Mercado java, faltam profissionais?

Eu sinceramente acho que faltam empregos que dêem condições melhores de trabalho, nem tanto financeiramente mas principalmente no tanto que as empresas buscam sugar dos funcionários.

Sei que existem pessoas no mercado que se sujeitam a condições de trabalho que eu não me sujeitaria jamais, vemos isso no dia a dia e nas opiniões aqui no guj, respeito a idéia que essas pessoas fazem da vida, mas eu gosto de me divertir , cuidar da minha saúde e da minha família.

Não deixo de me esforçar, faço horas extras eventualmente quando necessário, mas não abro mão de direitos trabalhistas que foram conquistados ao longo do tempo a custa de tanto esforço dos nossos pais , avôs , bisavôs… afinal de contas, o dia que eu quiser trabalhar 60 horas por semana, não vai ser para nenhuma empresa que não seja a minha.

[quote=andre_salvati][quote=marcosalex]Também engrosso o coro do Josenaldo. Temos vagas em aberto no Hospital, 2300 para junior mas o pessoal que aparece não contrataria nem pra estagiário.

Tem muita gente no mercado sim, mas até os meia bocas está faltando. Sobrou somente os que pensam que valem alguma coisa.

[/quote]

Legal, enquanto vc não bota fé em ninguém, vai fazendo o serviço do estagiário… ;)[/quote]

Concordo, várias empresas que tenho contato querem uma lista de qualificações no papel sem realmente saber se o cara é bom ou mal profissional, sua capacidade de aprendizado, etc, etc, etc.

[quote=KaiqueF]Eu sinceramente acho que faltam empregos que dêem condições melhores de trabalho, nem tanto financeiramente mas principalmente no tanto que as empresas buscam sugar dos funcionários.

Sei que existem pessoas no mercado que se sujeitam a condições de trabalho que eu não me sujeitaria jamais, vemos isso no dia a dia e nas opiniões aqui no guj, respeito a idéia que essas pessoas fazem da vida, mas eu gosto de me divertir , cuidar da minha saúde e da minha família.

Não deixo de me esforçar, faço horas extras eventualmente quando necessário, mas não abro mão de direitos trabalhistas que foram conquistados ao longo do tempo a custa de tanto esforço dos nossos pais , avôs , bisavôs… afinal de contas, o dia que eu quiser trabalhar 60 horas por semana, não vai ser para nenhuma empresa que não seja a minha.
[/quote]
legal, é isso que penso também.
Que tal respondermos a enquete?
URL:
http://www.enquetes.com.b/enquete.asp?opcao=4858906

[quote]legal, é isso que penso também.
Que tal respondermos a enquete?
URL:
http://www.enquetes.com.b/enquete.asp?opcao=4858906
[/quote]

já a respondi ;D

abrass

Os defensores das empresas não vão voltar na enquete?
[size=18] Mercado java, faltam profissionais?[/size]
URL:http://www.enquetes.com.br/enquete.asp?opcao=4858906?

[quote=petter][quote=andre_salvati][quote=marcosalex]Também engrosso o coro do Josenaldo. Temos vagas em aberto no Hospital, 2300 para junior mas o pessoal que aparece não contrataria nem pra estagiário.

Tem muita gente no mercado sim, mas até os meia bocas está faltando. Sobrou somente os que pensam que valem alguma coisa.

[/quote]

Legal, enquanto vc não bota fé em ninguém, vai fazendo o serviço do estagiário… ;)[/quote]

Concordo, várias empresas que tenho contato querem uma lista de qualificações no papel sem realmente saber se o cara é bom ou mal profissional, sua capacidade de aprendizado, etc, etc, etc.[/quote]
Isso tudo é bem subjetivo.

Mas voltando pro assunto do tópico, concordo que estejam faltando profissionais, até picareta mesmo… Vejo vagas que tão meses em aberto por aqui.

[quote=petter]
Concordo, várias empresas que tenho contato querem uma lista de qualificações no papel sem realmente saber se o cara é bom ou mal profissional, sua capacidade de aprendizado, etc, etc, etc.[/quote]

Bem, mais uma vez gostaria de deixar minha humilde opinião:
Como é possível saber se um profissional é ou não apto para trabalhar em uma empresa? Bem, acredito que no nosso mercado o que conta mesmo são certificações, ou no mínimo, um diploma de graduado. Não dá pra ficar pensando que vão existir empresas boazinhas que vão aceitar qualquer um que entrar pela porta com um currículo. Assim com existem excelentes pessoas esperando uma oportunidade de ser tornarem excelentes profissionais, também existem pessoas que aproveitam para pilantrar.
Então, não basta ter ser um bom profissional para ter um bom emprego, tem que ter a tal ‘lista de qualificações’. O contrario também é verdade.

[]'s
JL

Pessoal, comentários sobre a enquete, favor fazer aqui, lá não está funcionando

[quote=Mero_Aprendiz][quote=petter]

Bem, mais uma vez gostaria de deixar minha humilde opinião:
Como é possível saber se um profissional é ou não apto para trabalhar em uma empresa? Bem, acredito que no nosso mercado o que conta mesmo são certificações, ou no mínimo, um diploma de graduado. Não dá pra ficar pensando que vão existir empresas boazinhas que vão aceitar qualquer um que entrar pela porta com um currículo. Assim com existem excelentes pessoas esperando uma oportunidade de ser tornarem excelentes profissionais, também existem pessoas que aproveitam para pilantrar.
Então, não basta ter ser um bom profissional para ter um bom emprego, tem que ter a tal ‘lista de qualificações’. O contrario também é verdade.

[]'s
JL[/quote]

Discordo. O que aparece de nego aqui recem formado com certificação pendurada no pescoço que não sabe fazer uma modelagem de pedido/produto, e um crud com JDBC + Servlets não ta escrito.

Pra mim, certificação (SCJP no caso) prova que o cara tem conhecimento técnico e nada mais.

Eu prefiro contratar um cara que saiba modelar utilizando OO que um cara certificado. Fácil.

Só certificação não conta, porem se a pessoa não for qualificada (graduada/graduando/experiência) ,
infelizmente esta pessoa ira sujar sua carteira como profissional .
E friso sim o que o JL flw , não falta serviço , falta profissional qualificado para vagas de alto padrão em TI

A questão da empresa se fazer de coitadinha e no final pagar valores irrisórios para os funcionários é interessante. Há algum tempo, no carderno de empregos do de um grande jornal aqui de Salvador, foi anunciada a manchete “Precisa-se de programadores Java”. Imaginem a repercussão. No maior jornal de Salvador, em letras garrafais uma mensagem arrebatadora como essa. Porém, a comunidade aqui é muito forte e logo percebeu que isso era uma jogada de marketing. Todos souberam de um jeito ou de outro que os salários das pretensas vagas eram baixos. Por outro lado, essas empresas se viram forçadas a aumentar o salário para conseguir atrair e reter profissionais. Obviamente que os melhores profissionais do mercado encontraram vagas mais atrativas.

Sim e não.

Sobram vagas por ai pq a maioria quer cara experiente! E como ter caras experientes sem vagas pra iniciantes???

Na minha visão, um dos problemas que motivam isso é o RH. Infelizmente, quase nenhuma empresa tem um RH capacitado a contratar um profissional de TI. Esse povo é que fica filtrando por certificação, graduação, e faz o bingo das siglas no curriculo. Do tipo que não contrata o cara que tem JSF no curriculo pq na descrição que ela tem na mão ta escrito Java Server faces. Quantas vezes já não me perguntaram “vc tem experiencia com EJB? e com Enterprise Java Bens?”. É do cacete. As vezes o profissional está lá, o curriculo chega na empresa, mas não passa nesse filtro inicial.

Será que é pedir muito pra ter alguém especializado em contratar desenvolvedores?

[quote=mario.fts]Na minha visão, um dos problemas que motivam isso é o RH. Infelizmente, quase nenhuma empresa tem um RH capacitado a contratar um profissional de TI. Esse povo é que fica filtrando por certificação, graduação, e faz o bingo das siglas no curriculo. Do tipo que não contrata o cara que tem JSF no curriculo pq na descrição que ela tem na mão ta escrito Java Server faces. Quantas vezes já não me perguntaram “vc tem experiencia com EJB? e com Enterprise Java Bens?”. É do cacete. As vezes o profissional está lá, o curriculo chega na empresa, mas não passa nesse filtro inicial.

Será que é pedir muito pra ter alguém especializado em contratar desenvolvedores?

[/quote]

E quando a primeira coisa que a empresa pergunta é a pretensão salarial? E você pergunta quanto eles podem pagar, daí vem o golpe: “Estamos trabalhando com a pretensão do candidato”.
Na verdade eles querem é achar alguém com a mínima experiência possível que a vaga exige para pagar o mínimo possível.
O que está acontecendo no Brasil é o seguinte: “Finja que me paga, que eu finjo que trabalho.”
Infelizmente é isso. Quando o país acordar vai ser tarde demais. Tem muita empresa e governo tratando TI como lixo, TI é estratégico. é vital para o crescimento do país. Todos vão perder com isso.

[quote=jorge_mgr][quote=mario.fts]Na minha visão, um dos problemas que motivam isso é o RH. Infelizmente, quase nenhuma empresa tem um RH capacitado a contratar um profissional de TI. Esse povo é que fica filtrando por certificação, graduação, e faz o bingo das siglas no curriculo. Do tipo que não contrata o cara que tem JSF no curriculo pq na descrição que ela tem na mão ta escrito Java Server faces. Quantas vezes já não me perguntaram “vc tem experiencia com EJB? e com Enterprise Java Bens?”. É do cacete. As vezes o profissional está lá, o curriculo chega na empresa, mas não passa nesse filtro inicial.

[/quote]

E quando a primeira coisa que a empresa pergunta é a pretensão salarial? E você pergunta quanto eles podem pagar, daí vem o golpe: “Estamos trabalhando com a pretensão do candidato”.
Na verdade eles querem é achar alguém com a mínima experiência possível que a vaga exige para pagar o mínimo possível.
O que está acontecendo no Brasil é o seguinte: “Finja que me paga, que eu finjo que trabalho.”
Infelizmente é isso. Quando o país acordar vai ser tarde demais. Tem muita empresa e governo tratando TI como lixo, TI é estratégico. é vital para o crescimento do país. Todos vão perder com isso.
URL:http://www.enquetes.com.br/enquete.asp?opcao=4858906?[/quote]

Passei exatamente por essa situação a alguns dias.

Os melhores já estão empregados. Os mais ou menos também.

Se o cara é bom, ele consegue um bom salário, se é ruim e se acha bom, vai ficar reclamando da empresa, dos gerentes, etc. A quase totalidade dos desenvolvedores ganha o salário que merece e já tem a empresa que merece.

Quer ganhar mais, qualifica-se. Nem só de conhecimento técnico, mas saiba se vender e mostrar seu trabalho.

[quote=marcosalex]Os melhores já estão empregados. Os mais ou menos também.

Se o cara é bom, ele consegue um bom salário, se é ruim e se acha bom, vai ficar reclamando da empresa, dos gerentes, etc. A quase totalidade dos desenvolvedores ganha o salário que merece e já tem a empresa que merece.

Quer ganhar mais, qualifica-se. Nem só de conhecimento técnico, mas saiba se vender e mostrar seu trabalho. [/quote]

Mto facil alguem falar isso estando empregado.

Vc pode ser mto bom, sem experiencia se não tiver indicação, nao vai arrumar nada, pq simplesmente nao chamam.

[quote=hercules1987][quote=marcosalex]Os melhores já estão empregados. Os mais ou menos também.

Quer ganhar mais, qualifica-se. Nem só de conhecimento técnico, mas saiba se vender e mostrar seu trabalho. [/quote]

Mto facil alguem falar isso estando empregado.

Vc pode ser mto bom, sem experiencia se não tiver indicação, nao vai arrumar nada, pq simplesmente nao chamam.

[/quote]

Discordo…

Está cheio de empresas pequenas que não podem pagar um bom salário e contratam pessoas que sabem mas não tem experiência…

Eu comecei em uma empresa bem pequena, eu não tinha experiência mas tinha o conhecimento…

Só que ai você não pode querer começar ganhando uma grana muito alta, afinal o que conta no salário é também a experiência…

As vezes para começar e ganhar experiência vale a pena se sujeitar a um salário menor, porque isso vai ter um retorno mais pra frente…

Não concordo… vejo e sinto na pele que o mercado é MUITO restrito àqueles que não tem experiência… falo por mim… que moro em SP… :x

E eu que moro longe de SP? Cada entrevista que tenho de ir gasto 150! :?