Estou começado a estudar J2EE e senti uma certa afinidade pelo JSF. Gostaria de saber se o mercado (especialmente em BH e região) para profissionais que dominam esta tecnologia é bom, ou quem domina ainda é o bom, velho e trabalhoso struts (:D).
Gostaria muito de obter um feedback dos amigos mais experientes. Qual framework é mais usado, qual tem a possibilidade de vir a ser mais usado, e qual mais carece de profissionais.
Estou começado a estudar J2EE e senti uma certa afinidade pelo JSF. Gostaria de saber se o mercado (especialmente em BH e região) para profissionais que dominam esta tecnologia é bom, ou quem domina ainda é o bom, velho e trabalhoso struts (:D).
Gostaria muito de obter um feedback dos amigos mais experientes. Qual framework é mais usado, qual tem a possibilidade de vir a ser mais usado, e qual mais carece de profissionais.
Abraços [/quote]
Opa…
Cara, IMHO.
Primeiro: Mercado de framework é mais inconstante que bolsa de valores ( desculpem o exagero ).
Segundo: O Struts velho e trabalhoso que vc fala acho que é a versão 1 e não o Struts 2…ou vc acha o Struts 2 ainda trabalhoso ??
Terceiro: Sim, muita gente anda usando JSF, graças a adoção da SUN.
[quote]
O Struts velho e trabalhoso que vc fala acho que é a versão 1 e não o Struts 2…ou vc acha o Struts 2 ainda trabalhoso ?? [/quote]
Hehehe, foi só uma brincadeira. Fiz um curso a muito tempo de J2EE e lá vimos o struts 1. E era bastante chatinho. Quanto ao Struts 2, ainda não tive a oportunidade de usá-lo, mas será em breve.
Sim, sei que “as melhores” opções seriam Struts2 e talvez JSF. Mas meu maior objetivo é entrar no mercado, e pelo que vejo esses 2 frameworks são mais difundidos entre os amantes da tecnologia e não no mercado. É isso mesmo, ou estou errado?
Mas voltando a pergunta, qual framework é mais usado, qual tem a possibilidade de vir a ser mais usado, e qual mais carece de profissionais.
As últimas empresas que trabalhei usam JSF.
Sinceramente eu vejo mais JSF em vagas de emprego do que Struts2.
Na verdade eu vajo mais Struts1 do que Struts2 ainda.
O Struts2 pode ser a preferência de muita gente aqui, mas eu não conheço muitas empresas utilizando, é uma aqui e outra ali…
Estou estudando JSF pois acredito que este framework crecerá muito como um padrão de mercado, assim como o struts é hoje. Pode parecer uma aposta arriscada, mas se trata de observação de tendências do mercado de trabalho (JAVA).
crescera sim, e um dos motivos chama-se JCP… quanto ao que o Marcelo falou, na verdade [e isso mesmo… O pessoal esta com medo de adotar outra tecnologia. Pouca gente acordou, poucos clientes dao a liberdade desta escolha. Aonde trabalho mesmo, infelizmente 95% dos projetos sao struts, os outros 5 sao ADF hauhauha
Não perde tempo: viu uma oportunidade de conhecer outro framework, mergulha de cabeça. Vc só tem a ganhar(outra opção para implementação de projetos, incrementar seu CV, etc.)
É isso aí, vou entrar de cabeça dentro da possibilidade de tempo que possuo. E como em java as tecnologias se multiplicam cada vez mais, possuir conhecimento de mais de um framework (portanto mais de uma solução para o mesmo problema) pode ser um grande diferencial.
O JSF vem desbancando o struts aos poucos. O struts ainda é mais usado por modismo. Pois o JSF é bem mais simples de ser usado. Mas conselho. Aprenda os dois. POis ainda tem muitos lugares de é tudo feito em struts e você não pode escolher
Abraços [/quote]
Caro Bruno,
Tenho observado empresas que possuem grandes projetos legados em Struts 1.0 com a tendência de mantê-los com esse framework (no máximo, migrar para Struts 2.0) ficando assim no ciclo de manutenção que vai durar até que as necessidades dos clientes exijam outra tecnologia. Isso acontece porque geralmente é muito custoso (para não dizer improdutivo) re-escrever uma aplicação que funciona bem apenas para seguir a balada da vez. Por isso, vejo que é sensato dominar esses frameworks se a intenção é entrar no mercado.
Por outro lado, também existem empresas que estão desenvolvendo projetos completamente novos para a Web e vão querer optar por novas tecnologias para oferecer recursos mais sofisticados aos clientes. Aqui porém, ainda não existe “unanimidade”: Neste momento existem empresas usando JSF, Flex, Ajax, ASP.NET, etc, em projetos novos. Neste nicho, não conheço nehuma pesquisa séria (e imparcial…) sinalizando que a tendência do mercado seja usar isso ou aquilo.
Por isso, eu aconselho também examinar com antecedência que tecnologias seu futuro empregador (a empresa X, Y ou Z) está usando, como uma forma mais precisa de posicionar-se no mercado, que é abrangente e possui características regionais distintas.
Gostei muito da sua opinião. Bastante sensata. Realmente em projetos legados o struts é sem dúvida dominante. Vc mencionou o Flex, o papel dele é fazer tbém a parte Controller da aplicaçao, assim como o struts e JSF? Ou vc citou apenas como um das tecnologias usadas no momento?