Olá turma, estou com uma duvida que não consigo resolver, vou tenho duas tabelas uma mestre id e nome e outra detalhe com id, id_mestre e data (varchar de 4 digitos apenas ano) tenho que gravar vários anos para um mesmo nome da tabela mestre, então como fazer isto no Java, tendo em vista que gravaria primeiro no mestre e ai como vincular a id para o detalhe
Nesse caso o controle do relacionamento será feito somente através do banco, provavélmente com o uso de PKs, digo somente porque pode-se controlar também o relacionamento através da aplicação, como é feito com o Hibernate onde você declara nas entidades seus relacionamentos com as demais.
Diretamente via JDBC, você deve pensar como buscar o numero do próximo ID para a tabela mestre que será o mesmo para as tabelas detalhe (id_mestre), o mais apropriado ao meu ver, seria o uso de SEQUENCE, se o banco permitir ou algo parecido, deixar a geração do ID a cargo do banco te poupa da preocupação do acesso concorrente.
Uma boa prática seria tambem não deixar o usuário manipular diretamente esse campo (ID), em algumas casos pode se querer usar esse ID para servir de código, isso não é muito aconselhavel, se for preciso crie um outro campo para esse fim, isso pode evitar dores de cabeça no futuro.