jdeveloper:
Onde você estuda?
O que você está achando? É mesmo somente uma forma de arrecadar dinheiro? O ensino é de alto nível?
Vale a pena o dinheiro investido? E com relação ao seu emprego, você acha que pode te abrir mais oportunidades?
Olá,
Bem, eu estudo na UECE (Universidade Estatudal do Ceará) e o mestrado profissionalizante é em conjunto com o CEFET-CE.
Eu entrei a pouco tempo, mas o que pude notar é que o público é diferente. No acadêmico, são, geralmente, jovens que estudam de manhã e passam o resto do dia lendo artigos e se matando para escrever um artigo por mês. Geralmente recebem bolsas de estudo para que sua dedicam seja exclusiva.
No mestrado profissionalizante, os estudantes já trabalham há um tempo, já possuem experiências no emprego e não possuem muito tempo livre para o estudo. Isso não quer dizer que no mestrado profissionalizante não tenham alunos exclusivos. Eles podem receber bolsas e ficar só estudando se quiserem e conseguirem.
Cara, o ensino é no mesmo nível do acadêmico, sendo que as cobranças são menores. Até pq, grande parte dos professores que tenho, são também professores do mestrado acadêmico (na verdade vão ser pq o acadêmico abriu este semestre).
Não vejo como forma somente como forma de arrecadar dinheiro. Como as turmas são pequenas, dependendo do INTERESSE e da CAPACIDADE do aluno dá para ir muito longe com o professor. Os professores participam de muitos congressos e sempre retornam com muitas idéias e novidades. Para a minha área de interesse (Sistema de Apoio a Decisão/PO) estou muito satisfeito com o ensino.
Meu emprego? Han… bem, estou sendo convocado por uma empresa pública (fiz o concurso) e não sei como será lá. Na verdade, não vejo o mestrado e nem o doutorado como formas de aumentar o meu salário no final do mês. Eu os faço e vou fazer pq eu gosto de estar em contato com a pesquisa. Mas uma coisa é certa, diminuir o salário é que não vai!