Comprei um Nokia 6100 e fiquei realmente impressionado com o q os telefones celulares estao fazendo. Os joguinho e aplicacoes em Java entao, sao um show a parte, oq me fez começar a repensar no caminho de um profissional especlizado em computação portatil (para nos, J2ME). Agora o mercado para esses profissionais nao esta muito quente (raramente eu vejo aqui para o RJ, vagas para programador J2ME), mas vcs acham q é um ramo q podera crescer a curto (ou ate mesmo longo) prazo, a ponto de se equiparar, ou chegar perto da plataforma web?
Mercado para J2ME
2 Respostas
Abilio, no Brasil o Mercado ainda deve demorar um pouco mais pra começar a esquentar, pois os novos celulares, com suporte a MIDP 2.0 por exemplo ainda estão começando a chegar, mas o mercado internacional esta pegando fogo! Grandes fabricantes como Sony Ericsson e a própria Sun organizam concursos para desenvolvedores, principalmente jogos. É uma grande oportunidade para desenvolvedores de pequeno porte!! Acho que pelo grande número de aparelhos celulares no mundo, com cada vez mais recursos e poder de processamento representam um mercado gigantesco, que em médio prazo deve passar facilmente a plataforma Web. Falta ainda muita coisa é verdade, como padrões e uma plataforma única, talvez o Symbian se consolide como tal.
Abraços
Raven
É um mercado que só tem a crescer, ainda está em seus primeiros passos, mas a previsão é que daqui a 2 anos, seja comum empresas requisitarem profissionais em j2me e outras tecnologias para mobile.