Mercado Java[iniciante]

Olá galera tranquilo? Precisando mais uma vez da ajuda de vocês hehe
Iniciei os estudos na linguagem Java e estou gostando muito, leio o livro Use a cabeça-Java, mas vejo que java para desktop esta perdendo espaço para java web, sou recém-formado e não sei por onde começar a respeito de mercado. O que vocês me aconselham? Ahh, pretendo atuar profissionalmente no Paraná, mais precisamente em Curitiba.
Aproveitando gostaria de saber se Java Web é mais “fácil” ou mais prático que desktop?

Muito Obrigado.

eu trabalho com os 2

nem sempre é possivel fazer tudo web

imagina processar 1 milhao de registros via web

cara, to tendo que aprender PHP pra poder entrar no mercado rsrs…
entrar de cara com java, pra quem ainda vai se formar em julho aqui em Brasília, o negócio aqui está negro =S

nuss

ta faltando tanto profissional

vc nao pode querer entrar ganhando 4 mil, dai nao entra nada

tenta pegar um estagio ou algo assim

no estagio que vc aprende

quando sai na facu fiz a prova para treinee, fiz a prova e fui chamado e me falaram que o meu conhecimento era compatível com desenvolvedor junior

e aqui to eu trabalhando em uma das melhores empresas do Brasil

[quote=rafaelviny]nuss

ta faltando tanto profissional

vc nao pode querer entrar ganhando 4 mil, dai nao entra nada

tenta pegar um estagio ou algo assim

no estagio que vc aprende

quando sai na facu fiz a prova para treinee, fiz a prova e fui chamado e me falaram que o meu conhecimento era compatível com desenvolvedor junior

e aqui to eu trabalhando em uma das melhores empresas do Brasil[/quote]

cara, em junho completo dois anos de estágio em java para web… tenho experiencia de um ano e meio com hibernate e jboss, to com 21 anos e ainda do terminando a facu… po, nao é por nada nao mas… eu nao conheço – pessoalmente – nenhum outro cara na minha idade, que nem se formou ainda que tem a experiencia que eu tenho… nao que eu seja o melhor, mas eu acredito que eu dei a sorte de estar um pouco acima da média… e pois é, ainda assim, está muito dificil…

É criada uma ilusão muito grande, onde a pessoa acha q vai aprender a criar um sisteminha de cadastro e vai entrar em uma empresa ganhando 5 mil por mes…

em relação ao mercado…vc vai encontrar varios tipos de aplicações para java (desktop, web, mobile, etc)…

oportunidades de emprego tem…so q tb tem concorrencia…entaum no inicio vc deve buscar estagio, treinee ou com sorte um programador junior…ai com o tempo e adquirindo experiencia vai ficar mais facil surgir oportunidades…

[quote=Der Meister][quote=rafaelviny]nuss

ta faltando tanto profissional

vc nao pode querer entrar ganhando 4 mil, dai nao entra nada

tenta pegar um estagio ou algo assim

no estagio que vc aprende

quando sai na facu fiz a prova para treinee, fiz a prova e fui chamado e me falaram que o meu conhecimento era compatível com desenvolvedor junior

e aqui to eu trabalhando em uma das melhores empresas do Brasil[/quote]

cara, em junho completo dois anos de estágio em java para web… tenho experiencia de um ano e meio com hibernate e jboss, to com 21 anos e ainda do terminando a facu… po, nao é por nada nao mas… eu nao conheço – pessoalmente – nenhum outro cara na minha idade, que nem se formou ainda que tem a experiencia que eu tenho… nao que eu seja o melhor, mas eu acredito que eu dei a sorte de estar um pouco acima da média… e pois é, ainda assim, está muito dificil…[/quote]

eu to quase como voce, 2 anos usando Java porem para desktop, agora estou trabalhando em um grande projeto migrando um ERP de progress para Java, to aprendendo muita coisa sobre Web (é meu ponto fraco), porem tenho bom conhecimento em gerenciamento de projetos e ITIL, fora que sei algumas coisas sobre COBIT…

voce é de onde? já pensou em mudar de cidade?

a gente ta perdendo mais profissionais do que conseguimos contratar, eu fui praticamente arrancado de uma empresa para a outra.

vc não deveria ter dificuldade, tem alguma cosia errada, ou vc ta pedindo muito $$$ ou (sem querer ofender) não é tudo isso nao…

provavelmente vão te pedir um teste, com 2 anos de java vc resolve muita coisa nos teste que vão aplicar…

amigos meus sem experiência estão todos empregados

[quote=rafaelviny][quote=Der Meister][quote=rafaelviny]nuss

ta faltando tanto profissional

vc nao pode querer entrar ganhando 4 mil, dai nao entra nada

tenta pegar um estagio ou algo assim

no estagio que vc aprende

quando sai na facu fiz a prova para treinee, fiz a prova e fui chamado e me falaram que o meu conhecimento era compatível com desenvolvedor junior

e aqui to eu trabalhando em uma das melhores empresas do Brasil[/quote]

cara, em junho completo dois anos de estágio em java para web… tenho experiencia de um ano e meio com hibernate e jboss, to com 21 anos e ainda do terminando a facu… po, nao é por nada nao mas… eu nao conheço – pessoalmente – nenhum outro cara na minha idade, que nem se formou ainda que tem a experiencia que eu tenho… nao que eu seja o melhor, mas eu acredito que eu dei a sorte de estar um pouco acima da média… e pois é, ainda assim, está muito dificil…[/quote]

eu to quase como voce, 2 anos usando Java porem para desktop, agora estou trabalhando em um grande projeto migrando um ERP de progress para Java, to aprendendo muita coisa sobre Web (é meu ponto fraco), porem tenho bom conhecimento em gerenciamento de projetos e ITIL, fora que sei algumas coisas sobre COBIT…

voce é de onde? já pensou em mudar de cidade?

a gente ta perdendo mais profissionais do que conseguimos contratar, eu fui praticamente arrancado de uma empresa para a outra.

vc não deveria ter dificuldade, tem alguma cosia errada, ou vc ta pedindo muito $$$ ou (sem querer ofender) não é tudo isso nao…

provavelmente vão te pedir um teste, com 2 anos de java vc resolve muita coisa nos teste que vão aplicar…

amigos meus sem experiência estão todos empregados[/quote]

rafael, eu já pensei em mudar de cidade sim, já pensei em ir para porto alegre ou curitiba. já ouvi falar bem do pólo de desenvolvimento em java que tem lá… mas lá eu nao tenho família, nao tenho nada nem ninguém, ir pra lá na cara e na coragem sem estar com uma contrataçao já estabelecida e sem estar debaixo de algum teto é muuito complicado =/
quando ao dinheiro, o máximo que valo no mercado seria uns 1800 ou, se eu der muita sorte, uns 2000 … mas pra mim a média acho que seria un 1600 ± nao é muito, eu acho…
já ate pensei em ir direto nas empresas deixar currículo, mas a maioria das empresas hoje já nao aceitam mais currículo em papel, aqui no DF a maioria é só pelo site, ai já viu né, nosso curículo vai é ou para lixeira ou para spam rsrsrsrs

hehe vlw galera!!!
Mas é melhor começar por desktop ou web já que há mais vagas no mercado?

velho.

é assim, aonde estou agora não conheço ninguém também, para você ter noção estou morando em um hotel beem mais ou menos…
se fosse ficar com minha familia estaria trabalhando como suporte, e isso iria ser o máximo que conseguiria…
ir na cara e na coragem também é complicado.
o negocio é distribuir curriculum para tudo que é lado.
vc vai ter que ter disponibilidade para fazer entrevistas.
eu participei de 4, passei em 3 (e não tinha la aquela experiência)
envie curriculum e faça as entrevistas, alguma hora aparece algo…
ontem meu chefe chego na galera e falou
o 01 e o 03 desistiram… (zuando como se fosse do tropa de elite)
o que não pode é o cara chegar para a entrevista (que provavelmente vai ser seguida de um teste) e deixar as folhas em branco… (foi o que aconteceu).

eu pude acompanhar o recrutamento na quinta e na sexta, vieram muitas pessoas para as entrevistas, e pelo que parece ninguem vai passar.

PS: a prova é simples, da para resolver em 4 horas fácil fácil e olha que eles tem 8 horas para resolver ela

[quote=andrewop]hehe vlw galera!!!
Mas é melhor começar por desktop ou web já que há mais vagas no mercado?[/quote]

todos os testes que eu fiz pediam conhecimento de OO.

ai vc escolhia.

o importante é saber Lógica e OO.

pelo que vejo está sendo mais requisitado a parte WEB…

eu estou me vendo obrigado a estudar os 2, pois os projetos estão tendo ambas partes

[quote=rafaelviny]velho.

é assim, aonde estou agora não conheço ninguém também, para você ter noção estou morando em um hotel beem mais ou menos…
se fosse ficar com minha familia estaria trabalhando como suporte, e isso iria ser o máximo que conseguiria…
ir na cara e na coragem também é complicado.
o negocio é distribuir curriculum para tudo que é lado.
vc vai ter que ter disponibilidade para fazer entrevistas.
eu participei de 4, passei em 3 (e não tinha la aquela experiência)
envie curriculum e faça as entrevistas, alguma hora aparece algo…
ontem meu chefe chego na galera e falou
o 01 e o 03 desistiram… (zuando como se fosse do tropa de elite)
o que não pode é o cara chegar para a entrevista (que provavelmente vai ser seguida de um teste) e deixar as folhas em branco… (foi o que aconteceu).

eu pude acompanhar o recrutamento na quinta e na sexta, vieram muitas pessoas para as entrevistas, e pelo que parece ninguem vai passar.

PS: a prova é simples, da para resolver em 4 horas fácil fácil e olha que eles tem 8 horas para resolver ela[/quote]

pois é cara, aqui também é a mesma coisa, para vc ter uma idéia, o estágio que fiz foi de tecnico pq não conseguiria algo melhor.

[quote=rafaelviny][quote=andrewop]hehe vlw galera!!!
Mas é melhor começar por desktop ou web já que há mais vagas no mercado?[/quote]

todos os testes que eu fiz pediam conhecimento de OO.

ai vc escolhia.

o importante é saber Lógica e OO.

pelo que vejo está sendo mais requisitado a parte WEB…

eu estou me vendo obrigado a estudar os 2, pois os projetos estão tendo ambas partes[/quote]

essa é minha preocupação, ralar em desktop e conseguir algo na web rs
mas vou procurar estudar os 2 :wink:

Obrigado mais 1 vez :slight_smile:

so que para pegar um treinee ou um jr que saiu da faculdade a maioria dos testes são para desktop, pelo menos em 3 das grandes cidades do PR