Message Driven Bean- usar ou não?

1 resposta
H

olá a todos,
Estou desenvolvendo um módulo acadêmico e necessito gerar todos os dias de aula de uma determinada turma para o ano todo, além disso o sistemas deve para cada dia verificar se esse dia é feriado ou então se esse dia é um dia para avaliações ai deve-se criar as avaliações.
Esse processo pode consumir um certo tempo, me deram a sugestão para que usasse MDB pois assim o processo seria disparado e eu não iria ficar esperando.
Queria saber de vcs se esse seria um cenário bom para se utilizar MDB e se tem alguma contra indicação sobre MDB?
Desde ja agradeço
[]'s

1 Resposta

T

Pode mandar bala. Os MDB sao sugeridos muitas vezes como substitutos de inicio de uma nova Thread de processamento (criar threads eh vedado no container EJB). Uma outra solucao seria fazer uso de um TimerService. Parece que ele se tornou um padrao no J2EE 1.4, mas varios J2EE 1.3 ja implementam ele.
Uma coisa que tem que ficar clara eh que ao cliente, voce no maximo podera mandar uma mensagem dizendo que a requisicao foi enfilerada para processamento posterior, e de alguma forma permitir ao usuarios consultar os estados dos “jobs” realizados.
Eu customo usar essa tecnica ate para coisas mais simples, como um envio de email. O envio de email pode ser algo um pouco demorado, se o dominio do destinatario demorar para resolver, coisas desse tipo. Entao costumo usar uma Fila JMS e um MDB para processar a fila. Outra vantagem dessa tecnica eh poder realizar configuracoes no container, do tipo , tente processar a mensagem 10 vezes, com intervalos de 5 minutos, se nao conseguir, jogue a mensagem para essa outra fila. Ai essa outra fila eu posso verificar porque os emails nao sairam.

Criado 6 de abril de 2004
Ultima resposta 6 de abr. de 2004
Respostas 1
Participantes 2