Método construtor

Bom dia,

Comecei agora a estudar java e estou fazendo alguns exercícios. Em um deles fala o seguinte: Eu tenho as classes MeioTransporte, carro e moto. Na classe MeioTransporte o construtor eu fiz assim:

public MeioTransporte(int pCapacidadePassageiros, int pCapacidadeCarga, int pAnoFabricacao, float pConsumo, float pCustoManutencao, String pTipoCombustivel){ capacidadePassageiros = pCapacidadePassageiros; capacidadeCarga = pCapacidadeCarga; anoFabricacao = pAnoFabricacao; consumo = pConsumo; custoManutencao = pCustoManutencao; tipoCombustivel = pTipoCombustivel; }

Agora no exercício é pedido isso:

Altere a classe MeioTransporte de forma a obrigar que toda a classe que a estenda tenha que definir um método para cálculo de eficiência. O método eu já até fiz só não sei de que forma eu o coloco no método construtor.

Desde já agradeço pela ajuda.

E o que isso tem relação com o construtor da sua classe ?
Ele está dizendo para que você obrigue, que toda classe filha (concreta) de MeioTransporte implemente um método para o cálculo de eficiência, correto ?

Penso que tu deve criar este método como abstrato.

Olá,

Não sei se entendi direito, mas acredito que você teria que fazer um outro metodo que lhe retorne o valor deste calculo.
Se você quizer botar no construtor pode também criar uma variável que guarde o valor do calculo, onde ela é setada no construtor, mas acho isto inviável.

Mas acho melhor criar o metodo.

Entendi.

Valeu pela ajuda!!!

Só para complementar. Criando um método abstrato sou obrigado a declarar a classe como abstrata também?

Obrigado.

[quote=F?io Marques]Só para complementar. Criando um método abstrato sou obrigado a declarar a classe como abstrata também?

Obrigado.[/quote]

Exatamente. Uma classe abstrata pode não ter absolutamente nenhum método abstrato, mas um método abstrato deve estar sempre em uma classe abstrata.

Show de bola.

Valeu pela ajuda mais uma vez.