Bruno_Leonardo:
Galera,
Estou começado a estudar J2EE e senti uma certa afinidade pelo JSF. Gostaria de saber se o mercado (especialmente em BH e região) para profissionais que dominam esta tecnologia é bom, ou quem domina ainda é o bom, velho e trabalhoso struts (:D).
Gostaria muito de obter um feedback dos amigos mais experientes. Qual framework é mais usado, qual tem a possibilidade de vir a ser mais usado, e qual mais carece de profissionais.
Abraços
Caro Bruno,
Tenho observado empresas que possuem grandes projetos legados em Struts 1.0 com a tendência de mantê-los com esse framework (no máximo, migrar para Struts 2.0) ficando assim no ciclo de manutenção que vai durar até que as necessidades dos clientes exijam outra tecnologia. Isso acontece porque geralmente é muito custoso (para não dizer improdutivo) re-escrever uma aplicação que funciona bem apenas para seguir a balada da vez. Por isso, vejo que é sensato dominar esses frameworks se a intenção é entrar no mercado.
Por outro lado, também existem empresas que estão desenvolvendo projetos completamente novos para a Web e vão querer optar por novas tecnologias para oferecer recursos mais sofisticados aos clientes. Aqui porém, ainda não existe “unanimidade”: Neste momento existem empresas usando JSF, Flex, Ajax, ASP.NET, etc, em projetos novos. Neste nicho, não conheço nehuma pesquisa séria (e imparcial…) sinalizando que a tendência do mercado seja usar isso ou aquilo.
Por isso, eu aconselho também examinar com antecedência que tecnologias seu futuro empregador (a empresa X, Y ou Z) está usando, como uma forma mais precisa de posicionar-se no mercado, que é abrangente e possui características regionais distintas.
Sucesso!!