Mestrado na USP é mais teórico? O que vc acredita ser um mestrado mais teórico? Ou melhor, o que seria uma mestrado mais prático? Só para eu entender melhor suas expectativas.
Pelo que eu saiba não existe mestrado mais prático ou teórico por conta da universidade; quem faz o projeto é o mestrando, no caso vc. Então, quem decide o grau de teoria que estará presente no projeto é vc. Isso não é uma coisa que deva ser sua preocupação. Preocupe-se em passar na seleção de boas universidades, como a USP, UNICAMP e outras.
Eu faço engenheria elétrica na UNICAMP, porém faço pesquisas em computação, área que mais me atrai. O UNICAMP por si só já tem um histórico de excelência em pós-graduação. O que vai determinar que um mestrado aqui seja bom, é o professor que vc conseguir para te orientar. Eu estou na graduação, por enquanto, mas já estou encamiando meu mestrado aqui, em sistemas de informação.
O possibilidade de conhecer outras universidades é uma coisa atraente. Isso te dá mais segurança sobre seus conhecimentos, e outras visões sobre determinados assuntos.
Espero ter ajudado!