Mestre / Detalhe

3 respostas
J

Olá turma, estou com uma duvida que não consigo resolver, vou tenho duas tabelas uma mestre id e nome e outra detalhe com id, id_mestre e data (varchar de 4 digitos apenas ano) tenho que gravar vários anos para um mesmo nome da tabela mestre, então como fazer isto no Java, tendo em vista que gravaria primeiro no mestre e ai como vincular a id para o detalhe

Aguardo resposta

Muito grato

José Neto

3 Respostas

M

Mais você pretende fazer isso como, JDBC puro… Hibernate ou algum outro framework de persistencia ?

J

JDBC direto, uso uma classe DAO para fazer os sql’s

M

Nesse caso o controle do relacionamento será feito somente através do banco, provavélmente com o uso de PKs, digo somente porque pode-se controlar também o relacionamento através da aplicação, como é feito com o Hibernate onde você declara nas entidades seus relacionamentos com as demais.
Diretamente via JDBC, você deve pensar como buscar o numero do próximo ID para a tabela mestre que será o mesmo para as tabelas detalhe (id_mestre), o mais apropriado ao meu ver, seria o uso de SEQUENCE, se o banco permitir ou algo parecido, deixar a geração do ID a cargo do banco te poupa da preocupação do acesso concorrente.
Uma boa prática seria tambem não deixar o usuário manipular diretamente esse campo (ID), em algumas casos pode se querer usar esse ID para servir de código, isso não é muito aconselhavel, se for preciso crie um outro campo para esse fim, isso pode evitar dores de cabeça no futuro.

Criado 23 de novembro de 2010
Ultima resposta 24 de nov. de 2010
Respostas 3
Participantes 2