Galera, segue um pequeno texto sobre oportunidades de desenvolvimento profissional em SAP:
SAP PROFESSIONALS
Gera excelentes oportunidades de carreira para estudantes, jovens profissionais, desenvolvedores e consultores.
O programa SAP Professionals foi criado para atender o crescimento de mercado. Estima-se que a SAP alcance mais de 100 mil clientes mundiais até 2010, gerando diversas oportunidades para uma carreira global.
ALGUMAS VANTAGENS DE SE TORNAR UM PROFISSIONAL CERTIFICADO SAP:
? Obter uma certificação mundialmente reconhecida em mais de 47 mil empresas que já utilizam o sistema SAP.
? Oportunidades de carreira em tecnologia da informação no mercado latino-americano. Estima-se que o setor de TI gerará 630 mil empregos nessa região até 2010. Fonte: IDC (jan/08)
? Maiores chances de carreira global.
? Acesso à comunidade SAP através de fóruns, chats e novos projetos.
andre2k2
cara, não precisa fazer todos modulos funcionais para entrar no mercado
o funcional trabalha mais com os negocios, como funciona a parte de vendas, compras etc…
há varios modulos funcionais, como FI (financeiro), MM, SD e etc…
cada modulo representa uma coisa
voce pode por exemplo fazer o modulo FI e trabalhar com a parte financeira
o que acontece mto é o ABAP fazer um modulo funcional
tem tambem o BASIS, que é um “administrador” do sistema
mas resumindo… vc nao precisa fazer todos os modulos de funcional…
eu sei só o ABAP, pretendo fazer um curso de Netweaver com Java e futuramente aprender um modulo funcional
sobre a certificação… o bagulho é fo#$@#!!
fiz a prova esses dias
de um pouco mais de 50 pessoas que prestaram, só 2 passaram
Alguém sabe uma lista de consultorias que trabalhe com SAP ? :lol: De preferência algo pro lado de Recife :shock: Ao menos o cara manda o CV pra eles e ai quem sabe rola ao menos uma entrevista
:arrow: O Mercado de SAP e muito amplo mesmo, realmente, mais como ja falaram e muito dificil entrar, pra migrar para a area de SAP o profissional precisa de uma academia especializada, mais e um pouco arriscado ele fazer uma academia no modulo que não esta trabalhando, digo isso porque conheçço diversos profissionais de SAP que começam com um modulo e acabam parando em outro, então o esquema e se estabilizar em um modulo e depois investir com a academia.
Cara o problema de voce aprender Sap nao é a linguagem (ABAP) e sim entender toda a regra de negocio de um determinando modulo(CRM…).
O abap e puramente query e acredito que na tenha difuculdades.
Agora para entrar nesse mundo voce tem que gastar uma grana boa e o retorno vem com certeza , mas inicia a um longo prazo.
Eu mesmo gostaria de entrar , mas infelizmente o $$$ para o inicio é que falata pois é uma grana alta
:arrow:Realmente vc precisa entender um pouco de negocio, querendo ou não vc precisa conhcer mais de um modulo do SAP, no normal antes de qualquer academia, fazer um Overview do ERP e bastante bacana, eu tenho treinamento(revisão) SAP nos modulos PP E PS, hoje trampo com Basis.
Estou querendo seguir essa carreira mais quero fazer o modulo BW - Por isso que digo de estabilização em tal modulo e depois se aprofundar no mais que combine com vc.
Eu que criei o post sobre ter passado na certificação da SAP…
Minha certificação SAP é sobre desenvolvimento de aplicações Java para web na plataforma Netweaver, ou seja sistemas satélites ao ERP que precisam se integrar com legado Abap, portanto meu objetivo nos estudos e na certificação não é abap, nem este ou aquele módulo do SAP, mas sim estar apto a criar sistemas externos ao ERP da SAP que se comunicam com ele…
Atualmente não trabalho com SAP, mas sou arquiteto de um projeto que envolve diversas integrações com um outro ERP, dai meu interesse em me especializar na integração com ERPs, e dentre eles o SAP também…
sinceramente não vejo mercado para SAP aqui no Brasil ou me digam o contrário.
é bem mais fácil funcionários internos de empresas próprias que possuam sistemas do tipo para atuar e investir, mas do lado de fora para entrar é sempre mais difícil e custoso. o cara tem que gostar mesmo com tanta coisa boa e nova surgindo!
[quote=faelcavalcanti]sinceramente não vejo mercado para SAP aqui no Brasil ou me digam o contrário.
é bem mais fácil funcionários internos de empresas próprias que possuam sistemas do tipo para atuar e investir, mas do lado de fora para entrar é sempre mais difícil e custoso. o cara tem que gostar mesmo com tanta coisa boa e nova surgindo! [/quote]
Eu acredito que o mercado SAP é muito bom sim cara, empresas grandes usam e eles tem uma estratégia de SAP Solutions for Small Business onde empressas menores conseguem ter acesso a seus softwares. Eu acho que o mercado SAP é coisa pra consultoria e projetos algo que leve mais o cara pro perfil de customização de acordo com o perfil do cliente. Na mesma linha empresas como Totvs tem seus sistemas com opção de customização e geralmente orçadas muitas horas de projeto com implantação e customização. Eu na condição de gestor com certeza se tivesse dentro do meu orçamento iria optar por uma solução de porte mundial como SAP. Isso de coisa nova é mais pra tecnologista mesmo, tou ficando velho e prefiro usar o meu tempo de vida com TI pra juntar com algo tipo uma àrea de processos dessas e implementar soluções em uma ferramenta de nome no mercado. Tou velho d+ pra isso Mas não tiro o mérito de quem gosta de fuçar framework da moda ou mesmo brigar por conta de java e .net :lol:
Os sapeiros ai me digam uma coisa… o que na realidade se trabalha com SAP não sendo com ABAP?
SAP é um ERP monstruoso… que é adquirido por varias mega empresas… porem o que um consultor SAP faz?
se SAP é um produto que é vendido a estas empresas?
qual é a função de um consultor? vender o produto para as empresas? ensinar empresas as regras de negocio do ERP??? o que definitivamente?
uma forma interessante de convencimento de compra, como se você estivesse montando o seu pacote, efetuando uma abordagem auto-explicativa. sei que existem consultorias que oforecem muito mais do que isso, mas acho pouco deles terem poucos cases de sucesso para uma companhia com nome tão forte acho, no mercado.
bom dia gente.
fiz questao de me cadastrar para participar desse topico.
eu trabalhei na implementação SAP da camargo correa em 2001 e deveria ter seguido carreira.
vou vender meu carro e fazer academia sap em PP e PI e voltar a trabalhar com isso.
vale a pena, tem campo internacional e paga-se bem.
Ola pessoal,
Sou consultor SAP FI (funcional financeiro) e gostaria de deixar minha opinião. Primeiro o mercado SAP aqui no Brasil é muito bom e pagasse muito bem tambem. Os salários variam de acordo com sua experiencia e seu modulo de atuação. O mais Basico de quem trabalha com sap são os usuários de empresas. O trabalho é mais basico no sistema mais você estará trabalhando direto no cliente, com chances de crescer na empresa, seguir careira, etc. Os salários de usuários variam de empresa para empresa mais atualmente 80% das grande trabalham com o sistema SAP, tipo AMBEV, Coca-cola, Johsons, Natura, Pepsico, GM, e a lista vai embora… Ter no curriculo que conheçe o sistema é um diferencial e é onde existe mais empregos (só na ambev são mais de 100 mil usuários).