Olá, alguém ai conhece o mercado para desenvolvimento no nordeste? Se sim…gostaria de umas opiniões.
Qual linguagem mais promissora, e framework mais usado?
De acordo com o mercado, desenvolver para desktop, web ou mobile e tendências futuras?
Desde já, agradeço.
Cara, moro no Norte. Aqui em Belém, o forte é Repartição pública (tribunais, secretarias, etc.) e bancos (que são públicos), tanto terceirizado como concursado. Nesses lugares reina Java e .NET e alguns dos antigos monstros como Power Builder, Cobol, etc.
Alguns lugares mais “livres” como empresários que fazem Sistemas pra escolas, hospitais, catracas eletrônicas, etc. e agora mais recente alguns gatos pingados começando a tocar startups. Resumindo é isso. Apesar de ter uma galera começando a se dedicar a Ruby On Rails e outras “novidades” Java e .NET ainda dominam bastante o mercado corporativo.
Mobile ainda está crescendo de forma que o empresariado está começando a abrir os olhos para o potencial do mesmo, ou seja, está para estourar a “novidade” no mercado.
Pelo que sei, Fortaleza e Recife não são tão diferentes daqui, pois as entrevistas que fiz por lá, me deram um cenário parecido.
Resumindo:
1 - Não está excelente a área por conta de a maioria dos eventos serem no Sul e Sudeste. Tudo acontece por aí (e manter-se aí seria o meu conselho) mas o salário por aqui não está dos piores pelo padrão de vida da cidade;
2 - Quanto ao nordeste, minha opinião baseia-se somente nas minhas entrevistas e em conversas com amigos (que por sinal elogiaram bastante as universidades do Ceará e do Recife). Portanto espere amigos que são mesmo desses lugares para posicionar você melhor.
Abs 
Entendi. Obrigado cara…!