Mesma sessão em vários sistemas JSF

5 respostas
N

Aê galera do GUJ, sou novo por aqui e estou precisando da ajuda e experiência de vocês…

Meu problema é o seguinte, eu preciso fazer com que a autenticação de um usuário em um sistema valha para todos os outros sistemas da empresa.
Exemplo: o usuário vai e autentica na intranet, quando ele abre a intranet ele vê uma lista de todos os sistemas que ele possui permissão de acesso, em seguida ele clica nesse sistema e pimba… ele já entra conectado no mesmo!
Nesse caso, cada projeto (contexto) é independente, eu queria conseguir aproveitar só a sessão do usuário logado.

Desde já agradeço pelas ajudas, e peço um pouco de paciência pois não sou muito experiente ainda!

5 Respostas

justoeu

Fala ae cara!!

Existem várias formar de fazer isso, inicialmente isso tem o conceito chamado Single Sing-on (SSO). Onde vc se loga em um sistema e ele perpetua de alguma forma para os outros.
Um exemplo disso é o Google, onde todas as Apps segue uma unica autenticação!

Como eu disse, existem varias formas para fazer isso, Usando um A.D. para controlar o perfil e vc pegar o usuario logado na maquina e usar isso como um login, vc pode salvar isso em uma base e chegar em cada sistema se a sessão esta ativa, vc pode usar um esquema de Compartilharmento de sessão em ambiente distribuido, vc pode usar um Serviço de autenticação que retorna se a sessão daquele usuario está ativa ou não, entre outras formar como OAuth, etc.

Vela a pena um estudo um pouco mais detalhado de todas as suas aplicações e verificar como é a compatibilidade das mesmas. E assim, definir um cenário de SSO.

Espero ter ajudado!

Abs

balrog
N

Com o A.D. não dá para fazer porque nem todos serão usuários do mesmo, o sistema até vai buscar a autenticacação dentro do A.D. se o usuário possuir conta nele, só que existem usuários que não possuem conta no A.D.

Eu até tinha pensado em fazer esse gerenciamento através do banco de dados, mas imaginei que poderia ser uma espécie de marreta… mas pelo que estou vendo, nem é tanto! :smiley:
Valeu pela dica galera, to achando que vou ficar com a dica do BD…

justoeu

Se optar por uma solução em Banco, apenas se atente a qtd de acesso que vai ter na base… de alguma forma isso pode gerar algum gargalo!!!
Apenas uma dica!

abs

N

Obrigado pela dica, tomarei este cuidado!

Criado 22 de dezembro de 2011
Ultima resposta 22 de dez. de 2011
Respostas 5
Participantes 3