Mercado Mobile - Experiências e Opiniões

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, trabalho com Java para Web a alguns anos, e recebi uma boa proposta para trabalhar com Mobile, no caso, Android + Java, mesmo tendo que começar na plataforma do zero.

Sinceramente, fiquei surpreso com a proposta, e gostaria de saber de quem trabalha na área as suas experiências, sufocos ou cases de sucesso, para poder avaliar essa escolha.

Até aonde eu sei, o Java ME morreu, sendo integrado ao Java SE, e reza uma lenda por ai que, apesar do mercado mobile pagar bem, ele é muito restritivo.

Bom, se vocês puderem dar a sua opinião… eu agradeço!

Até mais!

Eu ia na hora, pois eu acho que java web muito chato em vários momentos, aprender um monte de frameworks e coisas do tipo. Desenvolver para mobile é muito legal , pois você não precisa saber 1 milhão de coisas para fazer uma aplicação , é só tentar aprender o máximo possível sobre a plataforma e se manter atualizado,pois o android evolui muito rápido.

Eu aceitaria, toda experiência é bem vinda.
Vai que com o conhecimento adquirido, você não consiga fazer um ótimo app, e ele ser comprado por uma empresa grande, e lhe render alguns milhões de reais né?! :smiley:

Mas vocês tiveram alguma experiência na área, ja encararam um projeto como esse, ja conseguiram “sentir” o mercado?

Eu estou trabalhando com Android a mais de dois anos, realmente desenvolver mobile é muito legal, mas a API sofre e qualquer coisa mais elaborada você vai ter que fazer na mão (fiz varias classes de Scroll por exemplo).

Nem vou falar do mercado, basta procurar no google estatisticas de aplicativo para voce saber como anda.

Mas se eu fosse voce, não perderia essa oportunidade.

[quote=Jaba]Olá pessoal, tudo bem?

Bom, trabalho com Java para Web a alguns anos, e recebi uma boa proposta para trabalhar com Mobile, no caso, Android + Java, mesmo tendo que começar na plataforma do zero.

Sinceramente, fiquei surpreso com a proposta, e gostaria de saber de quem trabalha na área as suas experiências, sufocos ou cases de sucesso, para poder avaliar essa escolha.

Até aonde eu sei, o Java ME morreu, sendo integrado ao Java SE, e reza uma lenda por ai que, apesar do mercado mobile pagar bem, ele é muito restritivo.

Bom, se vocês puderem dar a sua opinião… eu agradeço!

Até mais![/quote]

O mercado de mobile está aquecido e a tendência é que continue assim. Na realidade, as pesquisas apontam que mais e mais estaremos ligados ao “mobile”.
Mas um ponto é bem importante, você se interessa pela área ? E não digo em questão financeira, mas pessoal mesmo. Se envolver em projeto que não lhe atrai interesse e/ou que seja exclusivamente movido pela parte financeira pode ser prejudicial a sua vida profissional.

Sobre aceitar ou não, é uma decisão particular e você deve filosofar sobre a mesma, com calma. Cases de sucesso é só buscar nos aplicativos e você verá N casos. Dois que tem sido elogio é o “do tempo” e o email, ambos do Yahoo!. Inclusive, a própria Marissa (CEO do Yahoo!) disse que o foco será mobile. A restrição está basicamente no fato de IOs e Android dominarem o mercado, mas tem tido um aumento interessante do Windows®, há o lançamento do Firefox OS e suposições de um sistema rodando em Linux.

Enfim, é uma área promissora e quem tem experiência nela, dificilmente se verá em apuros. Mas lembre-se, independente da área de atuação, o ideal é sempre buscar evoluir como profissional, aprimorar teus conhecimentos e adquirir alguns novos, as vezes, dentro daquilo em que você atua.

Boa sorte na sua escolha.

[quote=Marky.Vasconcelos]Eu estou trabalhando com Android a mais de dois anos, realmente desenvolver mobile é muito legal, mas a API sofre e qualquer coisa mais elaborada você vai ter que fazer na mão (fiz varias classes de Scroll por exemplo).

Nem vou falar do mercado, basta procurar no google estatisticas de aplicativo para voce saber como anda.

Mas se eu fosse voce, não perderia essa oportunidade.[/quote]

Poxa, que ruim hein… Mas você puxou um ponto interessante, a programação em cima do Android envolve muito código nativo?

E obrigado pela opinião, Marky!

[quote=nel]O mercado de mobile está aquecido e a tendência é que continue assim. Na realidade, as pesquisas apontam que mais e mais estaremos ligados ao “mobile”.
Mas um ponto é bem importante, você se interessa pela área ? E não digo em questão financeira, mas pessoal mesmo. Se envolver em projeto que não lhe atrai interesse e/ou que seja exclusivamente movido pela parte financeira pode ser prejudicial a sua vida profissional. [/quote]

Então nel, na verdade, eu me interesso por tudo que pode me agregar valor e por tudo que pode se tornar um desafio. A minha preocupação mesmo era com o mercado, se ele estava consolidado, como está o feeling por ai.

E muito obrigado pela sua opinião! Você trabalha com mobile também?

acho que vai ser dificil você achar alguem que trabalha com mobile, pois é raro…o que geralmente ocorre são pequenos sistemas, algum sisteminha mobile que precisa acessar o BD do Sistema Principal sendo web/desktop.

é aquela coisa… mobile esta começando para softwares de digamos “prateleira”, esse é o foco…

de acordo com o que tenho visto, as empresas querem pessoas criativas, talentosas para desenvolver produtos para o público e não para os “usuários de uma empresa”

trabalhar em uma empresa do ramo de automoveis, e desenvolver um sistema mobile para controlar o estoque, creio que a sensação do programador seja a mesma de desenvolver um app desktop.

outra coisa…a parte legal do mobile é trabalhar com giroscópio, acelerometro, camera, sonsor de xxxx, touch…que existem nesses apps e jogos curiosos que vemos por ai…

fazer um sistema CRUD…tem alguma graça em comparação com sistemas desktop/web ???

EDIT: “Nunca trabalhei com mobile profissionalmente, só ando fazendo testes mesmo…”

[quote=Jaba][quote=Marky.Vasconcelos]Eu estou trabalhando com Android a mais de dois anos, realmente desenvolver mobile é muito legal, mas a API sofre e qualquer coisa mais elaborada você vai ter que fazer na mão (fiz varias classes de Scroll por exemplo).

Poxa, que ruim hein… Mas você puxou um ponto interessante, a programação em cima do Android envolve muito código nativo?

[quote=nel]O mercado de mobile está aquecido e a tendência é que continue assim. Na realidade, as pesquisas apontam que mais e mais estaremos ligados ao “mobile”.
Mas um ponto é bem importante, você se interessa pela área ? E não digo em questão financeira, mas pessoal mesmo. Se envolver em projeto que não lhe atrai interesse e/ou que seja exclusivamente movido pela parte financeira pode ser prejudicial a sua vida profissional. [/quote]

Então nel, na verdade, eu me interesso por tudo que pode me agregar valor e por tudo que pode se tornar um desafio. A minha preocupação mesmo era com o mercado, se ele estava consolidado, como está o feeling por ai.

E muito obrigado pela sua opinião! Você trabalha com mobile também?[/quote]

Não diretamente, mas tem uma equipe que senta na minha frente que é toda de mobile. Como eu disse, as empresas sabem da importância que o mobile tem ganho no mercado e estão investindo na área. O que mais tem hoje em dia são smartphones e tablets e com certeza logo virá mais coisas. Hoje qualquer um tem acesso a um WiFi ou coisa parecida.

Oferecer a um cliente acesso ao seu produto direto de um mobile também é uma função bem importante. É igual você pensar no seu e-mail, como cliente do gmail, você quer poder acessar só de um computador ou gostaria de simplesmente dar um clique na tela do teu celular e pronto, está no seu e-mail? É pensando assim e enxergando basicamente isso, que mobile tem ganho importância em contexto global.

Bacana, também penso assim. Se eu considero algo um negócio que possa me agregar valores e é um desafio, dificilmente eu nego.
Isso também serve como motivação.

[quote=Jaba][quote=Marky.Vasconcelos]Eu estou trabalhando com Android a mais de dois anos, realmente desenvolver mobile é muito legal, mas a API sofre e qualquer coisa mais elaborada você vai ter que fazer na mão (fiz varias classes de Scroll por exemplo).

[/quote]

Opa, na verdade só tenho um aplicativo que precisei usar codigo nativo (C++) que é para renderizar PDFs em ByteBuffers, mas em geral voce dificilmente terá que passar por isso.

Muito interessante o que vocês veem falando. Eu me interessei pelo mercado mobile, já tenho uma boa base com Java e vou começar a me voltar para esse mercado, na esperança de fazer algo interessante e útil. Para isso eu adquiri o livro “Introdução Ao Desenvolvimento de Aplicativos Para o Android” e vou começar a ler, já fiz alguns aplicativos, mas foi a alguns meses atrás, em um mini-curso, agora vou voltar todas as minhas forças para isso.