc falou. Essa histórias de que faltam profissionais parecem mais lamúrios de empresas que não conseguem atrair gente com qualificação, histórias de empresas “coitadinhas” que não oferecem salários dignos e nem condições de trabalho.
Para de reclamar, contrata um RH decente e vai atrás, pq COM CERTEZA acha…
[/quote]
Não Salvatti.
Isso é generalizado. Está faltando profissional. E em todo lugar. Estima-se que hoje existam 50000 vagas abertas em todo Brasil. Isso não é porque as empresas estão pagando mal e ninguem quer trabalhar. É porque o setor está crescendo muito mais rápido que a oferta de profissionais!

Não Salvatti.
Isso é generalizado. Está faltando profissional. E em todo lugar. Estima-se que hoje existam 50000 vagas abertas em todo Brasil. Isso não é porque as empresas estão pagando mal e ninguem quer trabalhar. É porque o setor está crescendo muito mais rápido que a oferta de profissionais!
Ok. Vamos deixar de lado o achismo de lado e partir para fatos e evidências. Então, vou te lançar um desafio…
Ache duas vagas que precisem de profissionais que não são encontrados no mercado, só duas…
Pode ser na internet, ou em sua empresa, ou mais fácil ainda, em qualquer outro canal. Mas, deve haver a evidência de que a vaga existe e do valor que ela está pagando (algo no modelo do Monsters).
Só duas?
Aqui na Everis Uberlandia temos várias que não são preenchidas. E a Everis é uma das melhores empresas para se trabalhar em Uberlândia.
Olha o Email que recebi essa semana do RH (essas vagas em aberto estão assim faz meses)
[quote]Pessoal,
Seguem as vagas abertas em Uberlândia. Preciso muito das indicações de vocês.
- Java com Oracle: Programadores, Analistas Programadores. (Continuamos com as vagas)
- .NET com MS Share Point (Continuamos com as vagas) CRÍTICO
- CRM (Microsoft Dynamics 4) (Continuamos com as vagas) CRÍTICO
- Java para BPM: análise e desenvolvimento em Java (J2EE)
BPM/SOA
J2EE
Hibernate
Ajax
Javascript avançado
HTML
Experiência com programação PL/SQL (Oracle 10g)
Inglês técnico avançado [/quote]
Claro que existem profissionais na cidade. Mas a everis é UMA das empresas legais pra se trabalhar, não a única (felizmente).