Pessoal, estive procurando vagas no NetCarreiras e vi que tem bastante vaga pra SAP. Fiquei me perguntando, porque essa carência tão grande de profissionais SAP. Ao que se deve essa corrida SAPista do mercado de trabalho? Esse SAP tem se expandido tanto assim? O SAP tem crescido assustadoramente rápido que não existem profissionais no mercado? O que o SAP traz de bom? Como sou um completo leigo gostaria da opinião de vocês…
Eu confesso que sempre pensei em seguir uma carreira SAP, mas aqui em Recife é complicado ter cursos e tal. Sem falar que os preços são um pouco salgados
Se esse post andar e alguém tiver conhecimento de algum canal pro cara começar a programar em ABAP eu fico feliz pela informação.
O mercado de SAP é muito bom, o problema é entrar nele.
Vi comentários vagos que para os consultores senior mercado é muito bom, mas para que está começando é bom se preparar pra ouvir muito não.
Veja os requisitos que estão pedindo nos sites de rh por www.apinfo.com é um bom começo e vá vendo que estão exigindo.
mas oq precisa para entrar neste mercado alem de muita sorte???
QI 8)
programar em ABAP, acho mais fácil por aqui conseguir em COBOL.
cara de bom não sei, mas pela sintaxe, deve ser um pé no saco. se tiver profissional em ABAP por aqui, tá em extinção!
cara, nesse grupo de abap tem algumas apostilas e o pessoal tira algumas duvidas
http://br.groups.yahoo.com/group/abap-4/
quando tiver um pouco de tempo disponibilizo o material que tenho
pra quem ta começando é complicado mesmo, o pessoal quer quem já tenha experiencia
mas há muita vaga no mercado
para o luistiagos
cara, o mais facil pra entrar no mundo sap… é entrar em alguma consultoria… eu entrei em uma e deram o treinamento da academia de abap da sap…
mas senão…
o treinamento é mto caro… em torno de 10 mil
abs.
programar em ABAP, acho mais fácil por aqui conseguir em COBOL.
cara de bom não sei, mas pela sintaxe, deve ser um pé no saco. se tiver profissional em ABAP por aqui, tá em extinção!
[/quote]
Pelo que sei programar em ABAP é só a ponta do iceberg, o que torna a coisa interessante é que o SAP é o ERP mais usado e considerado o melhor do mundo, suas áreas de abrangência incluem : Logistica,Financeiro , contábil etc. Pra quem quer ficar só codificando pode não ser algo muito legal, acredito que como é algo pra consultor deve ser um tanto meio presa a alguns jargões e tal. Porém acho que ouvi em algum lugar que tem servidores de aplicação bem interessantes de se trabalhar.
[quote=guilhermel]para o luistiagos
cara, o mais facil pra entrar no mundo sap… é entrar em alguma consultoria… eu entrei em uma e deram o treinamento da academia de abap da sap…
[/quote]
Que empresa foi ?
(mandando curriculo…)
Pelo que sei a sonda-procwork é uma empresa com foco em erp, da um olhada lah http://www.sondaprocwork.com.br/index.asp
bah… nunca vi coisa tão dificil de se entrar… pra entrar em algo assim o cara precisa de muita sorte…
vc quer dizer na verdade Quem Indique não é mesmo?!
Se vc estão dispostos a pagar no minimo uns R$ 5.000 para cada modulo SAP , boa sorte.
Obviamente que estou chutando o valor mas é por ai,
cara… cada modulo funcional é ± de 6 a 7 mil
o curso de abap workbench é 10 mil
é caro pra caramba
tem varias consultorias cara… da uma olhada no google… ou entra em foruns de abap… q tem varias consultorias disponibilizando vagas…
ai vc ve qual trabalho com o erp
Agrande questão é : Vale a pena pagar um curso destes ? Afinal de contas o cara vai virar meio que consultor, entender de processos e implementar customizações de acordo com o cenário do cliente. Isso vai dar condições de ganhar quanto ? O valor e forma de contratação de um profissional assim é na faixa de quanto ? Vale mesmo ?
A questão é vc tem garantia q fazendo um curso desses vc vai virar um consultor sap e ganhar 150 conto a hr???
se tiver esta garantia e vc tiver grana pra investir vale… porem em um cenario real vc não tem esta garantia não tem garantia nenhuma de nada… vc pode pagar 50 mil em um curso desses e não conseguir entrar no mercado… dai vc so tomo no ***** pois este tipo de mercado é muito estreito… só aqueles que tem QI(quem indique) que conseguem entrar…
cara pra mim nao tem essa de QI nao
eu por exemplo entrei como estagiario, sem ser indicado sem nada…
prestei uma prova, fiz entrevista e entrei
eu acho que em qualquer mercado se voce for bom vc tem chances, senao…
mas é logico que QI ajuda…
eu manjo poquissimo de java… to querendo fazer um treinamento agora
a SAP tem o treinamento de SAP Netweaver com Java
é uma coisa que tem mto poucos profissionais… onde trabalho só há uma pessoa que conhece
se vc souber um pouco de abap, e netweaver… eu acho que vc tem mtas chances
ate mesmo só abap
[quote=guilhermel]cara, nesse grupo de abap tem algumas apostilas e o pessoal tira algumas duvidas
http://br.groups.yahoo.com/group/abap-4/
quando tiver um pouco de tempo disponibilizo o material que tenho
pra quem ta começando é complicado mesmo, o pessoal quer quem já tenha experiencia
mas há muita vaga no mercado
[/quote]
Vou te mandar uma MP pra poder te lembrar desse material :lol:
Pelo que entendi do SAP existem varios módulos e o treinamento de cada um é realmente mto caro. Ta saindo em torno de R$ 2000 os mais basicos chegando até a R$ 5000 os mais avançados… Mas percebi tambem que o mercado divide os profissionais SAP em duas categorias que são os SAP ABAP (Que programam com a linguagem ABAP) e os SAP Funcional (Que pelo que entendi são mais configuradores, geralmente são pessoas que entendem do negocio e nao do ERP). Uma dúvida é a seguinte… é realmente preciso fazer curso de todos os módulos do SAP para ter alguma chance de ingressar no mercado?