Mercadolivre e sua technologia

boa tarde.

gente, o Mercadolivre é uma aplicação que me impressiona muito, uma aplicação muito bem feita, será que foi construida com a tecnologia J2EE?, será que o servidor de aplicações deles é o Tomcat?, muitas questões na minha cabeça sobre o Mercadolivre, já tentei analizar os links do site ou gerar um erro, mas as exceções muit bem handled.
um Lik deles é http://www.mercadolivre.com.br/jm/ml.allcategs.AllCategsServlet
olha bem (Servlet), então ele usa Java!

alguam tem mais informações sobre o Mercadolivre?

um abraço

ML usa Java, rodando sob o Resin.

Rafael

Olá

Quando a gente vê uma aplicação bem feita, geralmente o que nos impressiona é a usabilidade. Isto pode ser obtido com qualquer tecnologia.

Mas em um site grande e antigo como o Mercado Livre, provavelmente nem todas as tecnologias usadas podem servir de modelo para um site novo porque até mesmo eles talvez fizessem d outro modo se começassem hoje.

O que eu quero dizer com isto? Se o site é bom e não trava, não é só pela escolha da linguagem ou dos frameworks que este resultado é obtido. Deve haver muito mais coisas por trás em termos de recurso$$$ que podem sustentar o site. De minha parte eu duvido que o servidor de aplicações seja o Tomcat. Se fosse apostar em algo Open Source, poria umas poucas fichas no JBoss. Mas pode ser mesmo um servidorzão destes pagos e bem caros.

[]s
Luca

Olá

O Rafael não especulou como eu. Foi na lata. Mas ao citar o Resin me deu a certeza de que se fosse começar tudo hoje, duvido que insistissem no uso do Resin. Não por ser ruim mas porque hoje há outras opções que não existiam na época em que o ML começou.

[]s
Luca

Obrigado Rafael e Luca

falando sobre Resin não sei realmente se ele é ruin ou não, o que eu sei que tem muitas empresas que usam o Resin, agora estou baixando ele somente para experimentá-lo e ver sua performance http://caucho.com/download/

usei www.who.is para recolher algumas informações sobre o servidro deles não achei muita coisa, click qui par ver http://www.who.is/whois-com/ip-address/mercadolivre.com/

um abraço

Boa noite a todos.
Estou meio afastado do desenvolvimento web e me perdi um pouco na discussão gerada sobre os Containers.
Uma pergunta, por que o Tomcat não levou um respaldo muito bom nessa discussão??

[]'s.

Olá

Não que o Tomcat não seja bom. Para desenvolvimento o tomcat é muito bom. Mesmo para sites só com servlets ele ainda pode ser a melhor escolha.

Mas o Tomcat não atende a toda a especificação JEE e também as grandes empresas costumam preferir ferramentas que podem comprar suporte ao invés de ficar dependendo de uma resposta na lista de discussão de um software sem suporte. Tanto o Resin como o JBoss tém de suporte pago.

Mas também não pense que o tomcat é o melhor de todos porque mesmo dentre os que são do tipo “por sua conta e risco”, há outras opções como por exemplo jetty e glassfish, que precisariam ser comparadas antes de optar pelo tomcat em um site.

[]s
Luca

O Jetty ganha de muito longe dos dois, ele é leve, não tem leaks de memória por todos os buracos e foi reescrito do zero pra a versão 6, o pessoal consertou todos os vacilos que eles tinham cometido na versão anterior (como usar muito bibliotecas comuns, como os commons). Sem contar que o Jetty foi o primeiro servidor web em Java a usar sockets com NIO, eles sempre estiveram na vanguarda das implementações de servidores web. O único problema dele é que por ser espartano demais, não tem nem ferramentas de monitoramento, é só o servidor purinho, o máximo que você faz é se conectar nele usando JMX.