Método generico para população de uma tabela

public void carregaTabela(Object[] obj)

Tenho um método, public void carregaTabela(Object[] obj), que recebe um array de objetos, objetos estes que podem ser instancias de 4 classes diferentes… Como eu faço para instanciar dentro do método o objeto de que pertence esse array para utilizar os métodos equivalentes de cada classe? e como eu sei que métodos são esses?!

Na minha opinião está genérico demais.

Qual o custo em criar um método para cada classe?
Não tem escapatória: dentro do método você teria vários if’s testando, via reflection, qual a classe do array.
Depois deste teste, você teria que chamar, também via reflection, cada método respectivo da classe para carregar a tabela.

Não manjo muito de Patterns, mas dê uma vasculhada em algum deles, para ver se há alguma saída.

OK?

Isso nao me parece uma boa ideia, porque a ordem dos atributos serah completamente arbritaria.

Pelo que vi na pergunta original, voce quer fazer isso pra popular uma tabela SWT. Entao desenhe a tabela (colunas) e use algo como o @DataProvider do genesis para popula-la.

Tu pode fazaer uma classe com metodos abstratos e depois as outras classes estendem ela. cada uma tera a sua implementação. e será visualizada em todos … depois tu tera um array dessa classe pai ai …