Método de Pesquisa Genérico

8 respostas
J

Srs.(as),

qual a preferência e abordagem assumida quando vocês tem que pesquisar por diversos atributos de uma classe e precisam disponibilizar um método de pesquisa único para isso? Criam a assinatura do método recebendo diversos parâmetros ou recebendo um objeto que encapsule os campos de pesquisa, ou nenhuma das duas anteriores?

8 Respostas

Rafael_Guerreiro

Depende, o que você acha melhor de ler, um método cheio de parâmetros ou um método recebendo apenas um objeto?

Eu prefiro apenas um objeto e, ao invés de getters e setters, eu faria ele imutável e criado por um builder.

Esse objeto teria apenas um método que configuraria a sua busca (que eu imagino que seja usando o Criteria do Hibernate) ficando mais ou menos assim:

public class FiltroDePesquisa {
   // fields final
   public FiltroDePesquisa (/*... todos os fields ...*/) {/*... atribuições ...*/}

public void aplicaFiltro(Criteria criteria) {
      // aplica o filtro para os campos necessários com as lógicas necessárias.
   }
}

E assim, você consegue testar.

J

Obrigado por responder Rafael,

concordo com a abordagem do objeto. No caso, eu tenho um facade com um método pesquisarQualquerCoisa( ObjetoPesquisa objetoPesquisa ) esse ObjetoPesquisa é anêmico, contendo apenas os gets/sets para os possíveis atributos de pesquisa. Dentro do método pesquisarQualquerCoisa eu verificaria quais os atributos estão preenchidos e então montaria a consulta. Teria uma maneira mais elegante de montar essa consulta baseado nos atributos preenchidos do meu ObjetoPesquisa ?

Rafael_Guerreiro

Usando interface e deixando o modelo anêmico de lado.

Algo assim:

public interface Searchable {
   public void apply(Criteria criteria);
}

Assim, você cria vários objetos, um para cada tipo de busca. O nome disso é strategy.

Eu faria usando Builder ao invés de setters.

J

Só que no caso tenho que manter o modelo anêmico, por escolha do arquiteto, pois segundo ele, não se trata de um modelo anêmico, contudo na minha concepção e acredito que do Martin Fowler também, ter classes burras apenas com gets/sets é um modelo anêmico. Complicou :confused:

No caso toda nossa lógica de negócio está em um objeto denominado “GestorObjeto” …

Também não conheço Builders, vou dar uma olhada.

Rafael_Guerreiro

Nesse caso, por decisão do “arquiteto” vocês estão programando estruturalmente.
Pode fazer um método com 200 linhas e sem testes que ele aprova.

De verdade, se ele não deixa você mudar, a sua única saída é fazer um encapsulador desse objeto que vai setar o criteria, do jeito que eu mostrei.

Ai você faz assim:

new ProcessadorDeObjetoPesquisa(objetoPesquisa).processa(criteria);

Acho que é melhor esconder o código feio. Pois ele ainda vai existir. Você vai fazer ifs e mais ifs chamando getters e mais getters…

Você pode até tentar fazer algumas strategies para alguns tipos de Objetos de Pesquisa… Fica melhor, mas ainda feio…

J

Na verdade estamos desenvolvendo usando BDD, mas a infra é bem pobre mesmo, tendo apenas as classes de dominio anêmicas, gestores encapsulando regras, repositórios e classes de contexto.

Rafael_Guerreiro

Isso não impede que você escreva testes, pelo o contrário, correto?

Bom, se você tem esse modelo para trabalhar, trabalhe nele. Só fico imaginando como são os testes escritos pela equipe.

J

Isso não impede que você escreva testes, pelo o contrário, correto?

Não, temos testes baseados em comportamentos.

Bom, se você tem esse modelo para trabalhar, trabalhe nele. Só fico imaginando como são os testes escritos pela equipe.

Bem parecidos com testes unitários.

Criado 5 de dezembro de 2013
Ultima resposta 5 de dez. de 2013
Respostas 8
Participantes 2