Pessoal, estou afastado do mercado desde julho de 2016, e venho observando cada vez mais as vagas de programação (web principalmente) exigindo absurdos de conhecimentos.
Outra característica que venho notando é a forma de contratação ser em sua maioria PJ e salários até considerados baixos, cheguei a ver na apinfo e no inofjobs vagas em torno de R$ 1.000,00 PJ.
Sempre trabalhei CLT e até o momento vinha me atendendo bem, porém com relação a aumento de salário creio que PJ está cada vez mais difundido e nos “forçando” migrar para essa forma de contratação.
Atuo na área desde 2007, agora que estou desempregado mando currículo e até sou contatado, principalmente por consultorias, mas quando entramos no assunto “pretensão” o contato para por aqui 
Gostaria da opinião de vocês, pois confesso que estou além de desanimado, meio perdido em qual plataforma seguir, pois ainda existe a questão de generalismo x especialização remetendo fortemente a um ditado dizendo “Querem um super homem pelo preço de um chapolin colorado”.