Metodo get

Boa noite pessoal, gostaria de saber se é obrigatorio deixar declarados os metodos get da classe mesmo que nao use o metodo pra nada?

parece boba minha pergunta, mas no momento é crucial, poi estou terminando meu tcc onde preciso aplicar esse conhecimeto e gostaria da opinião de vcs.

desde já agradeço.

Getters/Setter andam juntos ao conceito de encapsulamento.
Se a sua classe possui atributos (variaveis) privados que por algum motivo voce nao quer que nenhuma outra classe possa ver, entao voce pode simplesmente omitir os getters e proteger sua variavel.

Nao existe problema algum nisto.

Como você já está terminando deve conhecer as palavras coesão e acoplamento.
Se você deixa as suas variáveis públicas, qualquer classe vai pode ver elas por meio da instanciação de um objeto. Isso aumenta muito o acoplamento entre 2 classes, o que é ruim. Como no design de programação (design dirigido por responsabilidade) queremos sempre ter um código limpo, fácil de entender, funcionando corretamente, com boas práticas de programação, com alta coesão e baixo acoplamento, é muito melhor você usar métoros get/set para mudar uma variável e para pegar seu valor.

[quote]
gostaria de saber se é obrigatorio deixar declarados os metodos get da classe mesmo que nao use o metodo pra nada? [/quote]

Não entendi o que você quis dizer. Não vejo porquê implementar um método get que você não vai utilizar. Só vai ocupar mais espaço no código.

Os métodos get e set devem ser implementados somente quando forem realmente necessários.
Não há sentido em escrever um código que nunca será utilizado.

Bom dia, obrigado pelas respostas.

Bom, eu sou iniciante em java, comecei a programar apartir de agosto desse ano, justamente pro meu tcc que foi exigido pela minha orientadora que fosse em java.

Meu conceito de orientação a objetos ta meio fraco ainda, pois eu transferi de faculdade e acabei sendo dispensado das aulas de java onde foi abordado esse conceito.

Os atributos das minhas classes só recebem valores através dos metodos setXXX.

acontece que eu não retorno valor de atributo, na aplicação que eu to fazendo aqui, ele retorna sempre um ResultSet relacionado ao conjunto de atributos e não de atributos em particular, por isso não precisei implementar os gets.

Eu fiquei na dúvida por causa que meu professor de sistema de informção sempre enche o saco por causa dos gets e sets.

valew pela força pessoal!

Cara, eu, sinceramente, acredito que não tenha porque encher o saco.
São métodos que em algumas aplicações são úteis e devem ser utilizados.
É como ArrayList. As vezes, precisamos utilizar ele. É uma coisa básica.