Mercado Java no Brasil

12 respostas
claudio

Ola Amigos,

estou abrindo esse topico para que possamos saber como anda a Procura por profissionais Java pelo Brasil.

Acredito que a grande demanda seja em Sao Paulo, mas como ja temos usuarios aqui no GUJ de todas as regioes seria legal trocar informações sobre isso, por exemplo eu, hoje estou em Sao Paulo, mas penso muito em trocar de cidade para melhorar a minha qualidade de vida.

Logo se puderem me dizer como anda o mercado principalmente no sul (Floripa :slight_smile: ) eu vou agradecer muito!

Abraco,

12 Respostas

cv1

Aliás, se alguém tiver informações sobre o marcado Java fora do Brasil, eu também estou interessado. Quais países andam “pegando fogo” ultimamente? Soube de alguma movimentação na Europa, mas não ouvi falar mais… alguma notícia? :slight_smile:

Alexandre

Soube que o mercado da Europa está muito bom para a tecnologia mobile(J2ME)…
Tenho percebido que o mercado em São Paulo está muito bom, com
bastante ofertas, enquanto que aki no Rio de Janeiro, não estão
aparecendo muitas ofertas…acho que vou começar a procurar coisas em Sampa tb, ja que tenho parentes ae!!!
Se alguém souber de algo, por favor da um toque ae!!!
Té+

duardor

O mercado aki em BH tb nao tah dos melhores nao…

Marcelao

“duardor”:
O mercado aki em BH tb nao tah dos melhores nao…

É verdade. O pior é que não é só Java que anda em baixa por aqui, é todo o mercado mineiro de informática. A combinação de empresas que atendem mal aos seus poucos clientes e clientes que ainda não sabem como usar a informática para agregar valor a seus negócios parece ter atingido um ponto de estagnação esquisito aqui.
Quem foi a Inforuso (a feira mineira que é um mistura ridiculamente menor de Comdex e Fenasoft) pôde sentir a temperatura do mercado mineiro: quase abaixo de zero. Infelizmente.
Claudio, se o mercado em Minas não estivesse tão ruim, BH (mesmo ultimamente) seria uma boa opção de qualidade de vida a Sampa, mas Floripa… pô, Floripa é imbatível. :smiley:

Rafael_Afonso

Aproveitando o assunto, alguem pode dizer como anda o mercado em Salvador/BA?

Grato,

maxguzenski

Cara, moro em Porto Alegre - RS / tenho alguma considerações a fazer:

1. floripa esta crescendo muito na area de informatica, muitas empresas grandes daqui de porto alegre, tem equipes de programadores trabalhando la… eu particularmente ja recebi 2 ofertas diferentes para ir para la, so este ano, e mais algumas ano passado… So nao vou, pq quero terminar a faculdade antes, e tenho emprego bom em porto alegre mesmo.

obs.: a HP, so tem area desenvolvimento fora dos EUA, no Brasil, e fica aqui em Porto Alegre, pra falar a verde, fica do outro lado da rua de onde estou agora… eles sempre tao chamando pessoas pra trabalhar la… Mas ja me disseram que la dentro é regime escravo, hehe

1. O valor paga por um programador (nao so programador, nas qualquer profissional) varia muito me estado pra estado… por causa da qualidade de vida (preço!)

por exemplo, aqui no RS a maioria das empresas so contratam por Tercerização (vc tem que ter uma empresa formada)
os valores padros aqui sao:

CLT = R$1.000 a 1500,00
Tercerizado: R$R$ 2.000,00 a 3.000,00

muito dificilmente vc ganha mais de 3.000,00 aqui, independente do teu conhecimento.

bom, alguns podem achar pouco, outros muitos…
mas eu fiz um calculo, somei
aluguel+transporte+roupa+comida+algumas coisas… de porto alegre e de Sao Paulo

e chegei a conclusao que: se eu ganho R$2.500,00 em porto alegre… é praticamente a mesma coisa que ganhar R$5.000,00 em Sao Paulo
o custo de vida em SP é bem mais caro.

Umlauf

Sun traça planos para o Brasil e reforça estratégia Java

Rafael_Steil

Bom, posso errar alguns numeros, mas parece que:

Metro:
SP: 1,90
POA: 0,70

Onibus:
SP: 1,70
POA: 1,40

Detalhe: em SP eh tudo sucata quase, e em POA tem ate ar-condicionado

Aluguel:
SP: ~700,00 um razoavel, em regiao “normal”
POA: 300,00

Morar em SP tem bastante vantagens, como por exemplo, os maiors grupos ( seja de Linux, Java, qq coisa ) estao concentrados aqui, na maior parte dos casos, os eventos sao tambem por aqui. A cidade eh um caos, mas tem de tudo, e eh relativametne simples ir de um lugar para o outro, mesmo sem carro, ja que tem metro pra tudo quanto eh canto.

Pessoalmente, gosto de morar em SP por tudo o que a cidade oferece, mas logico que se for levar em consideracao o indice de violencia, ar, transito e outras coisas, a pessoa fica maluca.
Como nao pretendo passar o resto da vida aqui, creio sre um otimo lugar para se “firmar” no mercado.

Rafael

maxguzenski

isso mesmo…
voce so errou por 5 centavos:

onibus: 1.45
metro: 0.75

Sim, quase todos os onibus tem ar condicionado e dificilmente voce precisa pegar mais do que 1 onibus para chegar ao seu destino

e o metro sao ate bem vazios, e com bastante segurança… super tranquilo andar de metro aqui mesmo com a familia…

quanto o aluguel, eu moro num bairro nobre, a 10min do trabalho e pago R$250,00 (quarto, sala, cozinha, banheiro e sacada)

ozielneto

Em SP, o futuro do Java (J2SE/J2EE) está nos projetos onde pequenas e mediasd empresas que não são de tecnologia e precisam agregar valor ao negocio, diminuindo custos de implantacao, execucao e manutencao, garantindo a escalabilidade e evolucao dos sistemas…

Existem nichos de mercado para a J2ME (Restaurantes, Mercados, Automacao Industrial, etc)…

As grandes consultorias nao estao investindo, pois estao sem cash e teem medo de perder o profissional, e atualmente procuram profissionais formados e com experiencia.

Nas consultorias, os salarios giram em torno de 2500 a 5000 dependendo do nivel do profissional, suas certificacoes e do lucro do projeto.

Nas empresas que nao sao de tecnologia, fucnionario CLT recebe em media 2500 e terceirizado recebe me media uns 3500.

Em SP, ainda ha falta de mao de obra qualificada e certificada em Java/J2EE.

[]´s

R

alguem pode me indicar bons sites onde possa colocar meu curriculo em sampa e em curitiba ou londrina?
estou procurando emprego, mas minha experiencia é pouca.

Rafael_Steil

http://www.apinfo.com

Rafael

Criado 12 de maio de 2003
Ultima resposta 16 de mai. de 2003
Respostas 12
Participantes 11