Boa tarde…
Alguém conhece o método fillReport?
Só falta ele p/ rodar o relatório…
Estou apanhando muito dele até agora…
Se alguém puder me dar um exemplo, agradeço…
Boa tarde…
Se alguém puder me dar um exemplo, agradeço…
lepareja,
Estou iniciando em jasperReports + iReports…
confesso que estou apanhando feio…
vc poderia me dizer os passos para criar meu primeiro relatório…
pode ser bem simples…
vou utilizar a dupla em uma aplicação web.
eu tb sou iniciante, mas ai vai uma força:
primeiro vc monta seu relatório no iReport, conectando com sua base e tudo mais…
para vc compilar precisa ter em seu $CLASSPATH$ os jars
commons-beanutils.jar
commons-collections.jar
commons-digester.jar
commons-logging.jar
commons-logging-api.jar
itext-0.96.jar
jakarta-poi-1.5.1-final-20020615.jar
jasperreports.jar
jasperreports-applet.jar
servlet.jar
Depois de compilado, você precisa criar um arquivo no WEB-INF web.xml
[code]
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> NOMEDOPROJETO servlets.PdfServlet NOMEDOPROJETO *Aí vc faz um .java chamando o .JASPER p/ chamar o relatório…[/code]
[quote=“lepareja”]Boa tarde…
Se alguém puder me dar um exemplo, agradeço…[/quote]
O que deseja saber sobre o fillReport, mestre?
Assim ó, esse método ai embaixo eu uso pra abrir o relatorio numa Jframe:
[code]
/**
* Abre o relastorio
*/
private void actOpenReport(String report_name, HashMap mapa){
try{
// To load the .jasper file:
JasperReport template = JasperManager.loadReport(getClass().getResourceAsStream(report_name));
// To fill the report, first you need an instance of JRDataSource and a Map (possibly empty) of any params you use. Then:
DbConnection conn = new DbConnection(); // Minha classe pra trabalhar conexao de banco
JasperPrint report = JasperManager.fillReport(template, mapa, conn.getConnection());
JRViewer jrv = new JRViewer(report);
JDialog viewer = new JDialog();
viewer.setTitle("Viewer");
viewer.getContentPane().add(jrv);
viewer.pack();
viewer.show();
}catch(Exception ex){
ex.printStackTrace();
}
}[/code]
valeu pela dica vou tentar implementar isto em uma app web.
eu já utilizo o itext, mas tive um problema grave com ele quando comecei a utilizar o jboss-tomcat.
ele funciona normalmente com o oracle9IAS-orion, mas quando migrei minha aplicação para o jboss, não consigo achar uma explicação, coloquei no guj, mas niguem respondeu…
brlima,
vc tem algum material em portugues de preferencia que ensine passo-a-passo a construição de um relatório…??
se vc tiver exemplos voltados pra uma app web ficaria muito grato.
E aí galera,
tb tô querendo aprender a mexer com relatórios, mas nunca mexi (só nos relatórios do Access 2000). Se vcs tiverem algum material para se mexer com relatórios em Java. Trabalho com Swing.
Valeu pela ajuda.
Se tem algum tutorial pra fazer o relatorio em portugues eu nao sei… Mas vo fazer alguma coisa hoje, amanha acho que consigo liberar… Vo fazer um tutorialzinho pq to vendo que tem mó galera com duvidas, e como ja to me matando com esse iReport e Jasper a algum tempo, acho que posso ajudar vcs…
Neo:
Tb to mexendo com swing e esse jasper tah me quebrando mó galho… Ja me matei com Crystal, jfreereport, mas o que me ta ganhando mesmo é o jasper…
Abraços…!
Eu tenho um sistema comercial de gestão, onde tem NF,Clientes,Fornecedores,RH,Caixa,Contas a Pagar …; ele é feito todo em Java com Swing, por enquanto o bd é Access(não precisem me esculachar, já estou trocando !!!). Estou precisando realmente dessa parte de relatórios, pois num sistema como o meu, tem que ter relatório de qualquer jeito. Vc tb tem algum sistema em Swing ??? O que já fez em Swing ???
hmmmmm… Access!? :shock:
hehehe… eu to mexendo com coisa grande… to fazendo um ERP( hugh! ) Em java swing com banco Oracle e os processos em PL/SQL. Ja to nesa a um aninho e pouco… tem coisa pra dedeu pronta, mas em janeito to termianando a parte de manufatura. Ainda tem mta coisa pela frente mas tamos ai… eheheheh
Tamos aí, Swing neles !!!