Galera e impressão minha ou o mercado de TI esta um pouco fechado? coisa que nunca foi…
Mercado Ruim
26 Respostas
Com base em quê você tirou essas conclusões?
O que é fechado pra voce? 
Boa tarde TeiTei,
Acho que depende de onde você olha o mercado fechado. O que acontece é que cada vez mais o “mercado” exige pessoas mais qualificadas, mais atualizadas com as tecnologias atuais e que dominem o que façam.
A pessoa aprender, por exemplo, Orientação a Objetos na faculdade (academicamente) não significa que já é um profissional qualificado para atuar em uma empresa de TI, é necessário qualificar-se para que esta empresa olhe para você como, realmente, um profissional de TI e não um “mero recém formado” que só possui os princípios básicos de TI ou Sistemas de Informação.
Por experiência própria já passei por várias entrevistas de emprego e de estágio, e em ambas, fui cobrado por meus conhecimentos que existiam em meu currículo, onde o que contou muito (diferencial) foi a língua estrangeira. Por outro lado, hoje em dia, já avaliei muitos currículos e o que sou bastante cobrado pelos meus superiores onde eles querem pessoas “muito boas”, com capacidade de resolução de problemas rápidos, que dominem “n” tecnologias e que saibam mais de uma língua estrangeira principalmente o inglês.
- “Mercado existe, só que a cada dia ele torna-se mais exigente!”
Espero ter contribuído,
Eu discordo.
Alguns setores podem ter sido afetados pela crise, mas outros setores, a crise em si já é motivo para mais investimentos em TI(ganhar uma vantagem competitiva enquanto seus concorrentes estão mal).
Depende muito da área na qual vc atua, mas acredito que TI no geral, principalmente o setor de desenvolvimento de sistemas está bem aquecido.
Basta dar uma navageda no APInfo para ver a chuva de vagas 
Abs
a um mês a traz eu concordaria com o GraveDigger
sempre recebo vagas por e-mail e encaminho para os meus colegas, (sou quase um consultor de RH
), mas tenho percebido neste mês que as vagas deram uma diminuida.
as vagas diminuiram, com certeza, a crise afetou as grandes empresas. Mas quem é bom nunca está desempregado.
Acrescentaria também: Pra quem quer trabalhar sempre a serviço.
O Que aconteceu com a crise, foi aquela inseguransa da mudança, pois em epocas de crise se pode arriscar pouco, como por exemplo a contratação de novos funcionarios depende muito do quanto tempo a empresa aguenta pagar o salario dele, mesmo com o investimento de alguns clientes diminuindo, então nem sempre vale a pena contratar. Isso causa aquela sensação de falta de empregos.
[]'s
Olha, vejo que algumas empresas de T.I. demitiram alguns funcionarios e recontrataram alguns, com menos experiência pagando menos, assim as empresas economizam um pouco na folha de pagamento…
Agora há alguns analistas que dizem que falta gente capacitado no mercado, por isso, esta mais dificil de se entrar numa empresa, pois ela quer pessoas altamente qualificadas…
Ainda chove vagas de “terceirização”… pra bancos, corretoras e etc…
mas tenho perecebido que vagas para empresas de software mesmo diminuiram
Não sei se o mercado está “mais fechado”. Porque até ontem ele era o mercado do cambalacho, do jeitinho brasileiro e da mutreta com PJ e afins.
O mercado sempre foi porco e sempre querem explorar o profissional, exigindo n coisas e pagando uma merreca.
Pense pelo lado positivo, pelo menos você não está trabalhando para a IBM.
O mercado exige mais trouxas para serem mal pagos.
A pessoa aprender, por exemplo, Orientação a Objetos na faculdade (academicamente) não significa que já é um profissional qualificado para atuar em uma empresa de TI, é necessário qualificar-se para que esta empresa olhe para você como, realmente, um profissional de TI e não um “mero recém formado” que só possui os princípios básicos de TI ou Sistemas de Informação.
Conhecimento não significa nada. Se fulano sabe X e cicraco sabe X/2, mas aceita ganha Y então cicrano é selecionado. O mercado está prostituído e contaminado com PJs e afins.
A área de TI é a única área no capitalismo onde a demanda não afeta os salários. Teoricamente uma demanda maior aumentaria as ofertas de trabalho, mas não no Brasil. Aqui existe uma demanda, mas o salário continua a mesma coisa independente se há fartura ou falta de profissionais.
Isso acontece porque infelizmente o Brasil eh um pais pobre e todo mundo aceita trabalhar em sob qualquer condicao e ou salario (vide os PJ e outras estranhas modalidades de contratacao). Aqui por exemplo ng aceita trabalhar se as condicoes nao forem boas, nao somente na area de informatica, ate no mc donalds as pessoas tem um salario de acordo com a funcao e trabalham sob boas condicoes (apesar de ser no Mc heheh)
Lembro que um tempo atras tinha uma empresa na Noruega (considerei mudar la por causa disso) que se o desenvolvedor trocasse de emprego e fosse trabalhar la eles pagariam o equivalente uns 20.000 reais + ajuda pra arrumar um apartamento pra alugar, isso so por trocar de emprego e o salario era bom tb.
Por ai eh tipo “se quiser otimo, se nao quiser tem outro que aceita”. Infelizmente nos brasileiros nao temos muita escolha. Eu mesmo aceitei propostas de trabalho ridiculas porque realmente precisava do emprego. Quando o pais mudar as coisas vao mudar tb.
//Daniel
Quando as pessoas mudarem, tudo vai mudar. Não é fácil, mas é preciso mudar.
Tb senti que poucas consultorias me ligaram nos últimos meses para falar sobre vagas de emprego. Parece que houve um congelamento nas contratações considerável.
é…me parece também que houve uma diminuição nas vagas em aberto, o que me preocupa ja que pretendo mudar de emprego em breve… mais assim mesmo ainad tem umas vagas aceitaveis… o ruim é ter que garimpar tanto pra achar uma “aceitavel”…
considero o mercado de TI tb meio fechado pra quem ta começadno…isso foi uma impreção que eu tive a algum tempo atras…
Quando o pais mudar as coisas vao mudar tb.
Quando as pessoas mudarem, tudo vai mudar. Não é fácil, mas é preciso mudar.
Tb senti que poucas consultorias me ligaram nos últimos meses para falar sobre vagas de emprego. Parece que houve um congelamento nas contratações considerável.
Com certeza, mas o que eu quis dizer foi que, quando as pessoas nao tem opcoe, nao da pra recursar propostas de emprego, mesmo sendo ruim. Como eu disse ja aceitei propostas horriveis, simplesmente porque eu tinha que ajudar em casa, pagar facul, etc etc… Imagina um fulano que tem mulher, filhos e ta desempregado, esse ai aceita de tudo.
Acho que num futuro a situacao deveria ser invertida, nao a empresa dizendo “se nao aceitar, outro aceita” mas os desenvolvedores dizendo “se nao me dar boas condicoes de trabalho outra empresa vai me dar”.
Uma coisa que compromete um pouco o mercado eh estagiarios. Empresa ve o estagiario como um desenvolvedor barato eh so olhar a quantidade de vagas pra estagio que pedem 1 milhao de coisas, as vezes ate experiencia!!!
Hoje em dias as empresas ditam as regras, quem quiser seguir ta dentro e aguenta, quem nao quiser ja eras.
//Daniel
Eu entendí, Daniel.
Eu tb já aceitei algumas coisas ruins para obter experiência na profissão.
Existem algumas consultorias que confiam tanto na metodologias, processos, burocracia etc que contratam 60 etagiários, 5 líderes e um gerente para seguir para alguns projetos. Eu já vi isso acontecer. Pagam hora-extra para os estagiários virarem a noite trabalhando (imagina o custo de hora-extra de um estagiário!). Isso eu ví acontecer qdo o mercado estava pegando fogo. Agora então…
Precisamos dizer não a esses esquemas de CLT Flex e afins.
Já cansei de me perguntarem: “qual é o seu salário atual?”. E eu respondo: “É x”. Então me falam: “O salário para essa vaga é x+y”. Você pensa: “legal o salário é bom”. Depois vc pergunta se é CLT e lhe falam que é CLT Flex ou outro tipo gambiarrístico e rejeita a proposta.
Concordo com o que disse, só que, por exemplo, eu estou a procura da minha primeira oportunidade me formei ano passado e agora estou tentando uma scjp pra dar um up no currículo e no conhecimento, mas tá difícil. As empresas não querem dar oportunidade aos “pequenos”.
A imagem que tenho é o que as empresas querem são os caras da outra empresa pelo fato de pedirem tanta experiência.
Agora como é que você (no caso, eu) estuda pra scjp, estuda também alguns frameworks como hibernate, spring entre outros, alguns plugins como richfaces, icefaces, relembrar também uml, treinar modelagem de banco e se possível inglês???
Realmente estou sentindo na pele o que disse.
Eu entendí, Daniel.Eu tb já aceitei algumas coisas ruins para obter experiência na profissão.
Existem algumas consultorias que confiam tanto na metodologias, processos, burocracia etc que contratam 60 etagiários, 5 líderes e um gerente para seguir para alguns projetos. Eu já vi isso acontecer. Pagam hora-extra para os estagiários virarem a noite trabalhando (imagina o custo de hora-extra de um estagiário!). Isso eu ví acontecer qdo o mercado estava pegando fogo. Agora então…
Precisamos dizer não a esses esquemas de CLT Flex e afins.
Já cansei de me perguntarem: “qual é o seu salário atual?”. E eu respondo: “É x”. Então me falam: “O salário para essa vaga é x+y”. Você pensa: “legal o salário é bom”. Depois vc pergunta se é CLT e lhe falam que é CLT Flex ou outro tipo gambiarrístico e rejeita a proposta.
Eh verdade!
Ai tb ja tem um outro problema, por causa dessa degraca que eh a nossa CLT as empresas comecam a usar o famoso “jeitinho brasileiro” e inventar essas mutretagens.
Lamentavel! =/
Voltando ao tópico, aqui em Porto Alegre o mercado ficou bem fechado, por causa da crise + banco demitindo 500 de TI.
Eu tenho colegas que ainda não conseguiram emprego depois do holocausto.
“Não é o mercado de trabalho que é Ruim, tem coisa mais ai”
Ivo, perdoe a minha “desinformação”, mas qual banco demitiu tanto? Porque? Quebrou/fechou/foi vendido? Quando?
O mercado está tão bom quanto a pessoa é qualificada.
Por algum estranho motivo, profissionais bons também sabem negociar e, apenas para estes, as condições de emprego continuam boas.
Se a pessoa tem pouca instrução, formal ou informal, ela vai ser sempre explorada. Em qualquer pais capitalista é assim.
Será que fritador de hambúrguer na Dinamarca tem o mesmo tratamento que um pesquisador da universidade de Aarhus?
Gado é tudo igual em qualquer lugar do mundo. Seja de corte, leiteiro ou de exposição.
A pergunta é, como você muge?
Ivo, perdoe a minha “desinformação”, mas qual banco demitiu tanto? Porque? Quebrou/fechou/foi vendido? Quando?
http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=30071
Desde outubro eles tao demitindo, há duas semanas atrás demitiram mais alguns.
Conhecimento não significa nada. Se fulano sabe X e cicraco sabe X/2, mas aceita ganha Y então cicrano é selecionado. O mercado está prostituído e contaminado com PJs e afins.
A área de TI é a única área no capitalismo onde a demanda não afeta os salários. Teoricamente uma demanda maior aumentaria as ofertas de trabalho, mas não no Brasil. Aqui existe uma demanda, mas o salário continua a mesma coisa independente se há fartura ou falta de profissionais.
Concordo que exista uma prostituição da área de TI até por que, a própria categoria (Informática) é a única que não possui um órgão que a pessoa seja conveniada para atuar. Encontrar programadores é fácil, mas com conhecimento avançado está difícil.
Empregos não faltam é verdade resta saber se o mercado está apto a pagar o merecido para aquele profissional, agora quando você fala em relação a conhecimento eu continuo defendendo que existe um grande diferencial, logo uma empresa quando vai contratar uma pessoa seja ela qual for inicialmente ela irá testá-lo e vê-lo como seria este “profissional” e até para o profissional impor o seu salário.
Dando um exemplo de uma contratação de um DBA para uma empresa:
Vamos imaginar que exista uma vaga de DBA em uma empresa Multinacional e que foi realizada um processo seletivo onde restaram duas pessoas e um desses candidatos possui um currículo:
1- Experiência em Banco de dados de 4 anos em tecnologias SQL Server, Oracle e etc…
2- 2 Certificações Oracle (diferencial)
3- Formado em Ciência da Computação
4- Pós Graduado em Virtualização
5- Inglês fluente e Francês
etc…
Segundo candidato:
1- Experiência em trabalho com Banco de dados de 4 anos nas mesmas tecnologias
2 - 0 certificações
3- Superior em Ciência da Computação
4- Sem Pós-Graduação
5- Linguas: Inglês Fluente e Espanhol
etc…
- Ai eu pergunto será que na hora da entrevista o conhecimento do 1 candidato não irá prevalecer?
- Se a proposta é a mesma e o candidato 1 tem como proposta salarial de R$ 7,500,00 e o candidato 2 tem como proposta R$ 5000,00, será que o dono da empresa ou gerente de TI irá abdicar de R$2500,00 mensal de um profissional Certificado, Pós-Graduado… Demonstrando ser um profissional qualificado para sua função? O que vale mais para um gerente de TI ou dono da empresa, a confiança da integridade dos seus dados ou R$2500,00 a mais todo més?
Claro que o segundo pode saber o mesmo ou até mais do que o outro apesar dos conhecimentos, mas na hora da comprovação e da imposição salarial o que vale é o que você pode provar.

O que vale mais para um gerente de TI ou dono da empresa, a confiança da integridade dos seus dados ou R$2500,00 a mais todo més?
Depende. Se for CLT não são R$2500 a mais todo mês, são R$5000 todo mês! :twisted:
Depende. Se for CLT não são R$2500 a mais todo mês, são R$5000 todo mês! :twisted:
Mas ai me referir a proposta salarial de cada candidato!