Método alternativo para replicação de dados

Olá,

Estou desenvolvendo um sistema para uma academia, e lá eles só tem 1 computador. Acho que não existe necessidade de mais que isso.

O único problema é que eu precisaria replicar o banco de dados, por segurança, caso este único computador venha a ter problemas.

Pensei em usar um banco de dados externo, como num servidor de hospedagem, porém a Telefônica, NET não me passam muita segurança quanto à disponibilidade de conexão e eles poderiam ficar sem sistema caso a internet ficasse fora do ar.

Por isso, logo pensei em utilizar um banco de dados local e manter um servidor replicado on-line. Porém a maioria dos servidores de hospedagem não permitem esse recurso(não conheço nenhum que permita).

Então queria saber se vocês tem alguma alternativa para resolver o problema e ter dois bancos de dados a disposição.

Obrigado.

BOm…coisa simples…

1 - faz um script (acedito que seja Windows) de backup
2 - pega o backu e envia pra um ftp

Eai vinicius,

Pensei nisso, seria uma opção, mas a medida que o banco vai crescendo, enviar por ftp vai ficando meio inviável. E o objetivo era ter dois banco de dados disponíveis.

Não sei se seria correto gravar duas vezes usando a camada de aplicação, mas acho que ficaria meio gambiarra. :shock:

Mas gravar os dados duas vezes no mesmo lugar não anula o fato de caso máquina “host” crashar, voce tenha o SPOF…

Não faço idéia do seu sistema e tudo mais, porém acho que não seja algo tão grande…sendo assim, seu banco de dados pra pasasr de 20 mb, 30 mb já terá que ter chego na casa MUITOS registros…

Pra voce evitar o SPOF, voce teria que ter um segundo “Data SOurce”…ou seja…teria que subir um serviço na internet de banco de dados ou alugar um…e na minha opinião, se voce por esse caminho, já hospeda tudo nesse host.

[quote=vinicius.martinez]Mas gravar os dados duas vezes no mesmo lugar não anula o fato de caso máquina “host” crashar, voce tenha o SPOF…

Não faço idéia do seu sistema e tudo mais, porém acho que não seja algo tão grande…sendo assim, seu banco de dados pra pasasr de 20 mb, 30 mb já terá que ter chego na casa MUITOS registros…

Pra voce evitar o SPOF, voce teria que ter um segundo “Data SOurce”…ou seja…teria que subir um serviço na internet de banco de dados ou alugar um…e na minha opinião, se voce por esse caminho, já hospeda tudo nesse host.[/quote]

Não anula a possibilidade da máquina “crashar”, mas fica muito mais fácil reestabelecer o sistema. É só instalar o sistema em outro computador ou notebook que ela tiver e o sistema tá rodando de novo.

E ter que restaurar o backup demandaria mais tempo, grande problema.

Não entendi o segundo “Data Source” que você falou, poderia explicar melhor?

vc pode montar um cluster do banco de dados de forma bem transparente utilizando o projeto sequoia

Valeu Orlando, vou testar isso aí! :smiley:

Se tiverem mais sugestões, mandem ai!

Testei o Tungsten Replicator que o Orlando sugeriu, porém, ele necessita que o arquivo my.ini seja editado e que o usuário tenha permissões Replication, etc, etc. Só que infelizmente isso não é permitido no provedor de hospedagem.

Ainda estou na procura! :roll:

olá,

Se tiver um pouco de paciência para instalar use o ObjectMMRS, veja em http://www.object.com.br/wiki

Vai fazer justamente o que você precisa, e não precisa mexer em 1 vírgula sequer na sua base de dados no provedor.

Compatível com mysql, postgresql, oracle, sqlserver, firebird, etc.

O produto ainda é free para replicar dados entre 2 bases open-source.

Abraço,

Wagner