Mercado java, faltam profissionais?

Também moro em sp, e não tive grandes dificuldades para arranjar o primeiro emprego…

[quote=jorge_mgr][quote=KaiqueF]Eu sinceramente acho que faltam empregos que dêem condições melhores de trabalho, nem tanto financeiramente mas principalmente no tanto que as empresas buscam sugar dos funcionários.

Sei que existem pessoas no mercado que se sujeitam a condições de trabalho que eu não me sujeitaria jamais, vemos isso no dia a dia e nas opiniões aqui no guj, respeito a idéia que essas pessoas fazem da vida, mas eu gosto de me divertir , cuidar da minha saúde e da minha família.

Não deixo de me esforçar, faço horas extras eventualmente quando necessário, mas não abro mão de direitos trabalhistas que foram conquistados ao longo do tempo a custa de tanto esforço dos nossos pais , avôs , bisavôs… afinal de contas, o dia que eu quiser trabalhar 60 horas por semana, não vai ser para nenhuma empresa que não seja a minha.
[/quote]
legal, é isso que penso também.
Que tal respondermos a enquete?
Mercado java, faltam profissionais?
URL:
http://www.enquetes.com.b/enquete.asp?opcao=4858906

[/quote]
Acabei de responder.

[quote=Mero_Aprendiz][quote=petter]
Concordo, várias empresas que tenho contato querem uma lista de qualificações no papel sem realmente saber se o cara é bom ou mal profissional, sua capacidade de aprendizado, etc, etc, etc.[/quote]

Bem, mais uma vez gostaria de deixar minha humilde opinião:
Como é possível saber se um profissional é ou não apto para trabalhar em uma empresa? Bem, acredito que no nosso mercado o que conta mesmo são certificações, ou no mínimo, um diploma de graduado. Não dá pra ficar pensando que vão existir empresas boazinhas que vão aceitar qualquer um que entrar pela porta com um currículo. Assim com existem excelentes pessoas esperando uma oportunidade de ser tornarem excelentes profissionais, também existem pessoas que aproveitam para pilantrar.
Então, não basta ter ser um bom profissional para ter um bom emprego, tem que ter a tal ‘lista de qualificações’. O contrario também é verdade.

[]'s
JL[/quote]

Aí creio que vamos entrar no velho dilema: Tostines vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
O que quis dizer é que já vi empresas deixaram bons profissionais com experiência e bagagem profissional para contratar uma pessoa cheia de papel assinado mas que na hora do batente se perdia, o cara era de fato inteligente e sabia Java muito bem, só não sabia utilizar, em suma não sabia trabalhar na área.

[quote=mario.fts][quote=Mero_Aprendiz][quote=petter]
Concordo, várias empresas que tenho contato querem uma lista de qualificações no papel sem realmente saber se o cara é bom ou mal profissional, sua capacidade de aprendizado, etc, etc, etc.[/quote]

Bem, mais uma vez gostaria de deixar minha humilde opinião:
Como é possível saber se um profissional é ou não apto para trabalhar em uma empresa? Bem, acredito que no nosso mercado o que conta mesmo são certificações, ou no mínimo, um diploma de graduado. Não dá pra ficar pensando que vão existir empresas boazinhas que vão aceitar qualquer um que entrar pela porta com um currículo. Assim com existem excelentes pessoas esperando uma oportunidade de ser tornarem excelentes profissionais, também existem pessoas que aproveitam para pilantrar.
Então, não basta ter ser um bom profissional para ter um bom emprego, tem que ter a tal ‘lista de qualificações’. O contrario também é verdade.

[]'s
JL[/quote]

Discordo. O que aparece de nego aqui recem formado com certificação pendurada no pescoço que não sabe fazer uma modelagem de pedido/produto, e um crud com JDBC + Servlets não ta escrito.

Pra mim, certificação (SCJP no caso) prova que o cara tem conhecimento técnico e nada mais.

Eu prefiro contratar um cara que saiba modelar utilizando OO que um cara certificado. Fácil.

[/quote]

Apoiado!

[quote=jorge_mgr]Os defensores das empresas não vão voltar na enquete?
[size=18] Mercado java, faltam profissionais?[/size]
URL:http://www.enquetes.com.br/enquete.asp?opcao=4858906?[/quote]

Interessante,

parece que temos um consenso sobre o que anda acontecendo, mesmo a despeito da arrogância de alguns que até menosprezam seus semelhantes…

[quote=andre_salvati][quote=jorge_mgr]Os defensores das empresas não vão voltar na enquete?

Interessante,

parece que temos um consenso sobre o que anda acontecendo, mesmo a despeito da arrogância de alguns que até menosprezam seus semelhantes…[/quote]

Mesmo pessoas dizendo ao contrário aqui, não tiveram coragem de votar em outra opção na enquete. Eu graças a Deus estou bem no mercado, mas não vejo um horizonte seguro no mercado de TI, tudo é muito instável, mas o simples fato de estarmos conversando sobre isso já é grande coisa, talvez consigamos chegar a alguma conclusão, pois quem perde com o mercado bagunçado do jeito que está não são só os profissionais, são as empresas também. É realidade que o crescimento profissional na área de TI é mais rápido que nas outras areas… mas a longo prazo começa a perder vantagem, eu gosto de trabalhar com TI, acho legal conversarmos e trocarmos experiências, sempre podemos estar errado e voltar atras em algo e assim melhorarmos a nossa área.

[quote=jorge_mgr]Os defensores das empresas não vão voltar na enquete?

Faltou alguma opção na enquete? Ou mudar o texto das opções? Alguém se habilita a fazer outra?

[quote=jorge_mgr][quote=jorge_mgr]Os defensores das empresas não vão voltar na enquete?

Faltou alguma opção na enquete? Ou mudar o texto das opções? Alguém se habilita a fazer outra?[/quote]

Acho que é a primeira enquete do GUJ com uma conclusão unânime…

Pode colocar [resolvido] no assunto? Algum moderador se prontifica? :wink:

bom, formei em analise de sistemas em dez/2009 e estou precisando trabalhar na minha area de formaçao…a questão de salario é irrelevante no momento, pois reconheço que ainda estou na frase de aprendizagem. ja que alguns dizem que tem tantas vagas disponiveis no mercado e principalmente aqui em goiania, alguem poderia por favor dizer-me onde estão tais vagas? quais empresas? adoro java e gostaria de aperfeiçoar em desenvolvimento. obrigado

Cara, o mercado está aquecido e com boas oportunidades, mas existe diferença entre cidades e regiões.

Quanto a bons salários pra quem tem experiência, o profissional tem de mostrar pra empresa que vale o quanto deseja pagar. Qualquer empresa pagaria feliz 20 mil pra um profissional se souber que o retorno vai ser do tamanho do investimento.

Concordo com o que todos disseram e pra quem esta no mercado é isso mesmo:
Uma quantidade razoável de vagas, o suficiente para que o profissional possa escolher a que melhor se adequa ao seu perfil e impedir que as empresas o explorem e o mesmo não tenha pra onde ir;
Hoje vejo que o nível dos profissionais, em sua grande maioria, melhorou muito e isso torna o mercado mais competitivo e interessante;
Os valores em SP ainda são bem interessantes, mas vale a pena ver o custo de vida nas outras cidades (as vezes compensa, mas atenção com as exigências);
Geralmente as empresas querem um ‘Faz-Tudo’ - desenvolvedor, analista, DBA, infra, gerente de projetos e que sirva cafézinho também (empresas pequenas e médias);
Existe realmente uma quantidade significativa de profissionais recém formados que ainda estão engatinhando e que precisam se aplicar muito nos estudos e nos projetos;
O mercado continua com muitas vertentes de métodologias e técnologias sendo utilizadas (diversas combinações de frameworks e padrões de desenvolvimento caseiros);

Bem, há muito mais no mundo java, mas isso é que torna ele tão interessante e crescente.

Espero que minhas informações ajudem, mesmo não apresentando dados concretos de quantidades de vagas ou valores de salários, pois isso varia muito e seria muito limitado para este tópico. Aliás, profissional sério de Java tem que estar sempre antenado no GUJ e em diversos outros canais de informação, para saber o que está rolando no momento e não perder as ondas de oportunidades (NO VACA, YES DROP)

Trabalho em uma empresa que abriu duas vagas pra estagiários, vão pagar pouco, mas vão exigir pouco. Não gostei do pagar pouco, deve ser uns 900 reais. O que eles querem é gente que saiba Java básico (não precisa ter experiência) bem e ter inglês no mínimo avançado. Bisbilhotando ouvi o responsável falar que quer contratar em um ano, então a exigência é que a pessoa esteja no último ano.

Eu costumo não gostar do que a empresa que trabalho faz as vezes, tentando achar gente barata e muitas vezes elas não são as melhores… Mas dessa vez a estratégia parece ser boa: trabalhe com Java (sem a maldita destruição e pressão do mercado), com um cliente internacional (todos aqui concordam que saber inglês > saber programar bem [mas saber inglês não é desculpa para não saber programar ]).

A empresa é obrigada a não exigir muito do estagiário (não pode, por exemplo, jogar projeto gigantes na mão dele, por enquanto). O ponto que quero chegar é essa estratégia que muitas empresas abordam por aí (não concordo): Um (ou alguns) sênior bom, uma renca de júnior e estagiário. O sênor específica, fala com cliente, segura bronca e ajuda (ajuda ?) os júniores/estagiários e no final sai algo. Daí investimento em processos/metodologias que tornam tudo tão robotizado e chato.

Isso dá certo?

Eca, se eu sair da empresa que estou e trombar um lugar assim: bye bye TI. Se fosse pra eu viver fazendo algo chato teria escolhido uma área que não tomasse minha vida como parte do contrato de trabalho, pois, não sei quantos a outros aqui, mas muitas responsabilidades são delegadas e tomam mais do que seu serviço, mas também sua mente, sua alma!

A falta de profissionais qualificados não é uma exclusividade do mercado de TI, mas geral. :wink:

Olha, eu tenho umas dicas pro pessoal que ainda não está colocado no mercado de trabalho:

• Não parem de se atualizar;
  • Converse com/conheça as pessoas da área;
  • Inglês é muito importante;
  • Mostrar trabalho é importante também: participar de projetos OpenSource, participar da comunidade…
  • Fique de olho nas oportunidades e conheça as empresas de sua região;
  • Vá a eventos de TI na medida do possível;
  • Em entrevistas mostre interesse na área e em aprender;

O problema é que sou novo na área, serão três anos em janeiro, então, minhas dicas podem ser imprecisas. O pessoal contratante e mais experiente poderia dar mais dicas. Começar é muito difícil!

Concordo. O país deu uma melhorada geral nas vagas, isso é muito bom. E o primeiro passo pra valorizar os salários.

Acho importante a definição de plano de carreira, cargos e salários, fatores que influenciam na permanencia do profissional na empresa. :wink:

Olá Pessoal, passo aqui para deixar minha humilde opinião.

Profissionais estão em falta no mercado, como sempre estiverem, sendo que agora passado o pior da crise de 2008 o mercado volta a se aquecer gradativamente, com isso cada vez mais vagas não serão preenchidas.

Agora saindo um puco do tópico, creio que existem dois motivos principais para isso:

• Falta de investimento em educação no país como um todo.
  • Falta de valorização dos profissionais. Quantas empresas tratam todos como recursos? Escolhem o profissional mais “barato” em detrimento ao profissional mais qualificado.

Uma consequência disso, é que vejo muitos dos melhores profissionais com quem trabalhei e/ou trabalho que acabam indo embora do país (EUA, Canadá, Holanda, Austrália e etc). Na real faltam profisisonais de TI na maioria dos países, tanto que muitos tem facilitado a imigração/contratação de profissionais da área. Pena o Brasil não valorizar os seus, e perder tantos deles.

[]'s

Só complementando, uma notícia que ajuda a responder a pergunta.

Sem mão de obra para crescer

[]'s

[quote=jorge_mgr]mais alguma opnião diferente? Existe esse negócio de carreira mesmo bem definida? isso até agora eu não vi…
Isso existe mesmo realmente? Alguém já passou por um processo desse? E teve efeito real no salário também? Ou só foi no papel? Para falar a verdade, já vi algumas pessoas crescer, uma minoria, mas o que quero saber é “existe alguma empresa que coloca realmente valor nisso?” ou é tudo questão de sorte e oportunidade, e 10% a mais no salário somente e 200% a mais de responsabilidade…[/quote]

Meu amigo, esse negocio de carreira é com o Maradona. Carreira não importa, $$ e satisfação no trabalho sim. Tenho dito!

[]'s