Mercado para recém-formados

4 respostas
M

Fala galera,

Estou como recém-formado (me formei em dez/04) e acabei de tirar a certificação, mas agora bateu aquela bolação de não conseguir emprego por falta de experiência.

Eu sempre acompanho o JavaSoft (que é o mais conhecido) e o e-panelinha (um grupo para divulgação de vagas para a área de informática aqui no RJ).

Alguém tem alguma dica de mais algum lugar para procurar :?:

Estou trabalhando como suporte ha dois anos e não vejo a hora de começar a trabalhar com Java que é o que eu peguei gosto na faculdade :!:

Sexta-feira comecei a panfletar meu currículo e espero conseguir alguma coisa até o final do mês :maestro:

4 Respostas

C

Olá amigo,

Bem não sei como o mercado do Rio está, mas você já era pra ter procurado alguma coisa no ramo de desenvolvimento (no caso o que você está querendo), pois já se encontra formado e com um canudo.

O mercado hoje em dia quer bastante experiência, acho que é o que conta mais, às vezes os contratantes preferem pessoas com bagagem grande de experiência do que “iniciantes” com qualificações (certificações e até cursos superiores), mas esta realidade está mudando, hoje em dia é sempre bom ter em mãos esse conjunto:

:arrow: Nível Superior (ou algo mais como mestrado - mas é só pra depois)
:arrow: Certificações (você está indo no caminho certo)
:arrow: Experiência (é o que conta mais)

Acho que é isso, o que lhe resta é paciência e força de vontade!

:joia:

R

Olah,

como ja foi dito, Experiencia é o que conta mais…

ai vc me pergunta, como conseguir Experiencia sem ter o primeiro emprego com desenvolvimento???

então, acho que vc deve se qualificar, tipo, estudar muito, conhecer as tecnologias, frameworks, padrões, IDE’s e pelo menos um BD… e procurar um estágio
pois mesmo vc sendo formado, a sua falta de experiencia é um problema para o mercado…

porem, se vc conhecer a tecnologia, conhecer bem java, as ferramentas e tals… e com experiencia de 1 ano de estagio… vc ja poderá conseguir um emprego de Desenvolvedor com maior facilidade… que seja programador junior… mas, vc tem que começar de baixo mesmo… estágio é o melhor caminho…

o mercado java esta muito bom, e precisando de profissionais… porem, profissionais qualificados e com “pelo menos” um pouco de experiencia…

boa sorte…

[]'s

M

Realmente estou pensando em começar a estudar JSP, Servlet e EJB. Vou comprar o livro Java para a web e começar a ler para pensar em tirar a SCWCD. Estou pensando em começar com esse livro e depois ler um que oriente para a certificação, algo como os livros da Kathy Sierra.

Mas enquanto estarei estudando quero arrumar um estágio ou seja lá o que for para começar a pegar experiência.

Até que meu currículo não tá lá muito ruim. Completei a faculdade em três anos, tive um bom CR, Tirei uma boa pontuação na prova de certificação e o que tá faltando mesmo é a experiência. Mas vamos ver, estou pensando até em pagar um desses sites que fazem indicação como o Catho, só para ver se eu me arrumo o mais rápido possível.

J

É isso ai…

quatro coisas a ressaltar:

• Experiência é o que conta
  • Estágio é o que vale pra começar (embora seja sempre uma exploração, mas é a melhor maneira pra começar)
  • Projetos Open Source sào sempre uma bela maneira de se aprender e inovar
  • Certificação não garane muita coisa… novamente Experiencia é o que conta

Abraços!

Criado 4 de julho de 2005
Ultima resposta 5 de jul. de 2005
Respostas 4
Participantes 4